EFII – 7º Ano – Visita ao Instituto Moreira Salles

04/11/2014

Caros Pais do 7º ano,

Nesse último trimestre, temos trabalhado os relatos de viajantes que chegaram à América durante o século XVI. Junto a essa reflexão, buscamos construir um olhar para o outro, nesse caso os indígenas do continente americano. Como desdobramento dessas atividades, assistimos ao filme Xingu, de Cao Hamburger na tentativa de entender como se deu o olhar para os índios no século XX.

Buscando aprofundar o modo como esse olhar sobre o outro é construído, temos trabalhado as fotografias que retratam esses índios no momento de gestação do Parque Indígena do Xingu, realizadas em especial por José Medeiros e Henri Ballot. Nessa perspectiva, em parceria com o setor educativo do Instituto Moreira Salles (IMS), detentor do acervo de imagens de ambos o fotógrafos, dois encontros foram planejados para trabalhar essas imagens.

No primeiro dos encontros, iremos ao IMS para aprofundar essa reflexão a partir do trabalho do fotógrafo peruano Martín Chambi, – em exposição no IMS, sob o título de Face andina – fotografias de Martín Chambi no acervo do IMS, resultado de uma parceria com o Archivo Fotográfico Martín Chambi – que retratou o cotidiano de algumas populações nativas do Peru, em especial os quéchua e os aymará. Num segundo, a equipe do educativo virá ao colégio com algumas imagens de Henri Ballot, retiradas de seu acervo, para junto com os alunos, compreender as distinções existentes na perspectiva de representação dos indígenas desses fotógrafos.

O primeiro encontro ocorre no dia 13/11 durante o horário escolar. Sairemos caminhando da escola às 13h15 até o IMS (Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis) retornaremos às 16h30 para as atividades escolares regulares, também a pé. O trabalho será acompanhado pelo Professor de História, Mauricio Freitas, e pela Orientadora Educacional, Celina Fernandes.

Pedimos atenção especial ao horário de saída e solicitamos que os alunos levem lanche.

Coordenação do Ensino Fundamental II

EFII – 7º Ano – Visita ao Instituto Moreira Salles