EFII – 9º Ano – Processo de passagem

26/08/2015

Caros pais e alunos(as) do 9º ano,

No 2º semestre iniciaremos o processo de passagem de nossos(as) alunos(as) para o Ensino Médio.

Estão planejadas situações para que eles(as) e vocês conheçam os desafios educacionais do próximo ciclo, familiarizem-se com as mudanças e esclareçam suas dúvidas e curiosidades.

Entre as atividades programadas para os pais, teremos a participação da Orientação da 1ª e 2ª séries na reunião de pais do 9º ano em 31/08 e a possibilidade de agendamento de uma reunião individual a partir da segunda quinzena de outubro. Se tiverem necessidade de conversar antes, entrem em contato com a escola, solicitando uma entrevista com a Graça.

Para os(as) alunos(as), temos programados:

• conversa da turma com a orientadora do Ensino Médio;
  • um simulado de Matemática e orientação de estudos monitorada por alunos(as) da 1ª série;
  • uma situação de avaliação nas áreas de Português (interpretação de texto e redação) e Matemática – as mesmas provas feitas pelos candidatos ao EM;
  • o retorno dessas avaliações;
  • e uma conversa com alunos(as) da 3ª série do EM.

Segue no quadro abaixo a sequência de todas as atividades e seus objetivos:

OBJETIVOS AMPLOS

Criar condições para que os(as) alunos(as):

• Conheçam seus novos desafios de estudo e as diretrizes de trabalho na 1ª série do Ensino Médio.
  • Iniciem vínculos com alguns dos educadores que serão referência para seu estudo.
  • Ampliem a percepção dos aprendizados que já realizaram, de forma a contribuir com a finalização dos seus estudos no 9º ano.

Criar condições para que os pais:

Conheçam os novos desafios educacionais e como se estrutura o Ensino Médio.

ETAPAS DE TRABALHO

ATIVIDADES

COORDENAÇÃO

Aula com a Orientação do Ensino Médio.
Dia 10 de setembro, 5ª feira,
das 13h15 às 15h05. Aulas de Geografia e Ciências.

Que os(as) alunos(as) conheçam as diretrizes e os principais trabalhos do Ensino Médio.

Graça

Prova simulada de Matemática.
Dia 11/09, 6ª feira, das 16h30 às 17h25.
Aula de Matemática.

Que os(as) alunos(as) conheçam o tipo de prova de Matemática aplicada aos interessados em entrar na escola.

Carlos Matumoto

Orientação de estudos de Matemática.
Dia 18/09, 6ª feira, das
15h35 às 18h15. Aulas de Multimeios, Matemática  e Ciências.

Que os(as) alunos(as) façam uma revisão dos principais conteúdos trabalhados em Matemática no Ensino Fundamental.

Carlos Matumoto, Roseana Pellozzo e monitores da 1ª série

Provas de Interpretação de Texto, Redação e Matemática.
Dia 29/09, 3ª feira,
das 15h35 às 18h15.
Aulas de Português,  Ciências e Ed. Física.

Que o grupo de professores do Ensino Médio tenha dados de caracterização da 1ª série de 2016 para desenvolverem seu planejamento de trabalho.
Que o colégio possa ter dados comparativos do trabalho que desenvolve em relação aos novos(as) alunos(as) que entram em 2016.
Que os(as) alunos(as) ampliem sua percepção dos aprendizados que desenvolveram ao longo do Ensino Fundamental.

Professores de Português e de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Iuri, Pedro, Luiz Venâncio, Carlos Matumoto e Roseana

Conversa com alunos da 3ª série.
Dia 26/10, 2ª feira, às 15h35. Aula de OE.

Que os(as) alunos(as) conheçam o Ensino Médio do ponto de vista de alunos(as) que estão terminando a 3ª série.

Celina e Luciana

Retorno coletivo para os(as) alunos(as) do 9º ano dos resultados das atividades de Português e Matemática.
Dia 09/11, 2ª feira,
durante as aulas de Matemática (13h15) e Português (16h30).

Que os(as) alunos(as) entendam como foram avaliados pelos professores da 1ª série e analisem seus resultados coletivamente.

Professores de Português, Redação e Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Iuri, Pedro, Carlos Matumoto, Luiz Venâncio, Roseana

Desde já colocamo-nos à disposição para o aprofundamento dos pontos aqui colocados, para os pais que sentirem necessidade.

Coordenação do Ensino Fundamental II

Coordenação do Ensino Médio

EFII – 9º Ano – Processo de passagem

26/08/2015

Caros pais e alunos(as) do 9º ano,

Para os(as) alunos(as), temos programados:

• conversa da turma com a orientadora do Ensino Médio;
  • o retorno dessas avaliações;
  • e uma conversa com alunos(as) da 3ª série do EM.

Segue no quadro abaixo a sequência de todas as atividades e seus objetivos:

OBJETIVOS AMPLOS

Criar condições para que os(as) alunos(as):

Criar condições para que os pais:

Conheçam os novos desafios educacionais e como se estrutura o Ensino Médio.

ETAPAS DE TRABALHO

ATIVIDADES

COORDENAÇÃO

Aula com a Orientação do Ensino Médio.
Dia 10 de setembro, 5ª feira,
das 13h15 às 15h05. Aulas de Geografia e Ciências.

Graça

Prova simulada de Matemática.
Dia 11/09, 6ª feira, das 16h30 às 17h25.
Aula de Matemática.

Carlos Matumoto

Orientação de estudos de Matemática.
Dia 18/09, 6ª feira, das
15h35 às 18h15. Aulas de Multimeios, Matemática  e Ciências.

Carlos Matumoto, Roseana Pellozzo e monitores da 1ª série

Provas de Interpretação de Texto, Redação e Matemática.
Dia 29/09, 3ª feira,
das 15h35 às 18h15.
Aulas de Português,  Ciências e Ed. Física.

Iuri, Pedro, Luiz Venâncio, Carlos Matumoto e Roseana

Conversa com alunos da 3ª série.
Dia 26/10, 2ª feira, às 15h35. Aula de OE.

Celina e Luciana

Dia 09/11, 2ª feira,
durante as aulas de Matemática (13h15) e Português (16h30).

Iuri, Pedro, Carlos Matumoto, Luiz Venâncio, Roseana

Coordenação do Ensino Fundamental II