Ensino Fundamental II

Como trabalhamos

Conhecimentos específicos e ampliação das relações sociais

No Ensino Fundamental II, o aluno deve conhecer de maneira sistemática e aprofundada as diversas áreas do conhecimento. Deve entender, num primeiro momento, suas especificidades conceituais e metodológicas para depois ser capaz de identificar o que há em comum e estabelecer relações entre elas.

Nesse contexto de aprendizagem, espera-se que o aluno adquira maior autonomia tanto em seu estudo individual, com a orientação de um professor para cada disciplina, como nos seus vínculos de estudo, amizades e relacionamentos com os colegas. A escola passa a ser um espaço importante nessa conquista.

 

Ensino Fundamental II / Principais Diretrizes


 

6º ano

Ênfase na organização do tempo e do espaço para o estudo

Com um novo cotidiano na sala de aula, caracterizado pela presença de professores específicos para cada disciplina, nosso objetivo é que cada aluno reconheça suas novas necessidades de organização para o estudo e se adapte a elas.
Pretende-se que, ao final do 6º ano, o aluno:

  • reconheça os objetivos e a forma de trabalhar em cada disciplina, identificando seus instrumentos de estudo e diversificando seu uso;
  • amplie suas possibilidades de expressão, tornando mais preciso e adequado o uso da linguagem nas diferentes disciplinas e nas situações de convívio com os colegas e educadores;
  • seja capaz de identificar o processo de trabalho expresso nos diversos produtos de aprendizagem;
  • ponha em prática procedimentos de estudo comuns a todas as disciplinas;
  • compreenda os novos critérios pelos quais é avaliado.

 

7º ano

Ênfase no aprimoramento das diversas formas de estudar

O aluno do 7º ano deve aprimorar seus procedimentos de estudo de forma a colaborar como o aprendizado coletivo.
Pretende-se que, ao final do 7º ano, o aluno:

  • identifique com clareza as etapas que caracterizam seu estudo nas diversas disciplinas – questão problematizadora ou situação-problema, levantamento de hipóteses, coleta de dados, comparação dos dados com as hipóteses, análises e sínteses;
  • seja capaz de comparar e estabelecer relações hierárquicas entre os conteúdos para o estudo de cada disciplina;
  • compreenda mais claramente as instruções e as situações de estudo propostas, de forma a lidar com elas de maneira mais independente da supervisão de seus educadores.

 

8º ano

Ênfase na cooperação

No 8º ano, o aluno é solicitado a elaborar análises com um número maior de variáveis e formular interpretações que vão exigir um aperfeiçoamento da sua capacidade de argumentação. O grupo se torna uma referência importante para seu comportamento, para suas atitudes e para o desenvolvimento de seus valores e, justamente por isso, deve-se iniciar um processo que leve os alunos a refletirem sobre sua própria singularidade e identidade.
Pretende-se que o aluno, ao final do 8º ano:

  • reconheça que seu estudo individual é pré-requisito para o trabalho coletivo;
  • aprimore sua maneira de trabalhar em grupo, assumindo uma postura cooperativa;
  • compreenda que alguns objetos de estudo não têm uma única conceituação e que podem ser analisados sob diversos pontos de vista;
  • expresse o que pensa e cria de maneira mais sistemática e formal, sem com isso perder a criatividade.

 

9º ano

Ênfase na síntese parcial

Nosso principal objetivo de trabalho é explicitar e sistematizar junto aos alunos os conceitos e habilidades que desenvolveram ao longo do Ensino Fundamental.
Pretende-se que o aluno, ao final do 9º ano:

  • tenha clareza dos objetivos, das estratégias de ensino, dos instrumentos e critérios de avaliação de cada disciplina;
  • identifique e compare seu processo de aprendizagem com os objetivos de ensino e critérios de avaliação em cada disciplina;
  • seja capaz de se relacionar respeitosamente com seus colegas de classe, evitando a cristalização de imagens já formadas de pessoas ou de pequenos grupos;
  • comece a correlacionar formalmente os principais conceitos e visões de mundo presentes nas diversas disciplinas;
  • conheça os principais desafios que enfrentará no Ensino Médio e se prepare para eles.

 

Nossas escolhas curriculares

Nosso currículo inclui as disciplinas regulares como Língua Portuguesa e Matemática e os Cursos Multidisciplinares. Nossa intenção com esses cursos é que o aluno aprimore sua competência leitora dos mais diversos textos que circulam socialmente, amplie sua capacidade de argumentação, suas possibilidades expressivas, seus procedimentos de investigação e sua interação com colegas de diferentes faixas etárias. Essas habilidades já são trabalhadas nas diversas disciplinas, mas nesses cursos assumem um caráter multi e interdisciplinar, com maior liberdade na escolha e articulação de conteúdos.

 

Disciplinas e carga horária

Cursos Regulares 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
Língua Portuguesa 3 3 3 3
Matemática 3 3 3 3
Ciências 3 3 3 3
Educação Física 3 3 2 2
História 2 2 2 2
Geografia 2 2 2 2
Inglês 2 2 2 2
Artes 1 1 1 1
Teatro 1 1 1 1
Música X X 1 1
OE 1 1 1 1
Cursos Multidisciplinares  
Leituras 1 1 1 X
Desenho Geométrico X X X 1
ACM* 1 1 1 1
Projetos 1 1 1 1
Tecnologias 1 1 X X
Multimeios X X 1 1

* ACM: Atividade Complementar de Matemática

 

Horário

Horário Entrada Saída
13h10 18h15

São quatro aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 13h15, 14h10, 15h35, 16h30 e 17h25. O intervalo, de 25 minutos, inicia-se às 15h05.

 

Avaliação e Orientação de Estudos / Processo de recuperação

A avaliação faz parte da aprendizagem, constituindo momentos em que retomamos os objetivos propostos e o processo de cada aluno e do grupo. Seu objetivo é também reorientar as intervenções dos professores e propiciar uma boa comunicação com as famílias.

O boletim é trimestral e coletivo, dirigido aos alunos, contendo gráficos que registram o desempenho da classe em cada disciplina. É entregue aos alunos na aula de Orientação Educacional para permitir uma análise da produção de cada um no contexto do grupo e novos contratos coletivos de trabalho.

Ao final de cada trimestre, o aluno que não atingiu os objetivos de trabalho em uma ou mais disciplinas participa de um trabalho de recuperação que consiste em estudar individualmente por meio de um roteiro, esclarecer suas dúvidas num encontro com o professor da disciplina e realizar novas avaliações. O resultado das novas avaliações é acrescentado aos resultados dos trimestres.

 

Atividades complementares

O Colégio Equipe propõe um conjunto de atividades com a intenção de oferecer aos nossos alunos a oportunidade de se aprofundarem em algumas áreas do currículo nas quais tenham mais interesse e/ou habilidade.
Escola de Esportes: o objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades específicas em algumas modalidades esportivas.
As atividades oferecidas estão apresentadas na página Atividades Complementares do site

Ensino Fundamental II

Como trabalhamos

Conhecimentos específicos e ampliação das relações sociais

No Ensino Fundamental II, o aluno deve conhecer de maneira sistemática e aprofundada as diversas áreas do conhecimento. Deve entender, num primeiro momento, suas especificidades conceituais e metodológicas para depois ser capaz de identificar o que há em comum e estabelecer relações entre elas.

Nesse contexto de aprendizagem, espera-se que o aluno adquira maior autonomia tanto em seu estudo individual, com a orientação de um professor para cada disciplina, como nos seus vínculos de estudo, amizades e relacionamentos com os colegas. A escola passa a ser um espaço importante nessa conquista.

 

Ensino Fundamental II / Principais Diretrizes


 

6º ano

Ênfase na organização do tempo e do espaço para o estudo

Com um novo cotidiano na sala de aula, caracterizado pela presença de professores específicos para cada disciplina, nosso objetivo é que cada aluno reconheça suas novas necessidades de organização para o estudo e se adapte a elas.
Pretende-se que, ao final do 6º ano, o aluno:

  • reconheça os objetivos e a forma de trabalhar em cada disciplina, identificando seus instrumentos de estudo e diversificando seu uso;
  • amplie suas possibilidades de expressão, tornando mais preciso e adequado o uso da linguagem nas diferentes disciplinas e nas situações de convívio com os colegas e educadores;
  • seja capaz de identificar o processo de trabalho expresso nos diversos produtos de aprendizagem;
  • ponha em prática procedimentos de estudo comuns a todas as disciplinas;
  • compreenda os novos critérios pelos quais é avaliado.

 

7º ano

Ênfase no aprimoramento das diversas formas de estudar

O aluno do 7º ano deve aprimorar seus procedimentos de estudo de forma a colaborar como o aprendizado coletivo.
Pretende-se que, ao final do 7º ano, o aluno:

  • identifique com clareza as etapas que caracterizam seu estudo nas diversas disciplinas – questão problematizadora ou situação-problema, levantamento de hipóteses, coleta de dados, comparação dos dados com as hipóteses, análises e sínteses;
  • seja capaz de comparar e estabelecer relações hierárquicas entre os conteúdos para o estudo de cada disciplina;
  • compreenda mais claramente as instruções e as situações de estudo propostas, de forma a lidar com elas de maneira mais independente da supervisão de seus educadores.

 

8º ano

Ênfase na cooperação

No 8º ano, o aluno é solicitado a elaborar análises com um número maior de variáveis e formular interpretações que vão exigir um aperfeiçoamento da sua capacidade de argumentação. O grupo se torna uma referência importante para seu comportamento, para suas atitudes e para o desenvolvimento de seus valores e, justamente por isso, deve-se iniciar um processo que leve os alunos a refletirem sobre sua própria singularidade e identidade.
Pretende-se que o aluno, ao final do 8º ano:

  • reconheça que seu estudo individual é pré-requisito para o trabalho coletivo;
  • aprimore sua maneira de trabalhar em grupo, assumindo uma postura cooperativa;
  • compreenda que alguns objetos de estudo não têm uma única conceituação e que podem ser analisados sob diversos pontos de vista;
  • expresse o que pensa e cria de maneira mais sistemática e formal, sem com isso perder a criatividade.

 

9º ano

Ênfase na síntese parcial

Nosso principal objetivo de trabalho é explicitar e sistematizar junto aos alunos os conceitos e habilidades que desenvolveram ao longo do Ensino Fundamental.
Pretende-se que o aluno, ao final do 9º ano:

  • tenha clareza dos objetivos, das estratégias de ensino, dos instrumentos e critérios de avaliação de cada disciplina;
  • identifique e compare seu processo de aprendizagem com os objetivos de ensino e critérios de avaliação em cada disciplina;
  • seja capaz de se relacionar respeitosamente com seus colegas de classe, evitando a cristalização de imagens já formadas de pessoas ou de pequenos grupos;
  • comece a correlacionar formalmente os principais conceitos e visões de mundo presentes nas diversas disciplinas;
  • conheça os principais desafios que enfrentará no Ensino Médio e se prepare para eles.

 

Nossas escolhas curriculares

Nosso currículo inclui as disciplinas regulares como Língua Portuguesa e Matemática e os Cursos Multidisciplinares. Nossa intenção com esses cursos é que o aluno aprimore sua competência leitora dos mais diversos textos que circulam socialmente, amplie sua capacidade de argumentação, suas possibilidades expressivas, seus procedimentos de investigação e sua interação com colegas de diferentes faixas etárias. Essas habilidades já são trabalhadas nas diversas disciplinas, mas nesses cursos assumem um caráter multi e interdisciplinar, com maior liberdade na escolha e articulação de conteúdos.

 

Disciplinas e carga horária

Cursos Regulares 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
Língua Portuguesa 3 3 3 3
Matemática 3 3 3 3
Ciências 3 3 3 3
Educação Física 3 3 2 2
História 2 2 2 2
Geografia 2 2 2 2
Inglês 2 2 2 2
Artes 1 1 1 1
Teatro 1 1 1 1
Música X X 1 1
OE 1 1 1 1
Cursos Multidisciplinares  
Leituras 1 1 1 X
Desenho Geométrico X X X 1
ACM* 1 1 1 1
Projetos 1 1 1 1
Tecnologias 1 1 X X
Multimeios X X 1 1

* ACM: Atividade Complementar de Matemática

 

Horário

Horário Entrada Saída
13h10 18h15

São quatro aulas com duração de 55 minutos e uma aula de 50 minutos, com início às 13h15, 14h10, 15h35, 16h30 e 17h25. O intervalo, de 25 minutos, inicia-se às 15h05.

 

Avaliação e Orientação de Estudos / Processo de recuperação

A avaliação faz parte da aprendizagem, constituindo momentos em que retomamos os objetivos propostos e o processo de cada aluno e do grupo. Seu objetivo é também reorientar as intervenções dos professores e propiciar uma boa comunicação com as famílias.

O boletim é trimestral e coletivo, dirigido aos alunos, contendo gráficos que registram o desempenho da classe em cada disciplina. É entregue aos alunos na aula de Orientação Educacional para permitir uma análise da produção de cada um no contexto do grupo e novos contratos coletivos de trabalho.

Ao final de cada trimestre, o aluno que não atingiu os objetivos de trabalho em uma ou mais disciplinas participa de um trabalho de recuperação que consiste em estudar individualmente por meio de um roteiro, esclarecer suas dúvidas num encontro com o professor da disciplina e realizar novas avaliações. O resultado das novas avaliações é acrescentado aos resultados dos trimestres.

 

Atividades complementares

O Colégio Equipe propõe um conjunto de atividades com a intenção de oferecer aos nossos alunos a oportunidade de se aprofundarem em algumas áreas do currículo nas quais tenham mais interesse e/ou habilidade.
Escola de Esportes: o objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades específicas em algumas modalidades esportivas.
As atividades oferecidas estão apresentadas na página Atividades Complementares do site

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024