Mostra Literária 2019

21/05/2019

A Mostra de Trabalhos de Língua e Literatura é uma atividade de socialização de projetos de leitura e produção de textos dos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Colégio Equipe.

Representa um momento de síntese desencadeado pela leitura de determinados gêneros de texto, pelo conhecimento de suas principais características e pela produção de textos que promovem então novas atividades de leitura.

Os alunos são convidados a conhecer tanto a estrutura de um tipo de texto — aspectos característicos da narrativa, do vocabulário e das personagens — quanto as situações de origem e desenvolvimento histórico dos gêneros — suas formas de transmissão, o público ao qual se destinam, seus usos e funções sociais.

Conhecendo a estrutura das formas de comunicação que foram surgindo em contextos sociais variados, os alunos podem construir uma visão cada vez mais ampla do universo da leitura e, com isso, parâmetros de escolha, apreciação, interpretação e avaliação de suas próprias leituras.

As publicações que lançamos na Mostra dão contexto a atividades de correção mais rigorosas, nas quais os alunos procuram adequar seus textos ao gênero escolhido, retomam as regras gramaticais estudadas e antecipam outras, em respeito aos leitores. O público de nossos livros, ainda assim, vai reconhecer em nossas publicações características marcantes dos textos dos alunos das diferentes faixas etárias.

As leituras compartilhadas são a marca deste evento, desde aquelas feitas em sala de aula, anteriores às produções de texto, até as da semana da Mostra Literária, que incluem a comunidade e os alunos de outras séries para partilharem e apreciarem a leitura dos textos produzidos, em encontros que enfatizam a importância social da leitura. Preservamos, assim, o ritual em torno do ato de ler, que consideramos de fundamental importância na formação de nossos alunos.

Seja bem-vindo a este registro da nossa Mostra Literária. É um prazer contar com a sua participação nesse momento tão especial para os nossos alunos!

Educadores do Colégio Equipe

Síntese dos trabalhos expostos