Mostra Literária 2019 – EI

• Livro Floresta dos Monstros
  • Roda de leitura, com os pais, dos livros elaborados pelo grupo

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

• Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam) e leitura dos livros elaborados pelo grupo.

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Julia Kayano

Quando eu virei um monstro e Floresta dos monstros

O livro “Quando eu virei um monstro”, fruto da imaginação das crianças e do prazer de ouvir histórias, surgiu da preferência do grupo pela leitura do livro “Quando mamãe virou um monstro”, de Joanna Harrison, dentre diversos outros sobre o mesmo tema, que trouxemos para as nossas rodas de história.

As crianças começaram a questionar por que a personagem do livro havia virado um monstro e começamos a conversar sobre os sentimentos. A discussão seguiu para as situações que, segundo elas, as deixavam muito bravas, sobre como era possível encontrar maneiras de resolver esses conflitos e o que as ajudava a se sentirem mais calmas.

Para esse exercício de linguagem oral, as crianças tiveram que contar sobre uma vivência. Cada criança narrou então para o grupo uma situação vivida.

Satisfeitas com o resultado, empolgadas, quiseram escrever outra versão: “Floresta dos monstros”, uma escrita coletiva que resultou da criatividade de cada uma.

Grupo Interidades – Tarde

Produção e evento de abertura

• Livro Por que criança brinca?
  • Roda de leitura, com os pais, do Livro Por que criança brinca?

Atividades de socialização interna – GI a 5º ano

• Apresentação do trabalho realizado (o que e como aprenderam) e leitura do livro produzido pelo grupo.

Professoras responsáveis: Alessandra Moreno e Patrícia Escaleira

Por que criança brinca?

No livro “Por que criança brinca?”, resgatamos cantigas e brincadeiras cantadas que alinhavam os diferentes momentos da rotina, trazendo o encantamento da infância com a voz, o corpo e os ritmos da nossa cultura, pois acreditamos que o brincar precisa sair do lugar da cabeça, para ir para o corpo; sair do lugar do discurso, para ganhar significado na pele e no coração de cada brincante. O brincar é um patrimônio lúdico da humanidade, e no nosso caso, da brasilidade.

As ilustrações do livro foram feitas individualmente logo após brincarmos e cantarmos. A cada dia, os registros foram ganhando cores e expressões, o que dificultou a nossa seleção ao precisarmos escolher apenas um trabalho de cada criança.

Já a descrição das brincadeiras aconteceu coletivamente, tendo as professoras como escribas. Cada criança colaborava com sua narrativa oral que, vez ou outra, vinha acompanhada por gestos no lugar das palavras: “E depois a gente faz assim”. Esse processo exigiu esforço de escuta, concentração, ampliação do vocabulário e, acima de tudo, diálogo para que o texto ficasse inteligível para o leitor.

Síntese dos trabalhos expostos

Resumo da programação do evento de abertura da Mostra Literária

Mostra Literária 2019 – EI

21/05/2019

Grupo Interidades – Manhã

• Livro Quando eu virei um monstro
  • Livro Floresta dos Monstros
  • Roda de leitura, com os pais, dos livros elaborados pelo grupo

Professoras responsáveis: Eliana Ponciano e Julia Kayano

Quando eu virei um monstro e Floresta dos monstros

Grupo Interidades – Tarde

Produção e evento de abertura

• Livro Por que criança brinca?
  • Roda de leitura, com os pais, do Livro Por que criança brinca?

Professoras responsáveis: Alessandra Moreno e Patrícia Escaleira

Por que criança brinca?