Cuidados em relação a febre amarela

07/03/2019

Aos pais,

Temos algumas atividades fora da cidade programadas para este semestre e consideramos importante comunicar que neste ano há recomendação de vacinação, pelo Ministério e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, para as pessoas que saírem da zona urbana e se dirigirem a qualquer região de todo o Estado de São Paulo.

Quem já tomou a vacina no ano passado, ou antes, não precisa tomar novamente. A dose fracionada provê imunidade ao menos por 8 anos e a dose padrão só precisa ser tomada uma única vez.

Segue uma lista das viagens previstas para este ano em cada grupo/série:

Data Séries envolvidas Atividade Local de destino
27 a 29 de março 6º e 7º ano EF II Acampamento: Rancho Ranieri São Lourenço da Serra
03 a 05 de abril 8º e 9º ano EF II
18 de abril 2ª série E. Médio Trabalho em campo Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu e Salto
24 a 26 de abril 1º a 5º ano EF I Acampamento: República Lago Leme
29 a 31 de maio 6º ano EF II Trabalho em campo Santos
12 a 14 de junho 7º ano EF II
14 de agosto 4º ano EF I Trabalho em campo Salesópolis
14 a 16 de agosto 1ª série E. Médio Trabalho em campo Região de Ribeirão Preto

(há recomendação para vacinação nessa região desde 2008)

11 de setembro 2º ano EF I Trabalho em campo Rio Pinheiros
02 a 04 de outubro 2ª série E. Médio Trabalho em campo Cubatão (Baixada Santista)
9 de outubro 3º ano EF I Trabalho em campo Núcleo Engordador – Parque Estadual da Cantareira
22 de novembro GI e 5º ano

EI e EF I

Day camp Juquitiba

Todas as famílias que optarem pela vacinação devem considerar que a vacina deve ser tomada pelo menos 10 dias antes da atividade, tempo previsto para a aquisição de imunidade.

Aos pais do Ensino Fundamental I e II, pediremos que, antes de cada viagem, nos informem se os alunos estão ou não vacinados, para que possamos considerar esse dado na eventualidade de alguma ocorrência de saúde, e que nos informem estar cientes da recomendação de vacinação na região de destino.

Tivemos a orientação de que cuidados fundamentais com quem não está vacinado são o uso de repelente com icaridina sobre o protetor solar ou diretamente sobre a pele, em lugar do uso de protetor com repelente ou outros tipos de repelente, e a restrição ao uso de salicilatos, como AAS e Aspirina, em caso de febre, mas sugerimos que as famílias conversem a respeito e sigam a orientação de pediatras e médicos de confiança.

Segue link para documento com informações básicas sobre a febre amarela do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” e Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Febre Amarela – perguntas e respostas

Ficaremos atentos e informaremos caso haja alteração no destino dessas saídas ou nessas recomendações.

Coordenação do Colégio Equipe

Cuidados em relação a febre amarela

07/03/2019

Aos pais,