EFII – 7° Ano – Sonoplastia

29/06/2017

Sonoplastia

Exercícios de imitação do som de diferentes objetos foram o ponto de partida para uma reflexão dos alunos do sétimo ano sobre a complexidade dos sons mais prosaicos e ordinários. Conversando sobre os recursos sonoros usados em teatro, rádio e cinema, os alunos foram desafiados a contar histórias usando apenas sons e, depois, a sonorizar um pequeno trecho do filme One A.M. de Charlie Chaplin (1916).

Foi espantoso observar que em pouco mais de um minuto de vídeo havia dezenas de eventos sonoros a serem reproduzidos. A tarefa não foi fácil e exigiu que cada grupo pesquisasse materiais e instrumentos para usar, ensaiasse bastante e aprimorasse os resultados. Nesse processo, percebemos que nem todos os sons precisavam ser imitados literalmente e o conjunto ganhou musicalidade. Assim, o filme de Chaplin serviu de partitura para uma inusitada peça musical que o deixou ainda mais divertido e engraçado.

Clique no link para acessar o material.

Professores responsáveis: Rosana Araújo e Leonardo Cordeiro

EFII – 7° Ano – Sonoplastia

29/06/2017

Sonoplastia

Clique no link para acessar o material.

Professores responsáveis: Rosana Araújo e Leonardo Cordeiro