22/02/2016
Caro(a) aluno(a),
Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a escolha das atividades eletivas dos alunos do Ensino Médio. Para que você possa se preparar bem para realizar suas escolhas, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.
Vamos lá:
As atividades eletivas constituem uma das modalidades de aprendizado no currículo do Colégio Equipe. Neste sentido consideramos importante que você, ao longo da sua trajetória no Ensino Médio, escolha os projetos e momentos mais adequados para sua inserção. No entanto, a escolha por uma destas atividades não tem caráter obrigatório, ou seja, você pode escolher participar ou não, desde que justifique, considerando seu projeto de estudo e aprendizado para este ano.
Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos para grupos diferenciados. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão: Oficina de Invenções e Brinquedos (para alunos do EM e do EF II), Curso de Redação (aberto), Coral (aberto).
1 – Cronograma do processo de apresentação e escolha das atividades
O processo de apresentação, escolha e início de trabalho nas atividades eletivas segue o seguinte cronograma:
Entre 02/02 e 04/02 – Apresentação dos treinos esportivos nas aulas de Educação Física
22/02 (1ª e 2ª séries) e 25/02 (3ª série) nas aulas de Orientação Educacional – Introdução / Apresentação do presente documento sobre Atividades Eletivas (disponibilizado no site)
26/02 – Recebimento do Formulário de Inscrição
27/02 (sábado), das 9h às 13h – Apresentação dos Projetos Sociais e Formação Inicial (para todos os alunos interessados)
02/03 – Retorno dos Formulários de Inscrição preenchidos e assinados pelos pais (entrega para a Orientação Educacional, com recolhimento em sala de aula)
Semana de 07 a 11 de março – Início dos Treinos Esportivos/Dança e dos Projetos Sociais.
2 – Quadro de horários das atividades
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
Tarde |
14h30 às 16h Treino: Vôlei Feminino* (Professores Nelson e Adriano) |
14h às 15h45 Treino: Futsal Feminino* (Professores Francisco e Márcio) |
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16h às 17h30 Treino: Vôlei Masculino* (Professores Nelson e Adriano) 14h às 17h Projeto Social: Chá de Arte |
14h às 17h Projeto Social: Era Outra Vez |
15h45 às 17h30 Treino: Futsal Masculino* (Professores Francisco e Márcio) |
15h05 às 16h35 Dança (Profª. Suelena – Dô) |
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Noite |
20h30 às 22h Treino: Basquete. Ex-alunos e alunos atuais (Professor Nelson) |
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* Os treinamentos de futsal e vôlei ocorrerão no Clube Macabi, situado na Av. Angélica, nº. 634 (entre Alameda Barros e Baronesa de Itu).
3 – Breve descrição das atividades, critérios para realização e condições de participação
Turmas de Treinamento Esportivo e Dança
Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Suelena Francisca da Silva – Dô, Adriano Palmares Palma Martins e Márcio Ricardo de Lima.
Critério de realização: criação de grupos entre 15 e 25 alunos (treinos) e 10 e 20 alunos (dança).
Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o aluno pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos aulas de dança e turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete e vôlei, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos:
1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
2- Ter se identificado com o esporte escolhido;
3- Ter disponibilidade de tempo para a participação nos treinamentos e em jogos a serem agendados;
4- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos do Equipe, com a equipe técnica e, eventualmente, com outras instituições. Esse compromisso se traduz em:
a) Presença em todos os treinamentos (faltas somente serão aceitas em casos de doença ou monitoria/trabalho de campo do colégio);
b) Pontualidade em treinos e jogos (atrasos reincidentes podem implicar afastamento dos treinamentos);
c) Uso de uniforme completo (vide abaixo) para a participação em jogos (falta de parte do uniforme implicará não participação no jogo);
d) Presença em jogos para os quais o aluno tenha sido convocado (impedimentos de presença não comunicados previamente às convocações podem levar a que não haja nova convocação, exceto em caso de adoecimento comunicado pela família);
Obs. – A realização de jogos e a relação de alunos convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita constará do mural de Educação Física e será enviada ao e-mail dos pais.
Custo: taxa semestral de R$ 175,00, para alunos participantes de dança e treinos, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de treinos e dança devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.
Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos no momento da inscrição, por cada aluno inscrito nos treinos. Cada aluno escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas.
Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa e meião preto (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa, short e meião.
Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short.
O pagamento e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 09 e 11/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 47,00; Meião preto – R$ 13,00; Short masculino – R$ 25,00).
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.
Projetos Sociais
Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho e Celina Fernandes.
Critério de realização: adesão do número mínimo de alunos necessários ao desenvolvimento das atividades em cada projeto.
O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:
1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
2- Ter se identificado com o projeto social escolhido;
3- Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;
4- Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;
5- Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;
6- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, faltar ou desistir no meio do caminho interfere e muito na qualidade do trabalho;
7- E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações (anterior ao início do trabalho e ao longo do ano), reuniões e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).
Custo: taxa semestral de R$ 175,00 para alunos participantes, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de projetos sociais devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.
Atuais projetos sociais:
Era Outra Vez – Projeto mais antigo do Equipe, realizado desde 1997 (iniciado em parceria com a Fundação Abrinq), tem como objetivo aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura feita por jovens.
Local de atuação em 2016: CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional)
Deslocamento através de van.
Chá de Arte – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que o seu estado seja menos doloroso e triste.
Local de atuação em 2016: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
Deslocamento através de van.
Formação
Todos que forem se inscrever em algum dos projetos do Instituto Equipe Cultura e Cidadania: Era Outra Vez, Chá de Arte e OBA! (projeto com atuação de alunos do 8º e 9º anos) devem participar da Apresentação e Formação Inicial dos Projetos do Instituto no dia 27 de fevereiro, sábado, das 9h às 13h.
Além dos encontros semanais, os membros de cada projeto terão outros momentos de reflexão e formação a serem agendados ao longo do ano.
4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde
As atividades eletivas ocorrerão principalmente no período da tarde, quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestas atividades, consideramos os seguintes procedimentos:
Coordenação do Ensino Médio
22/02/2016
Caro(a) aluno(a),
Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a escolha das atividades eletivas dos alunos do Ensino Médio. Para que você possa se preparar bem para realizar suas escolhas, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.
Vamos lá:
As atividades eletivas constituem uma das modalidades de aprendizado no currículo do Colégio Equipe. Neste sentido consideramos importante que você, ao longo da sua trajetória no Ensino Médio, escolha os projetos e momentos mais adequados para sua inserção. No entanto, a escolha por uma destas atividades não tem caráter obrigatório, ou seja, você pode escolher participar ou não, desde que justifique, considerando seu projeto de estudo e aprendizado para este ano.
Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos para grupos diferenciados. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão: Oficina de Invenções e Brinquedos (para alunos do EM e do EF II), Curso de Redação (aberto), Coral (aberto).
1 – Cronograma do processo de apresentação e escolha das atividades
O processo de apresentação, escolha e início de trabalho nas atividades eletivas segue o seguinte cronograma:
Entre 02/02 e 04/02 – Apresentação dos treinos esportivos nas aulas de Educação Física
22/02 (1ª e 2ª séries) e 25/02 (3ª série) nas aulas de Orientação Educacional – Introdução / Apresentação do presente documento sobre Atividades Eletivas (disponibilizado no site)
26/02 – Recebimento do Formulário de Inscrição
27/02 (sábado), das 9h às 13h – Apresentação dos Projetos Sociais e Formação Inicial (para todos os alunos interessados)
02/03 – Retorno dos Formulários de Inscrição preenchidos e assinados pelos pais (entrega para a Orientação Educacional, com recolhimento em sala de aula)
Semana de 07 a 11 de março – Início dos Treinos Esportivos/Dança e dos Projetos Sociais.
2 – Quadro de horários das atividades
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
Tarde |
14h30 às 16h Treino: Vôlei Feminino* (Professores Nelson e Adriano) |
14h às 15h45 Treino: Futsal Feminino* (Professores Francisco e Márcio) |
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16h às 17h30 Treino: Vôlei Masculino* (Professores Nelson e Adriano) 14h às 17h Projeto Social: Chá de Arte |
14h às 17h Projeto Social: Era Outra Vez |
15h45 às 17h30 Treino: Futsal Masculino* (Professores Francisco e Márcio) |
15h05 às 16h35 Dança (Profª. Suelena – Dô) |
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Noite |
20h30 às 22h Treino: Basquete. Ex-alunos e alunos atuais (Professor Nelson) |
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* Os treinamentos de futsal e vôlei ocorrerão no Clube Macabi, situado na Av. Angélica, nº. 634 (entre Alameda Barros e Baronesa de Itu).
3 – Breve descrição das atividades, critérios para realização e condições de participação
Turmas de Treinamento Esportivo e Dança
Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Suelena Francisca da Silva – Dô, Adriano Palmares Palma Martins e Márcio Ricardo de Lima.
Critério de realização: criação de grupos entre 15 e 25 alunos (treinos) e 10 e 20 alunos (dança).
Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o aluno pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos aulas de dança e turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete e vôlei, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e, para os esportes, a participação em campeonatos.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos:
1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
2- Ter se identificado com o esporte escolhido;
3- Ter disponibilidade de tempo para a participação nos treinamentos e em jogos a serem agendados;
4- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos do Equipe, com a equipe técnica e, eventualmente, com outras instituições. Esse compromisso se traduz em:
a) Presença em todos os treinamentos (faltas somente serão aceitas em casos de doença ou monitoria/trabalho de campo do colégio);
b) Pontualidade em treinos e jogos (atrasos reincidentes podem implicar afastamento dos treinamentos);
c) Uso de uniforme completo (vide abaixo) para a participação em jogos (falta de parte do uniforme implicará não participação no jogo);
d) Presença em jogos para os quais o aluno tenha sido convocado (impedimentos de presença não comunicados previamente às convocações podem levar a que não haja nova convocação, exceto em caso de adoecimento comunicado pela família);
Obs. – A realização de jogos e a relação de alunos convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita constará do mural de Educação Física e será enviada ao e-mail dos pais.
Custo: taxa semestral de R$ 175,00, para alunos participantes de dança e treinos, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de treinos e dança devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.
Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos no momento da inscrição, por cada aluno inscrito nos treinos. Cada aluno escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas.
Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa e meião preto (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa, short e meião.
Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short.
O pagamento e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 09 e 11/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 47,00; Meião preto – R$ 13,00; Short masculino – R$ 25,00).
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania
O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.
Projetos Sociais
Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho e Celina Fernandes.
Critério de realização: adesão do número mínimo de alunos necessários ao desenvolvimento das atividades em cada projeto.
O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.
Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:
1- Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
2- Ter se identificado com o projeto social escolhido;
3- Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;
4- Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;
5- Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;
6- Ter consciência de que a escolha significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, faltar ou desistir no meio do caminho interfere e muito na qualidade do trabalho;
7- E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações (anterior ao início do trabalho e ao longo do ano), reuniões e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).
Custo: taxa semestral de R$ 175,00 para alunos participantes, a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.
Ex-alunos participantes de projetos sociais devem conferir os custos envolvidos junto à Secretaria.
Atuais projetos sociais:
Era Outra Vez – Projeto mais antigo do Equipe, realizado desde 1997 (iniciado em parceria com a Fundação Abrinq), tem como objetivo aproximar a criança do livro por meio da mediação de leitura feita por jovens.
Local de atuação em 2016: CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional)
Deslocamento através de van.
Chá de Arte – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que o seu estado seja menos doloroso e triste.
Local de atuação em 2016: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus
Deslocamento através de van.
Formação
Todos que forem se inscrever em algum dos projetos do Instituto Equipe Cultura e Cidadania: Era Outra Vez, Chá de Arte e OBA! (projeto com atuação de alunos do 8º e 9º anos) devem participar da Apresentação e Formação Inicial dos Projetos do Instituto no dia 27 de fevereiro, sábado, das 9h às 13h.
Além dos encontros semanais, os membros de cada projeto terão outros momentos de reflexão e formação a serem agendados ao longo do ano.
4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde
As atividades eletivas ocorrerão principalmente no período da tarde, quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestas atividades, consideramos os seguintes procedimentos:
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(11) 3579 - 9150
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