Boletim diretrizes para o trabalho educacional do Equipe neste semestre

18/08/2020

Aos alunos e famílias do Colégio Equipe,

Como é de conhecimento público, o governo do Estado de São Paulo determinou que o retorno para as atividades presenciais pode se dar a partir do dia 07 de outubro, considerando a situação sanitária de cada região e as singularidades de cada escola em seu território.

No contexto da nossa escola, definimos no início do semestre e compartilhamos agora com os alunos e as famílias as seguintes diretrizes e orientações de trabalho.

a – O trabalho educacional no segundo semestre está sendo planejado para ser mediado por tecnologias. Consideramos que esse encaminhamento permite estabelecer um processo e um ritmo de aprendizagem para todos os nossos alunos, preservando a segurança.

b- Considerando as características dessa modalidade de ensino, o grupo de educadores tem trabalhado na revisão dos objetivos de aprendizagem e dos principais projetos a serem realizados considerando as diretrizes educacionais de cada ano/série.

c – Cada ciclo definiu ainda as situações e os critérios de avaliação do trabalho educacional proposto, que foi ou será apresentado em breve aos alunos e famílias.

d – Refizemos a dinâmica dos encontros e momentos de trabalho em cada ciclo, definindo um horário fixo para as aulas por videoconferência, o ritmo de disponibilização das atividades e as orientações de estudo. Com isso, esperamos contribuir para a organização dos alunos e famílias.

e – Reorganizamos também o calendário escolar, de forma a definir os principais marcos do trabalho educacional nesse segundo semestre. Em breve ele será publicado no site e encaminhado para as famílias.

Quando possível e fizer sentido educacional, vamos propor situações de trabalho presencial com atividades de acolhimento e de orientação de estudos de forma a ampliar as situações de aprendizagem planejadas pelos educadores. O encaminhamento dessas atividades levará em conta os protocolos de segurança discutidos com trabalhadores da escola, pais e educadores. Na elaboração desses protocolos e na sua implantação contamos com a assessoria especializada do médico epidemiologista Ricardo Mangabeira Albernaz.

Os trabalhadores dos setores de apoio da escola (atendimento, secretaria e tesouraria) participaram de um processo de preparação para o retorno ao ambiente escolar, incluindo esclarecimento e treinamento dos protocolos de segurança. Assim foi definido um horário alternativo de funcionamento e um rodízio entre os trabalhadores, respeitando as condições de saúde de cada um e dos seus familiares. Dessa forma, estamos organizados para reabrir a escola nesses setores a partir do dia 17 de agosto, em horário de atendimento ao público das 08h às 15h.

A coordenação e a orientação continuam disponíveis para conversar sobre as situações individuais.

Agradecemos, mais uma vez, a presença e a participação nesse momento da nossa escola.

Direção do Colégio Equipe

Boletim diretrizes para o trabalho educacional do Equipe neste semestre