08/04/2016

Tema

Metodologia Problematizadora de Ensino – Diálogo e Diretividade: como se (des)encontram nas nossas práticas educativas?

“Como é possível por o educador e o educando num mesmo nível de busca do conhecimento se o primeiro já sabe? Como admitir no educando uma atitude cognoscente, se o seu papel é o de quem aprende do educador?”

“Se a educação é dialógica, é óbvio que o papel do professor, em qualquer situação, é importante. Na medida em que ele dialoga com os educandos, deve chamar a atenção destes para um ou outro ponto menos claro, mais ingênuo, problematizando-os sempre. Por quê? Como? Será assim? Que relação vê você entre sua afirmação feita agora e a de seu companheiro “A”? Haverá contradição entre elas? Por quê?” (Paulo Freire, em Extensão ou Comunicação?)

“Resolvi me contaminar pela realidade. Os alunos me ensinaram como eu devia ensiná-los.” (Gílson Rampazzo, fundador do Colégio Equipe e Professor de Redação)

Os seminários promovidos pelo Colégio Equipe buscam criar um espaço de estudo e reflexão que possibilite a problematização das experiências docentes em sua relação com o currículo da escola, com a cultura e com as principais tendências em educação.

O objetivo principal do Seminário é compartilhar trabalhos realizados na Escola e estimular boas conversas entre os educadores. Acreditamos que nessas situações quem compartilha seu trabalho amplia a reflexão sobre ele a partir do diálogo com os colegas. Aqueles que participam dos subgrupos de trabalho podem conhecer algumas escolhas curriculares de outros ciclos e também formular questões sobre sua prática.

Ao discutir nossas práticas, concretizamos o caráter coletivo e autoral do nosso trabalho e podemos identificar desafios que nosso projeto político pedagógico encontra na experiência educacional cotidiana.

Já nos dedicamos a refletir sobre nossa concepção de educação e sobre o currículo da escola nas diferentes áreas. No ano passado, elegemos como tema a Metodologia Problematizadora de Ensino e neste ano decidimos aprofundar a temática a partir da questão: “Diálogo e diretividade: como se (des)encontram nas nossas práticas educativas?”. Entendemos que, a partir dessa escolha, podemos retomar questões fundantes para a configuração do projeto político pedagógico da Escola.

Objetivos Gerais:

Criar condições para que os educadores da escola:

• Troquem, conversem, dialoguem entre si sobre suas práticas;
  • Reconheçam continuidades e descontinuidades no currículo vertical da escola;
  • Aprofundem-se na compreensão e sistematização dos referenciais teóricos que fundamentam a metodologia problematizadora.

Objetivos Específicos:

Criar condições para que os educadores:

• Identifiquem a problematização como desencadeadora de situações de aprendizagem;
  • Identifiquem e socializem os aprendizados dos alunos e o que aprendem com seus alunos;
  • Levantem novas possibilidades de problematizações a serem trabalhadas por professores e alunos.

Inscrições de Trabalhos:

Temos o prazer de convidá-los a inscrever trabalhos sobre a sua experiência no encontro com os alunos. Acreditamos que possam suscitar boas conversas trabalhos que enfatizem como os educadores entram em contato e problematizam os conhecimentos e concepções de seus alunos e o que aprendem com eles nesse processo.

Nosso desafio será partilhar relatos reflexivos de situações didáticas em que o educador reconhece que houve ou é possível intensificar o diálogo e o aprendizado com seus alunos.

Uma boa aula, um bom trabalho, boas preguntas e projetos bem articulados ao currículo da escola serão muito bem-vindos, tanto quanto propostas que geram dúvida e possam ser partilhadas com os colegas, em um encontro no qual todos contribuam para o aprimoramento de nossa prática e do nosso currículo.

Cronograma:

Até 24 de março: Inscrições de trabalhos pelos professores.

De 28 de março a 8 de abril: Seleção/Organização de trabalhos pela coordenação.

De 11 a 13 de abril: Inscrição dos professores, que não apresentarão trabalhos, nos grupos de discussão.

16 de abril: IX Seminário das 8h30 às 17h30.

Participantes:

Educadores do Colégio Equipe

08/04/2016

Tema

Objetivos Gerais:

Criar condições para que os educadores da escola:

• Troquem, conversem, dialoguem entre si sobre suas práticas;
  • Reconheçam continuidades e descontinuidades no currículo vertical da escola;

Objetivos Específicos:

Criar condições para que os educadores:

Inscrições de Trabalhos:

Cronograma:

Até 24 de março: Inscrições de trabalhos pelos professores.

De 28 de março a 8 de abril: Seleção/Organização de trabalhos pela coordenação.

16 de abril: IX Seminário das 8h30 às 17h30.

Participantes:

Educadores do Colégio Equipe