EM – Temático de Astronomia – Visita ao Planetário

19/04/2018

Caros pais e alunos da 3ª série,

Como parte do Curso Temático de Astronomia, os alunos que optaram por esta disciplina neste semestre têm duas atividades obrigatórias.

A primeira é uma visita ao Observatório Abrahão de Moraes (OAM) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), situado em Valinhos. Lá os alunos vão participar de uma atividade nomeada “Noite com as Estrelas”.

Nessas noites, o público tem à sua disposição dois telescópios MEADE de 12 polegadas, Prometeu e Asterix, com os quais poderão observar a Lua, suas crateras e montanhas, os planetas que estiverem visíveis no momento (Vênus, Marte, Júpiter e Saturno), aglomerados estelares, nebulosas, estrelas múltiplas etc. Ao mesmo tempo, o público recebe uma verdadeira aula ao ar livre, de reconhecimento do céu e de Astronomia. Em caso de céu encoberto, as observações são substituídas por uma palestra, filme com tema astronômico ou visita aos instrumentos do Observatório.

Os alunos devem se encontrar na escola, na sexta-feira, dia 20, às 15h, para saída às 15h30h, de onde seguirão em ônibus fretado e acompanhados pelo professor de Astronomia, Rafael e pela assistente de Geografia Mayara. Todos devem usar a camiseta da escola e levar um lanche para comerem no ônibus durante a ida. No retorno, o grupo fará uma parada na estrada para comerem alguma coisa e, por isso, devem levar uma pequena quantia em dinheiro. O horário de chegada está previsto para as 21h30.

A segunda é uma visita ao Planetário que será na sexta-feira, dia 27 de abril. A saída da escola em transporte fretado será às 17h30 para iniciarmos o trabalho lá às 18h30. Após a sessão do planetário, se for possível, haverá uma observação do céu. O retorno, portanto, deve ser por volta das 21h.

Qualquer impossibilidade de participação deve ser justificada antecipadamente pelos pais para a coordenação da escola.

Luciana Fevorini
Orientadora Educacional e Pedagógica da 3ª série