A Emenda e o Soneto – Perspectivas de mudança do Ensino Médio no Brasil

11/11/2016

A Emenda e o Soneto
Perspectivas de mudança do Ensino Médio no Brasil

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, surpreenderam muitos ao anunciar, no dia 22 de setembro de 2016, a publicação da Medida Provisória nº 746, que trata da criação do Novo Ensino Médio. Segundo o Ministério da Educação, “a medida considera prioritária a aprendizagem do aluno e a manutenção dos jovens na escola, a partir de uma proposta curricular que contemple as necessidades individuais dos estudantes e ofereça oportunidades equivalentes às ofertadas nos principais países”.

Ainda segundo o MEC, “trata-se da maior mudança ocorrida na educação brasileira nos últimos anos, desde a Lei das Diretrizes e Bases da Educação”, de 1996. A medida se viu cercada de polêmica desde a sua publicação, a começar pelo questionamento da urgência que justificaria a decretação de uma Medida Provisória no caso; culminando com erros assumidos pelo Governo na sua redação, que levaram a imprensa a anunciar que representaria o fim da obrigatoriedade de disciplinas como Artes e Educação Física no currículo do Ensino Médio, logo desmentido pelo MEC. Assim, torna-se urgente que se discuta como a Medida Provisória nº 746 vai, de fato, afetar a vida do estudante secundarista brasileiro a partir do ano que vem, seja nas escolas públicas, seja nas escolas particulares do país.

O Instituto Equipe, em parceria com o Cenpec, convida todos para refletirem conosco, na quinta-feira, dia 17 de novembro, às 20h30, sobre os dilemas enfrentados pelo Ensino Médio no país hoje, saídas possíveis para seus impasses e a adequação da MP 746 à resolução desses problemas.

A noite contará com apresentações do sociólogo Wagner Santos, coordenador do Núcleo de Juventude do Cenpec; da historiadora Lilian Kelian, ex-aluna do Colégio Equipe e integrante do Núcleo de Juventude do Cenpec; das alunas Elisa Bacellar Zilbersztejn e Yasmin Rodrigues Barranqueiro que, neste ano, estudaram o tema em suas monografias; além da participação da direção do colégio.

Debate: A Emenda e o Soneto – Perspectivas de mudança do Ensino Médio no Brasil

Data: Quinta-feira, dia 17 de novembro de 2016, às 20h30 – Sala 23.

Local: Colégio Equipe – Rua São Vicente de Paulo, 374, Higienópolis, Estação Marechal Deodoro do Metrô.

Inscrições no Atendimento da escola: pelo telefone (11) 3579-9150 ou pelo e-mail: equipe@colegioequipe.g12.br

A Emenda e o Soneto – Perspectivas de mudança do Ensino Médio no Brasil

11/11/2016

A Emenda e o Soneto
Perspectivas de mudança do Ensino Médio no Brasil

Debate: A Emenda e o Soneto – Perspectivas de mudança do Ensino Médio no Brasil

Data: Quinta-feira, dia 17 de novembro de 2016, às 20h30 – Sala 23.