EFI – 5º Ano Manhã e Tarde – Processo de passagem

06/09/2018

Aos pais do 5º ano – Manhã e Tarde,

Conforme informado em reunião, estamos preparando nossos alunos para a entrada no Ensino Fundamental II, um marco importante em seu trajeto escolar.

Temos conversado com os alunos sobre esta passagem em diversos momentos e planejamos para este semestre alguns encontros para que eles conheçam mais sistematicamente os desafios que encontrarão no Ensino Fundamental II, se familiarizem com as mudanças e esclareçam suas dúvidas e curiosidades, interagindo com os alunos e alguns professores do atual 6º ano.

Esse é um momento muito importante na vida escolar de seu (sua) filho(a). Para trás ficará a professora polivalente, que centraliza as atividades e é uma referência segura, constante e diária no processo de aprendizagem; e à frente vem o desafio de ter mais de dez professores diferentes. Esses professores são também diferentes no modo de ser e de ensinar. Proporão tarefas que trarão novos desafios e, consequentemente, mudanças no estudo e na lição de casa, com prazos às vezes longos, às vezes curtos, conforme a grade de horários, o que exigirá muita atenção e organização diariamente na escolha do material que pode ser deixado no armário da escola e o que deverá ser levado para casa.

Estas são mudanças muito significativas, que pedem reflexões e cuidados com os quais temos que nos ocupar. Preparamos essa passagem, por isso, cuidadosamente, de modo que a chegada ao 6º ano seja vivenciada por pais e filhos(as) de forma processual, tranquila e feliz!

Vamos agora explicitar a vocês os nossos objetivos de trabalho para esse processo de passagem e, em seguida, apresentar as atividades planejadas.

 

OBJETIVOS GERAIS

Criar condições para que os alunos:

  • Conheçam seus novos desafios de estudo e as diretrizes de trabalho no 6º ano, assim como as regras de convivência e de organização da escola no Ensino Fundamental II.
  • Estabeleçam vínculos positivos com alguns dos educadores que serão referência para seu estudo.
  • Ampliem a percepção dos aprendizados que já realizaram de forma a realizar uma boa finalização dos seus estudos no 5º ano.

 

Criar condições para que os pais:

  • Conheçam as etapas do processo de passagem de 5º para o 6º ano e seus principais objetivos.

 

ETAPAS DE TRABALHO – PASSAGEM DE 5º PARA 6º ANO

Solicitamos que os alunos não faltem à escola nas datas agendadas para que consigam participar de todas as atividades previstas.

Desde já nos colocamos à disposição para conversar, com os pais que sentirem necessidade, sobre questões e/ou o aprofundamento dos pontos aqui colocados.

 

Ana Tanis
Orientação Pedagógica e Educacional – 6º ano
Flávio Cidade
Orientação Pedagógica e Educacional – 5º ano 

 

EFI – 5º Ano Manhã e Tarde – Processo de passagem

06/09/2018

Aos pais do 5º ano – Manhã e Tarde,

Conforme informado em reunião, estamos preparando nossos alunos para a entrada no Ensino Fundamental II, um marco importante em seu trajeto escolar.

Temos conversado com os alunos sobre esta passagem em diversos momentos e planejamos para este semestre alguns encontros para que eles conheçam mais sistematicamente os desafios que encontrarão no Ensino Fundamental II, se familiarizem com as mudanças e esclareçam suas dúvidas e curiosidades, interagindo com os alunos e alguns professores do atual 6º ano.

Esse é um momento muito importante na vida escolar de seu (sua) filho(a). Para trás ficará a professora polivalente, que centraliza as atividades e é uma referência segura, constante e diária no processo de aprendizagem; e à frente vem o desafio de ter mais de dez professores diferentes. Esses professores são também diferentes no modo de ser e de ensinar. Proporão tarefas que trarão novos desafios e, consequentemente, mudanças no estudo e na lição de casa, com prazos às vezes longos, às vezes curtos, conforme a grade de horários, o que exigirá muita atenção e organização diariamente na escolha do material que pode ser deixado no armário da escola e o que deverá ser levado para casa.

Estas são mudanças muito significativas, que pedem reflexões e cuidados com os quais temos que nos ocupar. Preparamos essa passagem, por isso, cuidadosamente, de modo que a chegada ao 6º ano seja vivenciada por pais e filhos(as) de forma processual, tranquila e feliz!

Vamos agora explicitar a vocês os nossos objetivos de trabalho para esse processo de passagem e, em seguida, apresentar as atividades planejadas.

 

OBJETIVOS GERAIS

Criar condições para que os alunos:

  • Conheçam seus novos desafios de estudo e as diretrizes de trabalho no 6º ano, assim como as regras de convivência e de organização da escola no Ensino Fundamental II.
  • Estabeleçam vínculos positivos com alguns dos educadores que serão referência para seu estudo.
  • Ampliem a percepção dos aprendizados que já realizaram de forma a realizar uma boa finalização dos seus estudos no 5º ano.

 

Criar condições para que os pais:

  • Conheçam as etapas do processo de passagem de 5º para o 6º ano e seus principais objetivos.

 

ETAPAS DE TRABALHO – PASSAGEM DE 5º PARA 6º ANO

Solicitamos que os alunos não faltem à escola nas datas agendadas para que consigam participar de todas as atividades previstas.

Desde já nos colocamos à disposição para conversar, com os pais que sentirem necessidade, sobre questões e/ou o aprofundamento dos pontos aqui colocados.

 

Ana Tanis
Orientação Pedagógica e Educacional – 6º ano
Flávio Cidade
Orientação Pedagógica e Educacional – 5º ano 

 

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024