Carta de agradecimento à comunidade do Colégio Equipe

14/06/2018

Versão pdf

Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.

JOÃO CABRAL DE MELO NETO

A imagem da aurora tecida pelo canto dos galos é um forte símbolo do poder da ação coletiva. Não estamos sozinhos, somos partes de muitas totalidades, famílias, escolas, ruas, bairros, cidades, profissões, um país e um mundo.

Na luta pela manutenção dos direitos dos professores das escolas particulares de São Paulo, desenrolada em suas mais expressivas etapas entre os meses de março e junho de 2018, uma das metas iniciais de nossos grupos de trabalho foi obter o apoio da sociedade. Isso porque nunca tivemos dúvidas da justeza de nossas reivindicações, acreditamos e apostamos na democracia, e entendemos que somos parte de
comunidades totalmente permeáveis e solidárias a lutas sociais que almejem mais equidade, comunidades que acreditam que um mundo melhor para todos é um mundo melhor para todos, com o perdão da tautologia.

Essa comunidade são vocês, cada um e cada uma, alunos, alunas, mães, pais, avós, amigos e amigas que se solidarizaram com a campanha dos professores das escolas particulares de São Paulo. Tivemos muita ajuda: quando aceitaram criar formas de contornar os obstáculos eventualmente representados por nossas ações de mobilização e embate político, quando foram formadas redes sociais de apoio, quando cartas foram escritas a escolas e veículos de imprensa, quando víamos nossos encontros, debates e aulas públicas cheios, quando vieram conversar, saber mais.

Para nós, o conjunto de manifestações de apoio de nossas comunidades foi o esteio que nos fez ter certeza de que poderíamos seguir em frente. A manutenção integral dos direitos assegurados pela Convenção Coletiva por mais um ano é uma grande conquista nos tempos de resistência em que vivemos, e estabelece um importante precedente para disputas prestes a ocorrer em outros setores. Contudo, nossa maior conquista é uma mobilização que transbordou os limites corporativos e deu origem a inúmeros e potentes espaços de encontro entre os trabalhadores da educação, as famílias e os estudantes. Daí proveio a maior força desta luta, e somente a partir destes espaços coletivos poderemos seguir batalhando por uma educação de qualidade em todo o país. Essa carta é para agradecer o apoio de vocês. A manhã foi mais bonita porque foi tecida junto.

Trabalhadores e trabalhadoras do Colégio Equipe

Carta de agradecimento à comunidade do Colégio Equipe

14/06/2018

Versão pdf

Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.

JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Trabalhadores e trabalhadoras do Colégio Equipe