EM – 1ª Série – Socialização – Trabalho de campo Ribeirão Preto

17/09/2019

 

“Da rapadura ao biocombustível – quão doce é essa cana?”

Atividade síntese do projeto – 1ª série

Data: 27/09/2019, sexta-feira | Horário: 19h30 às 21h45 | Participantes: Pais, alunos e educadores

 

O estudo na região de Ribeirão Preto busca caracterizar a dinâmica social, política e econômica da agroindústria da cana-de-açúcar no sudeste brasileiro. Em campo, foram realizadas a observação e coleta de dados da paisagem, dos processos de produção do açúcar e do álcool; o encontro com técnicos das usinas e com representante dos Auditores Rurais, Wellington Kaimoti; e foram entrevistados trabalhadores rurais e moradores de município que os recebe. Na análise dos dados, os alunos aprofundaram os conceitos de transformação, desenvolvimento, espaço, sistema produtivo, bem estar social, ciência e tecnologia trabalhados até o momento.

No encerramento desse projeto, todos serão convidados a tomar uma posição frente a problemas encontrados na região, a partir de um estudo de caso proposto e da socialização de conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Com isto, estaremos contemplando um dos principais objetivos da aprendizagem nesta série, que é a problematização das relações entre ciência, tecnologia e decisão política.

Professores responsáveis: Antônio Carlos de Carvalho (Geografia), Eliane Yambanis (História do Brasil), Helika Amemiya Chikuchi (Biologia), Marlito de Sousa Lima (Filosofia),  Renata Nascimento Nogueira (Física), Roosevelt Kiyohisa Fujikawa (Química), Graça Maria Marino Totaro (Orientação Pedagógica e Educacional).

EM – 1ª Série – Socialização – Trabalho de campo Ribeirão Preto

17/09/2019

 

“Da rapadura ao biocombustível – quão doce é essa cana?”

Atividade síntese do projeto – 1ª série

Data: 27/09/2019, sexta-feira | Horário: 19h30 às 21h45 | Participantes: Pais, alunos e educadores

 

O estudo na região de Ribeirão Preto busca caracterizar a dinâmica social, política e econômica da agroindústria da cana-de-açúcar no sudeste brasileiro. Em campo, foram realizadas a observação e coleta de dados da paisagem, dos processos de produção do açúcar e do álcool; o encontro com técnicos das usinas e com representante dos Auditores Rurais, Wellington Kaimoti; e foram entrevistados trabalhadores rurais e moradores de município que os recebe. Na análise dos dados, os alunos aprofundaram os conceitos de transformação, desenvolvimento, espaço, sistema produtivo, bem estar social, ciência e tecnologia trabalhados até o momento.

No encerramento desse projeto, todos serão convidados a tomar uma posição frente a problemas encontrados na região, a partir de um estudo de caso proposto e da socialização de conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Com isto, estaremos contemplando um dos principais objetivos da aprendizagem nesta série, que é a problematização das relações entre ciência, tecnologia e decisão política.

Professores responsáveis: Antônio Carlos de Carvalho (Geografia), Eliane Yambanis (História do Brasil), Helika Amemiya Chikuchi (Biologia), Marlito de Sousa Lima (Filosofia),  Renata Nascimento Nogueira (Física), Roosevelt Kiyohisa Fujikawa (Química), Graça Maria Marino Totaro (Orientação Pedagógica e Educacional).

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3579 - 9150

(11) 3662 - 6500

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2019

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3579 - 9150

(11) 3662 - 6500

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2019