Grupo de Estudos: Antonio Gramsci

02/08/2019

O Pensamento de Antonio Gramsci

Antonio Gramsci viveu e atuou politicamente em período crucial da história mundial, especialmente da europeia. Neste período tivemos a eclosão de dois grandes conflitos, a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa, ambas provocando transformações cruciais no continente, com reflexos no mundo todo. Milhões de mortos, enfraquecimento político e econômico das potências europeias tradicionais (França e Inglaterra), a emergência do fascismo em vários países do continente, são alguns dos exemplos desses tempos turbulentos.

Foi no período entre as duas guerras mundiais que viveu, militou politicamente e morreu Antonio Gramsci, um dos mais originais pensadores marxistas.

Mas foi somente depois da Segunda Guerra Mundial que Antonio Gramsci começou a ser reconhecido como um sofisticado e singular intelectual, que passou a ser estudado e seguido com entusiasmo por estudantes e militantes políticos nos quatro cantos do mundo.

O Colégio Equipe tem o prazer de oferecer um curso para a comunidade equipana, com duração de dez encontros. Neste curso serão abordados alguns conceitos elaborados por este singular e importante pensador italiano.

Terças-feiras, das 18h30 às 20h
10 aulas: de 20 de agosto a 22 de outubro
Local: Colégio Equipe
Vagas limitadas (recomendação: Ensino Médio completo)