EM – DIP – Dia da Informação Profissional

01/09/2014

Caros pais e alunos do Ensino Médio,

Na próxima quarta-feira, 3 de setembro, realizaremos no Colégio Equipe o DIP – Dia da Informação Profissional. Esta é uma das atividades de Orientação Profissional realizada pela escola ao longo do Ensino Médio, para colaborar com o processo de escolha de nossos alunos.

A turma da 2ª série é a responsável por levantar profissões de interesse, definir especificidades de atuação, elaborar roteiros de questões, indicar profissionais e coordenar as mesas de discussão no dia. O conceito de trabalho faz parte do currículo desta série e a informação profissional é mais uma forma de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o mundo do trabalho.

Este ano a turma indicou, além das profissões, áreas de atuação profissional com formações diferenciadas, mas que atuam com o mesmo objeto. Assim, teremos no 1º horário (7h30 às 10h) debates na área da Saúde, Ciências Humanas e Filosofia, Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação, Comunicação e Letras; no 2º horário (10h30 às 12h30), profissionais de Psicologia, Direito, Arquitetura, Engenharia e Artes (Cinema, Teatro e Música) relatando como foi seu processo de escolha, sua trajetória profissional e características de seu trabalho.

Antes do encontro dos alunos do Ensino Médio com os profissionais, no dia da Informação Profissional, alunos da 2ª série apresentam a proposta às demais séries, com o perfil de cada convidado e os roteiros de questões em que expressam imagens, dúvidas e estereótipos sobre as áreas de atuação, que foram  enviados aos convidados. Cada aluno do Ensino Médio realiza sua inscrição para a participação em uma área do primeiro horário e uma profissão do segundo horário.

Em cada área / profissão, os profissionais realizam uma breve exposição oral e, em seguida, todos os participantes podem dirigir questões e esclarecer dúvidas junto à mesa de profissionais.

Solicitamos, para as atividades desse dia, que os alunos cheguem ao colégio com pelo menos quinze minutos de antecedência.

Cliquem aqui para conhecerem a organização do DIP 2014, os roteiros de questões elaborados pelos alunos e os profissionais participantes.

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio