EFII – 6° Ano – Boletim do 1º trimestre

26/04/2019

Caros pais e alunos do 6º ano,

No Colégio Equipe, a avaliação é parte do processo de ensino-aprendizagem e tem por finalidade permitir aos professores, alunos e pais identificar de que forma as aprendizagens previstas no nosso currículo estão sendo aproveitadas pelos alunos e, assim, tomar decisões para a continuidade dos estudos.

No Ensino Fundamental II, as situações de avaliação podem contar com instrumentos como provas, trabalhos individuais e em grupo, lições de casa e a verificação de material de registro de aulas e de atividades. Nosso regimento prevê ainda que o processo avaliativo em cada disciplina seja composto por pelo menos dois instrumentos de avaliação, elaborados pelos professores com a supervisão da orientação pedagógica e agendados diretamente com os alunos.

Vocês estão recebendo o primeiro boletim do seu filho no Ensino Fundamental II relativo ao 1º trimestre do ano. Ao lado de cada componente curricular há o conceito e o número de faltas do seu filho no período. Junto com o boletim individual, também virá um gráfico com o aproveitamento da turma em cada uma das disciplinas, o que permite uma visão mais ampla do desempenho do seu filho em relação ao grupo. Caso não tenha recebido o link de acesso via e-mail, entre em contato informatica@colegioequipe.g12.br.

Nas aulas de Orientação Educacional na segunda-feira 29/04, os alunos receberão um boletim impresso contendo as mesmas informações, acrescidas dos conceitos obtidos por cada um dos seus colegas da turma. O objetivo de socializar esses dados é criar condições para que cada aluno reflita sobre seu processo de aprendizagem no contexto do trabalho coletivo, realizado pelos professores e colegas de classe, e que possa contribuir e se corresponsabilizar pelo aprendizado de todos.

Nas aulas de Orientação Educacional na segunda-feira 29/04, em posse dos boletins, os alunos farão uma autoavaliação de seu desempenho no trimestre, considerando sua disposição para o trabalho coletivo, sua organização para ter o material necessário para cada aula, a pontualidade na entrega de lições de casa e trabalhos, e seu compromisso com os estudos. Entendemos que, tão importante quanto os resultados, é compreender os processos que levaram até eles e, principalmente, pensar o que deve ser aprimorado e o que deve ser mantido ao longo dos próximos trimestres.

Os resultados dos processos avaliativos de todas as disciplinas são expressos nos seguintes conceitos:

Conceitos Nível de aprendizagem do aluno
A Atingiu plenamente todos os objetivos propostos.
B Atingiu todos os objetivos essenciais propostos.
C Atingiu em parte os objetivos essenciais propostos.
D Não atingiu os objetivos essenciais propostos.
E Não atingiu nenhum dos objetivos essenciais propostos.
Z Ausência de informação para avaliação.

Os alunos que tiverem conceito final igual ou inferior a C em alguma matéria no trimestre devem fazer o processo de recuperação. As atividades propostas têm como objetivo oferecer outras oportunidades, além daquelas oferecidas durante o trimestre, para os alunos tirarem dúvidas sobre os conteúdos em questão e serem reavaliados.

As disciplinas Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Inglês contarão com aulas de recuperação que ocorrerão fora do horário regular, nos dias 03 e 04 de maio (sexta e sábado) pela manhã, e com avaliações nos dias 10 e 11 de maio (sexta e sábado) pela manhã, conforme horário apresentado a seguir. As disciplinas que não terão aulas, contarão com processos de recuperação específicos, que prescindem a vinda dos alunos em horários fora do regular.

Os alunos receberão dos professores um roteiro de estudos contendo o que devem estudar e as atividades que devem fazer. Os roteiros de estudos estarão disponíveis também no site da escola. As atividades propostas pelos roteiros deverão ser entregues no dia das avaliações.

Autorização e saída

Os alunos que tiverem atividades de recuperação nas sextas-feiras, só poderão sair para almoçar fora da escola se tiverem autorização por escrito dos pais. Pedimos especial atenção para o tempo disponível entre o final das aulas de recuperação e o início das aulas regulares, para que não se atrasem. Aos que forem almoçar na escola, solicitamos que as famílias nos avisem com pelo menos um dia de antecedência. Nos sábados, não será permitida a saída entre uma aula e outra, devendo os alunos permanecer na biblioteca estudando se tiverem intervalo entre aulas.

Qualquer impossibilidade de comparecimento às aulas ou provas deve ser informada previamente e justificada pelos pais à Orientação pelo e-mail secretaria@colegioequipe.g12.br.

Estamos disponíveis para outros esclarecimentos que julgarem necessários.

Orientação do Ensino Fundamental II

Roteiros de estudos

Horário de aulas de recuperação

Horário de provas de recuperação

EFII – 6° Ano – Boletim do 1º trimestre

26/04/2019

Caros pais e alunos do 6º ano,

Conceitos Nível de aprendizagem do aluno
A Atingiu plenamente todos os objetivos propostos.
B Atingiu todos os objetivos essenciais propostos.
C Atingiu em parte os objetivos essenciais propostos.
D Não atingiu os objetivos essenciais propostos.
E Não atingiu nenhum dos objetivos essenciais propostos.
Z Ausência de informação para avaliação.

Autorização e saída

Estamos disponíveis para outros esclarecimentos que julgarem necessários.

Orientação do Ensino Fundamental II

Roteiros de estudos