EFI – 3° Anos – Circular da Orientação – Início 3º Ano 2020

06/02/2020

Aos pais dos alunos de 3º ano,

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

 

Documento Curricular

No Documento Curricular da série de seu filho, que pode ser acessado no link abaixo, é possível conhecer as diretrizes e os principais objetivos e conteúdos para a série nas diferentes disciplinas que compõem o nosso currículo. Ele dá referência para os objetivos de aprendizagem e critérios de avaliação que integrarão os boletins trimestrais dos alunos.

Os alunos terão aulas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências com professoras de classe; aulas de Artes, Capoeira, Educação Física, Inglês e Música com professores especialistas; Encontros de Leitura na Biblioteca, Oficinas (diferentes linguagens em grupos interséries) e Quadra (diferentes jogos em grupos interséries) no dia do período integral.

Documento Curricular de 3º ano

 

Reuniões de Pais e Eventos

Em breve daremos início às Reuniões de Pais, encontros nos quais poderemos elucidar, de início, a nossa proposta educacional e, ao longo do ano, a avaliação dos principais aprendizados propostos e realizados em cada período escolar; os desafios planejados para a continuidade do processo de aprendizagem do grupo; e os principais aspectos da vida escolar dos alunos e da dinâmica da classe, incluindo as intervenções realizadas, as conquistas e necessidades do grupo.

Além das reuniões, alguns eventos previstos em calendário contribuem para a integração da comunidade da escola e para que os pais se aproximem dos aprendizados e produções de seus filhos.

Data Grupo Evento Objetivo Principal
Sábado, 9/5 GI a 5º ano Passeio Ciclístico Convivência entre alunos, pais e educadores
Sábado, 30/5 GI a 9º ano Mostra Literária Exposição de trabalhos de produção de texto, troca de experiências de aprendizado e valorização das práticas de leitura e escrita
Sábado, 20/6 GI a 9º ano Festa Junina Confraternização e apresentação de danças típicas e regionais
6ª feira, 25/9 GI a 5º ano Encerramento da Olimpíada – Manhã Ritual de encerramento e premiação de atividade de integração, que promove cooperação e perseverança por meio de atividades lúdicas e esportivas
GI a 9º ano Encerramento da Olimpíada – Tarde
Sábado, 17/10 GI a 5º ano Brinquedos e Brincadeiras Comemoração do Dia das Crianças, com brincadeiras entre pais e filhos
Sábado, 7/11 GI a 9º ano Escola, Arte e Cultura Exposição de trabalhos e apresentações de Música do 1º ano
6ª feira, 4/12 GI a 5º ano Roda de Capoeira Confraternização entre alunos de diferentes grupos
4ª feira, 9/12 2º a 5º ano Apresentação de Música Apresentação do repertório mais significativo de cada grupo

 

Conversas com a Orientação

Nosso compromisso é partilhar com clareza a nossa avaliação do que ocorre na vida escolar dos alunos, as nossas intervenções e possíveis preocupações, de forma que entraremos em contato quando tivermos informações a partilhar ou mesmo solicitar.

Nossa expectativa é de que os pais entrem em contato conosco se quiserem saber mais sobre algum aspecto da vida escolar de seus filhos ou para nos contar sobre o que os alunos expressam estar vivendo na escola, seja quando algo preocupa, seja para o aprimoramento de nossa observação, compreensão e intervenção em diversos aspectos.

Conversas por telefone ou em entrevistas agendadas são mais indicadas quando é importante preservar os alunos de nossas preocupações, enquanto estamos em processo de compreensão das questões envolvidas.

Aspectos que costumam motivar conversas são:

  • dúvidas quanto à necessidade de acolher as dificuldades de um aluno ou intensificar conjuntamente, pais e escola, nossa expectativa e exigência;
  • dúvidas relativas à necessidade de acompanhamento ou auxílio, ou de uma maior exigência de autonomia, nas tarefas escolares e na organização para sua realização e entrega;
  • a necessidade de intervenções diante de dificuldades de contenção de impulsos (agressividade física e verbal) ou de movimentos de exclusão.

 

Boletins trimestrais

A cada trimestre, comunicaremos nossa avaliação do processo de aprendizagem de cada aluno às famílias. Nosso objetivo é, a partir da divulgação da avaliação trimestral, recontratar com os alunos o que esperamos que aprendam e os principais desafios coletivos e individuais.

Nossa intenção é de que, ao longo do Ensino Fundamental I, os alunos aproveitem as situações de elaboração de sua autoavaliação e de conversas com pais, professores e/ou orientadores, para reconhecer aprendizados conquistados e a serem conquistados, facilidades e dificuldades, e comecem a criar uma metodologia pessoal de estudo, dispondo-se a adequá-la às necessidades identificadas.

 

Formas de acompanhamento da lição de casa

A realização das lições de casa é imprescindível para o aprendizado e para o compromisso dos alunos com o que é contratado individual e coletivamente. Muitas lições são socializadas, em momentos nos quais é possível tirar dúvidas e partilhar diferentes estratégias, formas particulares de pensar ou expressar conhecimentos. Outras lições são apenas avaliadas pelos professores, como forma de acompanhamento do que os alunos conseguem realizar fora do contexto de sala de aula. É fundamental que as dúvidas encontradas sejam trazidas para as aulas.

Muitas lições de casa retomam conteúdos trabalhados em classe, de forma que nossa expectativa é de que os alunos tentem realizá-las em casa com autonomia. Caso algum aluno necessite de acompanhamento sistemático para a realização das lições, é importante que isso seja partilhado com a escola. Outras lições, que inauguram novos assuntos, podem envolver pesquisa de materiais em diversas fontes. Nesses momentos, pedidos de ajuda aos pais podem ser acolhidos conforme a disponibilidade de cada família.

Nesse período da vida escolar, em geral esperamos que um adulto acompanhe os alunos, quando necessário, apenas para que:

  • ajude a definir horários e local apropriados para a realização das lições;
  • o material necessário seja mantido completo e disponível ao longo do ano;
  • alguma dúvida pontual possa ser sanada;
  • o aluno seja encorajado a arriscar-se e a preparar-se para compartilhar conhecimentos, dúvidas e dificuldades em classe;
  • o material utilizado seja guardado para retornar à escola;
  • a agenda seja verificada como garantia de execução de tudo o que foi solicitado.

Os alunos de 2º a 4º ano normalmente levarão lições de casa três vezes por semana; e os alunos do 5º ano, quatro vezes por semana.

Alguns aprendizados são fundamentais para a vida escolar, e os pais podem colaborar para que sejam conquistados. Ler junto diariamente, em voz alta, dividindo cada vez mais a leitura e escolhendo livros cada vez mais longos, bem como dividir e discutir a leitura dos textos conceituais gradualmente indicados pela escola, intensificam a conquista de fluência na leitura, o envolvimento com o universo da literatura e o exercício de interpretação e compreensão do que se lê. Jogos e brincadeiras orais com a sequência numérica, cálculo mental e tabuada, conforme esses conteúdos são introduzidos ao longo do EF I, constituem-se um importante apoio para a conquista de agilidade na resolução de contas e execução dos algoritmos.

 

Particularidades do 3º ano

No 3º ano, os alunos conquistaram os principais aprendizados propostos até então pela escola: a partir da compreensão básica de que com as letras do alfabeto e com os algarismos de 0 a 9 podemos escrever todas as palavras e números, todos lidam, com maior ou menor facilidade, com a leitura, a escrita e os cálculos.

Agora já não encontrarão tantas novidades, mas a escola, aos poucos, vai propor questões mais complexas e solicitar maior concentração e dedicação em suas produções. Se, de um lado, explicitam já ter aprendido tudo, ou considerar tudo fácil, de outro costumam ficar cansados ou irritados diante de conteúdos ou atividades que precisam ser revisitados, ou ainda com a elaboração de tarefas mais longas. Diante das produções alcançadas, no entanto, ficam orgulhosos e conquistam confiança em sua capacidade de aprender e investir.

Acreditamos que a melhor forma de acompanhá-los é intervir para que reflitam sobre o seu processo de aprendizagem, constatando a importância do erro, persistindo diante de dificuldades e compreendendo que nesse processo estão sempre aprendendo, apoio que pode ser partilhado entre a família e a escola.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos,

Flávio Cidade
Orientação Pedagógica e Educacional
Adriana Mangabeira
Coordenação de EI e EF I

EFI – 3° Anos – Circular da Orientação – Início 3º Ano 2020

06/02/2020

Aos pais dos alunos de 3º ano,

Seguem algumas informações que consideramos relevantes para que possamos acompanhar juntos, ao longo do ano, o percurso escolar de cada aluno.

 

Documento Curricular

No Documento Curricular da série de seu filho, que pode ser acessado no link abaixo, é possível conhecer as diretrizes e os principais objetivos e conteúdos para a série nas diferentes disciplinas que compõem o nosso currículo. Ele dá referência para os objetivos de aprendizagem e critérios de avaliação que integrarão os boletins trimestrais dos alunos.

Os alunos terão aulas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências com professoras de classe; aulas de Artes, Capoeira, Educação Física, Inglês e Música com professores especialistas; Encontros de Leitura na Biblioteca, Oficinas (diferentes linguagens em grupos interséries) e Quadra (diferentes jogos em grupos interséries) no dia do período integral.

Documento Curricular de 3º ano

 

Reuniões de Pais e Eventos

Em breve daremos início às Reuniões de Pais, encontros nos quais poderemos elucidar, de início, a nossa proposta educacional e, ao longo do ano, a avaliação dos principais aprendizados propostos e realizados em cada período escolar; os desafios planejados para a continuidade do processo de aprendizagem do grupo; e os principais aspectos da vida escolar dos alunos e da dinâmica da classe, incluindo as intervenções realizadas, as conquistas e necessidades do grupo.

Além das reuniões, alguns eventos previstos em calendário contribuem para a integração da comunidade da escola e para que os pais se aproximem dos aprendizados e produções de seus filhos.

Data Grupo Evento Objetivo Principal
Sábado, 9/5 GI a 5º ano Passeio Ciclístico Convivência entre alunos, pais e educadores
Sábado, 30/5 GI a 9º ano Mostra Literária Exposição de trabalhos de produção de texto, troca de experiências de aprendizado e valorização das práticas de leitura e escrita
Sábado, 20/6 GI a 9º ano Festa Junina Confraternização e apresentação de danças típicas e regionais
6ª feira, 25/9 GI a 5º ano Encerramento da Olimpíada – Manhã Ritual de encerramento e premiação de atividade de integração, que promove cooperação e perseverança por meio de atividades lúdicas e esportivas
GI a 9º ano Encerramento da Olimpíada – Tarde
Sábado, 17/10 GI a 5º ano Brinquedos e Brincadeiras Comemoração do Dia das Crianças, com brincadeiras entre pais e filhos
Sábado, 7/11 GI a 9º ano Escola, Arte e Cultura Exposição de trabalhos e apresentações de Música do 1º ano
6ª feira, 4/12 GI a 5º ano Roda de Capoeira Confraternização entre alunos de diferentes grupos
4ª feira, 9/12 2º a 5º ano Apresentação de Música Apresentação do repertório mais significativo de cada grupo

 

Conversas com a Orientação

Nosso compromisso é partilhar com clareza a nossa avaliação do que ocorre na vida escolar dos alunos, as nossas intervenções e possíveis preocupações, de forma que entraremos em contato quando tivermos informações a partilhar ou mesmo solicitar.

Nossa expectativa é de que os pais entrem em contato conosco se quiserem saber mais sobre algum aspecto da vida escolar de seus filhos ou para nos contar sobre o que os alunos expressam estar vivendo na escola, seja quando algo preocupa, seja para o aprimoramento de nossa observação, compreensão e intervenção em diversos aspectos.

Conversas por telefone ou em entrevistas agendadas são mais indicadas quando é importante preservar os alunos de nossas preocupações, enquanto estamos em processo de compreensão das questões envolvidas.

Aspectos que costumam motivar conversas são:

  • dúvidas quanto à necessidade de acolher as dificuldades de um aluno ou intensificar conjuntamente, pais e escola, nossa expectativa e exigência;
  • dúvidas relativas à necessidade de acompanhamento ou auxílio, ou de uma maior exigência de autonomia, nas tarefas escolares e na organização para sua realização e entrega;
  • a necessidade de intervenções diante de dificuldades de contenção de impulsos (agressividade física e verbal) ou de movimentos de exclusão.

 

Boletins trimestrais

A cada trimestre, comunicaremos nossa avaliação do processo de aprendizagem de cada aluno às famílias. Nosso objetivo é, a partir da divulgação da avaliação trimestral, recontratar com os alunos o que esperamos que aprendam e os principais desafios coletivos e individuais.

Nossa intenção é de que, ao longo do Ensino Fundamental I, os alunos aproveitem as situações de elaboração de sua autoavaliação e de conversas com pais, professores e/ou orientadores, para reconhecer aprendizados conquistados e a serem conquistados, facilidades e dificuldades, e comecem a criar uma metodologia pessoal de estudo, dispondo-se a adequá-la às necessidades identificadas.

 

Formas de acompanhamento da lição de casa

A realização das lições de casa é imprescindível para o aprendizado e para o compromisso dos alunos com o que é contratado individual e coletivamente. Muitas lições são socializadas, em momentos nos quais é possível tirar dúvidas e partilhar diferentes estratégias, formas particulares de pensar ou expressar conhecimentos. Outras lições são apenas avaliadas pelos professores, como forma de acompanhamento do que os alunos conseguem realizar fora do contexto de sala de aula. É fundamental que as dúvidas encontradas sejam trazidas para as aulas.

Muitas lições de casa retomam conteúdos trabalhados em classe, de forma que nossa expectativa é de que os alunos tentem realizá-las em casa com autonomia. Caso algum aluno necessite de acompanhamento sistemático para a realização das lições, é importante que isso seja partilhado com a escola. Outras lições, que inauguram novos assuntos, podem envolver pesquisa de materiais em diversas fontes. Nesses momentos, pedidos de ajuda aos pais podem ser acolhidos conforme a disponibilidade de cada família.

Nesse período da vida escolar, em geral esperamos que um adulto acompanhe os alunos, quando necessário, apenas para que:

  • ajude a definir horários e local apropriados para a realização das lições;
  • o material necessário seja mantido completo e disponível ao longo do ano;
  • alguma dúvida pontual possa ser sanada;
  • o aluno seja encorajado a arriscar-se e a preparar-se para compartilhar conhecimentos, dúvidas e dificuldades em classe;
  • o material utilizado seja guardado para retornar à escola;
  • a agenda seja verificada como garantia de execução de tudo o que foi solicitado.

Os alunos de 2º a 4º ano normalmente levarão lições de casa três vezes por semana; e os alunos do 5º ano, quatro vezes por semana.

Alguns aprendizados são fundamentais para a vida escolar, e os pais podem colaborar para que sejam conquistados. Ler junto diariamente, em voz alta, dividindo cada vez mais a leitura e escolhendo livros cada vez mais longos, bem como dividir e discutir a leitura dos textos conceituais gradualmente indicados pela escola, intensificam a conquista de fluência na leitura, o envolvimento com o universo da literatura e o exercício de interpretação e compreensão do que se lê. Jogos e brincadeiras orais com a sequência numérica, cálculo mental e tabuada, conforme esses conteúdos são introduzidos ao longo do EF I, constituem-se um importante apoio para a conquista de agilidade na resolução de contas e execução dos algoritmos.

 

Particularidades do 3º ano

No 3º ano, os alunos conquistaram os principais aprendizados propostos até então pela escola: a partir da compreensão básica de que com as letras do alfabeto e com os algarismos de 0 a 9 podemos escrever todas as palavras e números, todos lidam, com maior ou menor facilidade, com a leitura, a escrita e os cálculos.

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