Os 50 anos do golpe militar no Brasil

14/03/2014

Caros pais e alunos,
A escola preparou uma série de atividades para discutir com os alunos do Ensino Médio “Os 50 anos do Golpe Militar no Brasil”, com objetivo de que nossos alunos reflitam sobre aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais de um período muito significativo da história recente do país.
Para isso preparamos algumas aulas especiais. Algumas serão nas próprias disciplinas, outras serão dadas por dois professores com as turmas agrupadas e ainda haverá uma aula/ depoimento com alguns dos fundadores da escola para todos os alunos do ciclo.
Os ex-alunos que tenham interesse em participar das aulas deverão fazer sua inscrição na recepção e a sua vinda estará sujeita à disponibilidade de acomodação.
E no dia 31 de março às 20h30 teremos a presença de Elza Lobo (jornalista e educadora) e de Maria Rita Kehl (psicanalista e participante da Comissão Nacional da Verdade) para uma conversa em que pais, alunos, ex-alunos e convidados serão muito bem vindos!  Solicitamos aos interessados que se inscrevam na recepção da escola para termos uma estimativa da quantidade de pessoas presentes.
Segue a programação (que também pode ser acessada pelo link):
24 e 25 de março: O contexto político pré e pós golpe (parte 1 e parte 2), com a Professora Eliane. Em aulas de História do Brasil em todas as turmas.
25 e 27 de março: Por que toda democracia representativa está sujeita a crises?  (parte 1 e parte 2), com o Professor Lizânias. Em aulas de História Geral em todas as turmas.
26 de março: Violões de Rua: Poesia e Engajamento, com o Professor Iuri. Nas aulas de Português em todas as turmas.
27 de março: Cultura e Ditadura no Brasil, com os Professores Luiz Venâncio e Antonio Carlos em aulas especiais com as 1ª, 2ª e 3ª séries.
27 de março: Arte e Subversão, com o Professor Gilberto. Nas aulas de Artes de 1ª a 2ª séries.
28 de março: O discurso da Ditadura – Brasil: ontem, hoje e amanhã, com a Professora Andrea. Em aulas de Espanhol em todas as turmas.
31 de março, às 10h20: Colégio Equipe – a experiência de uma nova prática educacional no contexto da Ditadura, com Professores fundadores do Colégio Equipe: Jocimar Archângelo, Gílson Rampazzo e Raymundo Campos. Na quadra do Colégio com todas as turmas reunidas.
31 de março, às 20h30: A Ditadura vivida e estudada: depoimentos de Elza Lobo e Maria Rita Kehl. Na quadra ou numa sala de aula, conforme o número de pessoas interessadas para todos os alunos, ex-alunos, pais e convidados.

Coordenação do Ensino Médio

Os 50 anos do golpe militar no Brasil

14/03/2014

Caros pais e alunos,