EM – Cineclube

17/08/2018

À procura de Eric (2009), de Ken Loach – O futebol e a classe trabalhadora

Em tempos de reformas trabalhistas no Brasil e, agora, no pós Copa Mundial de Futebol, o Cineclube Equipe convida toda a comunidade para assistirmos À procura de Eric, comédia do diretor inglês Ken Loach, que aborda centralmente tanto o potencial latente de solidariedade entre trabalhadores quanto entre torcedores de futebol.

Segundo a professora da UNESP/Araraquara e da Escola Florestan Fernandes, Sílvia Beatriz Adoue, em seu artigo À Procura da classe trabalhadora¹, para o jornal Brasil de Fato, o diretor Ken Loach vem, há mais de cinco décadas, “teimando” em retratar a classe trabalhadora. Segundo a autora, os filmes de Loach “permitem pensar nos problemas de organização e nos processos de consciência dessa classe”. No filme em questão, ainda segundo Adoue, o protagonista e seus companheiros de trabalho “apenas mantêm o emprego e não participam da vida sindical e nem política” e que seu desejo de história, entre outros, realiza-se no “simulacro das torcidas de futebol”.

Em nossa última sessão, assistimos Boleiros, de Ugo Giorgetti, e ali iniciamos uma sequência de debates sobre o mundo do futebol. À procura de Eric vem para complementarmos nossas discussões a respeito do tema e para juntos darmos continuidade às nossas reflexões sobre as representações no cinema desse esporte que habita nossas memórias, histórias e – porque não – nossos corações.

A sessão ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 24 de agosto, às 18h30. Após o filme, abriremos uma roda de conversa. A atividade se encerrará às 21h45.

Contamos com a presença de todos!

Para saber mais:

[1] Disponível em: https://issuu.com/brasildefato/docs/bdf_3601

EM – Cineclube

17/08/2018

À procura de Eric (2009), de Ken Loach – O futebol e a classe trabalhadora

Contamos com a presença de todos!

Para saber mais:

[1] Disponível em: https://issuu.com/brasildefato/docs/bdf_3601