VII Seminário Equipe

28/02/2014

Colégio Equipe 2014

VII Seminário para Educadores

Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.

Leituras do mundo: aprendizagem, linguagens e currículo

Justificativa

Nossos alunos atuais “nasceram com a tecnologia instalada na sociedade. E ver chegar uma tecnologia não é o mesmo que nascer com ela instalada” (Ferreiro, E.). Diante deste fato, observamos uma proliferação das formas de comunicação, um aumento significativo no volume de informação e consequentemente o acesso cada vez mais facilitado às informações sobre todos os conteúdos trabalhados na escola. Mas nossos alunos estão preparados para ‘ler’ todos esses conteúdos? Em que medida nosso trabalho possibilita que os alunos se alfabetizem em diferentes linguagens para que venham a realizar leituras críticas, problematizando diferentes visões de mundo? O que deve ser mantido e o que devemos transformar na nossa prática pedagógica diante deste contexto?

Criar condições para que os professores:

• Analisem, nas experiências apresentadas por seus colegas, os objetivos comuns e das linhas metodológicas contidas nas diferentes propostas de trabalho com “leituras”.
  • Identifiquem algumas das habilidades que são exigidas/trabalhadas pelos alunos na execução das propostas apresentadas.
  • Reflitam sobre em que medida há verticalidade e/ou complementaridade entre os ciclos nas propostas apresentadas.
  • Apontem ao menos um aspecto do trabalho apresentado pelos colegas do qual pretendem se apropriar em seus planejamentos, de maneira a aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem na turma/curso.
  • Discutam sobre a questão: o que devemos manter e o que devemos transformar para que nossos alunos sejam “bons leitores”?

Clique aqui para consultar a programação

VII Seminário Equipe

28/02/2014

Colégio Equipe 2014