EM – Encontros com as Ciências Naturais e a Matemática

19/02/2018

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

A partir de 27/02 iniciaremos os Encontros com as Ciências Naturais e a Matemática. Para aqueles que vinham frequentando nos anos anteriores as Tardes Matemáticas, essa nova atividade constitui a extensão e o aprofundamento de possibilidades de estudos que vinham sendo realizados.

Nesses Encontros os alunos entrarão em contato com ideias das ciências e da matemática de uma forma diferente, utilizando jogos, brincadeiras, desafios lógicos e problemas para que tenham oportunidade de tirar dúvidas,  aprofundar conhecimentos, relembrar conteúdos que ficaram esquecidos ou aprender conceitos que não entenderam completamente.  Serão abordadas também temáticas contemporâneas que contribuirão com projetos interdisciplinares do ciclo e com os cursos em andamento nas diferentes séries. Os Encontros contemplarão ainda, na medida em que os calendários sejam compatíveis, a possibilidade de preparação para Olimpíadas das Ciências, organizadas por entidades fora do Colégio Equipe, como OBM – Olimpíada Brasileira de Matemática, OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia, OBF – Olimpíada Brasileira de Física, além de serem espaço de preparo para monitores de 2ª e 3ª séries que atuarão em Orientações de Estudos destinadas à 1ª série.

Parte das atividades estará organizada por Módulos, de forma que os alunos possam se organizar para a presença em sequências diferenciadas de Encontros. Quando optar por um Módulo, é necessário que o aluno compareça a todos esses Encontros.

Os Encontros acontecerão às terças-feiras, das 13h45 às 15h15, na Sala de Apoio 2, sendo que algumas atividades ocorrerão em outros locais e em dias/horários especiais, pelas características das tarefas a serem desenvolvidas.

Os Encontros são destinados a todo o Ensino Médio, havendo módulos/aulas com foco em atividades/séries específicas, conforme cronograma.

Os interessados em comparecer deverão fazer sua inscrição previamente, diretamente com as professoras Rose e Renata, até a 6ª feira da semana anterior à realização do Encontro ou ao início de um novo Módulo.

Quatro abraços,

Rafael Andrade Pereira