Influenza A (H1N1) – Vacinação

13/06/2018

Versão pdf

Aos pais e alunos,

Hoje temos notícia de que 18 pessoas da nossa comunidade tiveram diagnóstico confirmado de Influenza A (H1N1).

Além de se apresentar como síndrome gripal, a influenza pode também evoluir para sintomas mais graves, de forma que estamos tomando todas as providências ao nosso alcance para minimizar o contágio. Fizemos a notificação dos casos à UVIS (Unidade de Vigilância em Saúde) Sé/Santa Cecília e novas consultas a profissionais da área, e fomos orientados a recomendar a vacinação aos alunos e a toda a comunidade do Colégio Equipe.

Para interromper a circulação do vírus em nossa escola, os procedimentos mais importantes e recomendados são:

• Isolamento de quem contrair a gripe

Todos temos que intensificar o cuidado nesse sentido e procurar orientação médica diante de qualquer sintoma de gripe, ou de familiares com sintomas, para manter o resguardo necessário e assim evitar o contágio.

• Procedimentos de prevenção

Todos os procedimentos de prevenção recomendados estão sendo adotados pela escola. Professores e profissionais da cozinha, limpeza e inspetoria receberam as orientações necessárias. Mais informações no link abaixo:

• Vacinação

A vacinação anual contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas são bastante seguras, sendo a dor local o evento adverso mais comum nos vacinados. A vacina é composta de partículas virais purificadas que não causam doença, mas estimulam a produção de anticorpos, os quais terão efeito protetor contra uma eventual infecção, seja para impedir o adoecimento, seja para diminuir a gravidade nos que adoecerem. Esta proteção se inicia a partir do 10º dia após a vacinação. Algumas pessoas, mesmo vacinadas, ainda podem adoecer neste intervalo, mas terão o benefício protetor dentro de alguns dias.

Os professores e funcionários da escola têm direito a tomar a vacina gratuitamente nos postos de saúde, e foram orientados nesse sentido.

Realizamos vários contatos com órgãos públicos responsáveis pela vigilância epidemiológica na tentativa de conseguir vacinação gratuita para toda a comunidade da escola, porém não há essa possibilidade, já que a campanha está direcionada a um público específico e não há garantia de que será estendida a todos.

Optamos, assim, por organizar uma campanha de vacinação em parceria com uma clínica particular.

Embora seja necessário pagar pela vacina, a que será utilizada é a tetravalente, que protege para uma cepa a mais do que a trivalente oferecida na rede pública.

Vacinação na escola em 14 de junho de 2018

Visando a colaborar para que nossa comunidade tenha acesso à vacina rapidamente, e por um valor mais acessível do que o praticado nas clínicas particulares, agendamos com a Clínica Vaccin uma campanha de vacinação para a próxima 5ª feira, dia 14 de junho, nos seguintes horários:

• 7h às 8h30
  • 12h às 14h
  • 17h20 às 19h

Pais e alunos podem se vacinar e devem consultar seus médicos de confiança para participar com segurança desta campanha, recomendada pela escola nesse momento para o bloqueio do contágio.

Cada vacina sairá por R$ 80,00, um valor aproximadamente 30% abaixo do praticado nas clínicas quando procuradas individualmente.

Procedimentos para vacinação na escola

EI e EF I

Solicitamos que os(as) alunos(as) de GI a 5º ano sejam acompanhados por um responsável para serem vacinados na escola. Os responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação ou guardar o comprovante que será fornecido, e efetuar o pagamento, que poderá ser feito com cartão de crédito (em até 3 vezes), com cartão de débito ou em dinheiro.

EF II e EM

Para que um(a) aluno(a) desses ciclos receba a vacina na escola sem a presença dos responsáveis, é necessário:

• Que a autorização abaixo seja entregue pelo(a) aluno(a) no momento de tomar a vacina.
  • Que o(a) aluno(a) traga, se possível, sua caderneta de vacinação. De toda maneira, cada aluno(a) receberá um comprovante da realização da vacina.
  • Que o(a) aluno(a) traga, de preferência em um envelope, o valor para o pagamento em dinheiro. O pagamento também pode ser feito pelo(a) aluno(a) ou por seu responsável com cartão de crédito (em até 3 vezes) ou cartão de débito.

Notificação de ausências à escola

Nosso compromisso com a UVIS é manter a notificação atualizada dos casos de gripe, enviando nome do(a) aluno(a), faixa etária, data da notificação à escola e necessidade de internação. Seguimos contando com a colaboração de todos para que a escola seja avisada prontamente diante da necessidade de qualquer ausência, para que possamos acompanhar suas razões e também registrar sintomas e diagnósticos, se for o caso.

Contamos com a colaboração de todos, imprescindível para que possamos evitar a disseminação da gripe.

Coordenação do Colégio Equipe

Influenza A (H1N1) – Vacinação