EM – 2ª Série – Trabalho de Campo – Cubatão

26/09/2016

Aos pais e alunos da 2ª série do Ensino Médio,

Conforme nosso planejamento, realizaremos com nossos alunos da 2ª série o projeto “É possível viver (s)em Cubatão?”, que conta com a realização de um trabalho em campo na região de Cubatão, no período de 05 a 07 de outubro. Gostaríamos de colocar algumas informações para sua organização.

Cronograma Geral

Nosso encontro no ginásio do Colégio Equipe no dia 05, quarta-feira, será às 6h15, quando sairemos em ônibus fretados para as atividades de campo.

A chegada ao Colégio Equipe está prevista para 18h30 do dia 07 de outubro, sexta-feira.

Alojamento

Ficaremos alojados no CEFAS – Centro de Formação do Apostolado, situado na cidade de Santos. O telefone para qualquer emergência é 013-3232-9656.

As refeições serão realizadas no alojamento e em um restaurante na cidade de Cubatão.

Documentos

Frente às exigências de fiscalização que encontramos recentemente em saídas com alunos, solicitamos que cada um tenha consigo uma cópia autenticada de seu RG.

Vestuário

Dadas exigências das empresas e solicitação do SENAI sobre vestimentas de nossos alunos, todos deverão usar calçados fechados/tênis, calça jeans sem recortes e camiseta do Colégio Equipe em ótimo estado (não cortada) para as atividades da 4ª e da 5ª feira.

O trabalho em campo inclui também, na 5ª feira, observação de paisagem na mata (Parque Estadual do Perequê), atividade na qual os alunos devem usar tênis que possam sujar na terra molhada e utilizar repelente e protetor solar.

Bagagem

O clima tem variado muito e é importante que todos estejam preparados para frio e calor. Cada aluno deve levar, além de roupa adequada aos três dias de trabalho:

• roupa de cama (lençol, fronha, cobertor; não é necessário levar travesseiro);
  • roupa de banho (toalha);
  • material de higiene pessoal (importante que contenha repelente e protetor solar, que devem estar acessíveis desde a saída de São Paulo);
  • capa de chuva;
  • roteiro previamente entregue;
  • material de anotação;
  • pequena quantia em dinheiro para eventuais gastos [1] ;
  • camiseta(s) do Equipe em bom estado (que deverá ser usada na visita ao SENAI e no momento de entrevistas com moradores nos bairros). A camiseta pode ser adquirida na Secretaria do colégio, com antecedência, pois não há condições de atender a esta demanda no dia da saída a campo.

Solicitamos que a bagagem esteja identificada externamente com o nome do aluno.

Sugerimos que cada aluno leve em sua mochila/bolsa uma embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal.

Lembramos que o campo é situação de estudo e, portanto, se celulares forem levados, deverão permanecer desligados durante todos os momentos de trabalho.

Professores

Estarão acompanhando os alunos 05 monitores, alunos da 3ª série, e os seguintes professores:

• Antônio Carlos de Carvalho (Geografia)
  • Eliane Yambanis (História do Brasil)
  • Helika Amemiya Chikuchi (Biologia)
  • Marlito de Souza Lima (Filosofia)
  • Roosevelt Kiyohisa Fujikawa (Química)
  • Graça Maria Marino Totaro (Orientadora Educacional e Pedagógica)

Informações de Saúde

Solicitamos que vocês transmitam à orientação, por escrito, informações de saúde que considerarem importantes para estes três dias de trabalho.

Outras Atividades do Projeto

Além do trabalho a ser desenvolvido em campo, teremos na 4ª feira, dia 28/09, no horário da 1ª e 2ª aulas, aula com o Dr. Alfésio Braga, médico pesquisador sobre a saúde da população do estuário e, no horário das aulas de Biologia de cada classe no dia 30/09, aula sobre o SUS, a ser ministrada por nossa diretora pedagógica, Ausonia Favorido Donato.

À disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários.

Graça Maria Marino Totaro
Orientadora Educacional e Pedagógica

[1] Recomendamos que os alunos não levem objetos de valor como tablets, i-pod, i-phone etc.

EM – 2ª Série – Trabalho de Campo – Cubatão

26/09/2016

Aos pais e alunos da 2ª série do Ensino Médio,

Cronograma Geral

Alojamento

Documentos

Vestuário

Bagagem

• roupa de cama (lençol, fronha, cobertor; não é necessário levar travesseiro);
  • roupa de banho (toalha);
  • capa de chuva;
  • roteiro previamente entregue;
  • material de anotação;
  • pequena quantia em dinheiro para eventuais gastos [1] ;

Solicitamos que a bagagem esteja identificada externamente com o nome do aluno.

Professores

• Antônio Carlos de Carvalho (Geografia)
  • Eliane Yambanis (História do Brasil)
  • Helika Amemiya Chikuchi (Biologia)
  • Marlito de Souza Lima (Filosofia)
  • Roosevelt Kiyohisa Fujikawa (Química)
  • Graça Maria Marino Totaro (Orientadora Educacional e Pedagógica)

Informações de Saúde

Outras Atividades do Projeto

À disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários.

Graça Maria Marino Totaro
Orientadora Educacional e Pedagógica