EM – 1ª Série – Trabalho de campo – Cratera

01/03/2016

Trabalho em campo (Bairros de Colônia / Vargem Grande)

Data: 12/03/2016 (sábado)

Aos pais e alunos da 1ª série,

No sábado, 12/03, realizaremos o trabalho em campo dentro do projeto “Como a ciência sai desse buraco?”, que envolve as disciplinas de Geografia, Química, Matemática, Física e Biologia.

As atividades do projeto estão em andamento desde o início do ano letivo, com marcos como o filme/aula O Nome da Rosa (em 24/02) e a aula Meteoros e Meteoritos – Qual o impacto na Terra?, a ser ministrada por um professor convidado, o astrônomo Gustavo Rojas (em 11/03).

No dia 12/03, as atividades serão iniciadas no próprio colégio, às 7h, quando faremos encaminhamentos para o campo. A previsão de retorno é para 18h30. É imprescindível a participação de todos os alunos. O acompanhamento será feito pelos professores Antônio Carlos (Geografia), Rodrigo (Biologia), Renata (Física), Roosevelt (Química), Roseana (Matemática) e pela orientadora.

Os alunos devem levar: o roteiro a ser entregue em 08/03; material para anotação; teodolito artesanal construído previamente em aula; trena e bússola (se o aluno dispuser desses materiais); lanche individual para o período da manhã; alimentos que possam ser partilhados em um almoço/piquenique coletivo e quantia em dinheiro trocado suficiente para aquisição de bebida, que também pode ser levada (o “almoço” será no Rancho da Jandira, onde serão realizadas algumas das atividades previstas). Solicitamos que cada aluno tenha também em sua mochila/bolsa: capa de chuva, boné/chapéu, uma embalagem pequena de álcool gel para uso pessoal, além de repelente.

Lembramos que o campo é situação de estudo e, portanto, celulares deverão permanecer desligados durante todos os momentos de trabalho.

Será necessária atenção especial às roupas e aos calçados. Todos devem calçar tênis ou sapatos fechados, vestir calças compridas tipo jeans e uma camiseta do colégio em bom estado (a ser adquirida na Secretaria previamente, dado que não há condições de atender a esta demanda no dia da saída a campo). Recomendamos uso de protetor solar e, dadas as condições de risco atuais, lembramos que repelente deve ser aplicado previamente e repassado de acordo com orientações do fabricante do produto.

Graça Maria Marino Totaro
Orientadora Educacional e Pedagógica

EM – 1ª Série – Trabalho de campo – Cratera

01/03/2016