EI – GI e 1° Ano – Alteração no Plantão da tarde

11/10/2018

Aos pais dos alunos de GI e 1º ano,

A partir da próxima semana, vamos pôr em prática, e posteriormente avaliar para fazer as adequações necessárias, um plantão em sala de aula no horário de saída, das 17h30 às 17h55.

Pedimos que os pais permaneçam no mesmo local. Uma das professoras responsáveis pelo plantão descerá às 17h30, verificará quem chegou para buscar as crianças e descerá com elas, para então verificar novamente quem chegou, fazendo pequenas viagens como ocorre na hora da entrada, entre 13h e 13h15.

Justificativa

Muitas crianças têm ficado no plantão até mais tarde, esperando por irmãos mais velhos, e como esse é um horário de espera, sem brinquedos ou atividades estruturadas, têm surgido situações de conflito que avaliamos desnecessárias. Em sala, teremos condição de observar melhor o que propor e quando e como intervir quando as brincadeiras espontâneas passam a gerar conflito.

Recomendações fundamentais para esse momento

É importante lembrar algumas de nossas solicitações, fundamentais para a melhor organização possível e a segurança de todos neste momento:

• Pedimos que os alunos de GI e 1º ano, sempre que possível, saiam entre 17h30 e 17h55, para que a diferença de horário de saída entre os ciclos permita um melhor fluxo dos carros na rua e na porta da escola.
  • Pedimos que quando as crianças de GI e 1º ano têm irmãos em outros ciclos, quem vem buscar chegue mais tarde ou não deixe o carro na porta da escola, já que temos apenas 4 vagas disponíveis.
  • Pedimos a quem parar o carro em uma dessas vagas, que seja o mais breve possível, solicitando o auxílio de nossos funcionários para encaminharem as crianças rapidamente para a saída.
  • Pedimos a quem vem buscar as crianças que as chamem assim que chegarem à escola e não permitam que os alunos retornem ao plantão, nos ajudando assim a garantir um momento o mais tranquilo e seguro possível para quem ainda aguarda a chegada de um responsável.
  • Pedimos que os pais não permaneçam na parte externa do plantão com seus filhos, pois isso não favorece uma boa organização do fluxo de saída da escola.
  • Enfatizamos que não é permitida, nesse momento, a distribuição de alimentos, pois isso pode gerar conflitos ou reações alérgicas.

Lembramos ainda que, a partir das 18h15, teremos na escola apenas os funcionários de apoio. Solicitamos, portanto, que todos venham buscar seus filhos até esse horário.

Agradecemos desde já a colaboração de todos, bem como o encaminhamento de possíveis questões ou sugestões à Rita ou à Luciana Gamero.

Luciana Gamero
Orientação de GI e 1º ano