EFI – 3º a 5º Ano – Acampamento República Lago

09/03/2020

Aos Pais dos alunos de 3º, 4º e 5º ano,

Seguem as informações necessárias para que possamos compartilhar uma boa preparação para a nossa ida ao Acampamento Repúbllica Lago.

Gostaríamos de reforçar nosso pedido para que nos liguem caso haja a possibilidade de seus filhos, por alguma razão, não irem conosco. Essa é uma atividade curricular, o que pressupõe que será partilhada por todos, de forma que gostaríamos de acompanhar, junto com vocês, a necessidade de decisões que impliquem na ausência de algum aluno nessa proposta.

Pedimos ainda especial atenção para:

  • o novo procedimento de inscrição on-line no Acampamento Repúbllica Lago;
  • a necessidade de todos os alunos levarem um documento original e uma autorização com firma reconhecida para viajar conosco;
  • os procedimentos de entrega de remédios, para que possamos cuidar da saúde e medicação de todos com segurança.

 

Saída, retorno e acompanhamento

Saída Retorno
Dia: 4ª feira, 25/03/2020
Local: Colégio Equipe
Encontro: 7h45 (a orientação estará recebendo os medicamentos a partir das 7h30)
Partida: 14h
Dia: 6ª feira, 27/03/2020
Local: Colégio Equipe
Chegada: 19h30 (por favor, retirem os medicamentos com a orientação)

Os alunos serão acompanhados, na viagem de ida, pelas professoras de classe Lucia, Camilla, Rosangela, Daniela de Amorim, Valéria e Daniela Lacerda; pelos professores auxiliares Filomena, Tiemy, Bruna, Camila, Eduardo e Gabriela; pelos orientadores Flávio e Ana Marotto; e pela assistente de orientação Sheila. Alguns professores especialistas os acompanharão nos ônibus e outros irão no dia seguinte, com as turmas de 1º e 2º ano, seus professores de classe e orientadores. Voltaremos todos juntos. No Acampamento, os alunos serão também acompanhados pelos monitores de lá em todas as atividades e durante a noite.

 

Autorização com firma reconhecida e documento original

Conforme comunicado em boletim enviado no dia 09/03, em razão de alteração na legislação vigente, menores de 16 anos que viajem acompanhadas por terceiros (não familiares) para outros municípios deverão portar uma autorização do responsável, cuja assinatura (firma), deverá obrigatoriamente ser reconhecida em cartório, além de um documento original (certidão de nascimento ou documento de identidade).

Pedimos que providenciem a documentação necessária, já que sua ausência, por disposição legal, impedirá a realização da viagem.

O modelo de autorização para esta viagem pode ser acessado no link do boletim sobre o assunto ou abaixo.

Autorização para Repúbllica Lago 1º e 2º ano

Autorização para Repúbllica Lago 3º a 5º ano

As autorizações e documentos originais podem ser entregues na Secretaria até um dia antes da viagem ou no dia do embarque. Devem ser retiradas, no retorno, junto com a medicação ou, caso fiquem conosco, pela agenda dos alunos.

 

Vacina para febre amarela

Persiste a recomendação, pelo Ministério e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, de vacinação para as pessoas que saírem da zona urbana e se dirigirem a qualquer região de todo o Estado de São Paulo.

Quem já tomou a vacina no ano passado, ou antes, não precisa tomar novamente. A dose fracionada provê imunidade ao menos por 8 anos e a dose padrão só precisa ser tomada uma única vez.

Todas as famílias que optarem neste momento pela vacinação devem considerar que a vacina precisa ser tomada pelo menos 10 dias antes da atividade, tempo previsto para a aquisição de imunidade.

A orientação fornecida pela Secretaria de Saúde é de que quem não está vacinado deve fazer uso de repelente com icaridina sobre o protetor solar ou diretamente sobre a pele, em lugar do uso de protetor com repelente ou outros tipos de repelente, e a restrição ao uso de salicilatos, como AAS e Aspirina, em caso de febre.

Solicitamos, no entanto, que as famílias conversem a respeito e nos transmitam, pela ficha de saúde a ser preenchida no site do Acampamento, a orientação de pediatras e médicos de confiança.

 

Ficha de inscrição e de informações sobre saúde on-line

Para realizar a inscrição de seu filho para a ida ao Acampamento Repúbllica Lago com o Colégio Equipe, é necessário preencher os dados do aluno no site do Acampamento até o dia 18/03:

  •  acesse o link: www.replago.com.br/inscricoes;
  •  insira o código para dar início à inscrição: hr.8860;
  •  crie um novo cadastro (e-mail e nome do responsável);
  •  a partir de um e-mail enviado pelo Acampamento, crie uma senha pessoal;
  •  acesse com e-mail e senha para preencher as 4 etapas da inscrição;

Adicione outra inscrição se tiver mais de um filho que participará desta mesma temporada; se um de seus filhos vai participar da temporada do 1º e 2º ano (26 e 27/03), o código de inscrição é diferente e consta da circular dirigida a estas séries.

Ao terminar a inscrição, você já terá preenchido a ficha de medicamentos e terá acessado a sugestão de bagagem.

Alterações na ficha de saúde poderão ser feitas até o domingo, dia 22 de março; depois dessa data, qualquer alteração deverá ser informada diretamente para os responsáveis pela recepção de remédios no dia do embarque, para que seja anotada na ficha impressa e alterada na triagem feita pelo acampamento.

Em caso de dúvidas sobre a inscrição, solicitamos que entrem em contato com o RepLago pelo telefone (11) 3818-6602 – Ramal 262 (reservas).

 

Recomendações relativas à saúde

É importante que todos estejam com saúde no momento do embarque.

Pedimos que avaliem com o ortodontista de quem usa aparelho móvel a possibilidade de o aluno ficar sem usá-lo durante os dias do acampamento, dado o risco de extravio. Com muitos alunos e demandas de ordens diversas, constatamos nossa dificuldade de garantir que os aparelhos estejam sempre em uso ou guardados em lugar seguro.

No Acampamento, podemos nos responsabilizar por administrar remédios apenas nos horários das refeições (café, almoço, lanche, jantar e lanche noturno) e manter horários fixos exclusivamente em caso de antibióticos ou anti-inflamatórios.

Pedimos encarecidamente que não enviem nenhum remédio na bagagem dos alunos, já que isso dificulta muito a nossa organização, não permite que possamos acompanhar o uso adequado da medicação e pode implicar em risco para outros alunos.

Levaremos alguns medicamentos que são frequentemente enviados pelos pais em caso de febre, dor de barriga e picada de inseto. Essa iniciativa tem como objetivo diminuir a quantidade de medicamentos que os pais trazem de casa e com isso facilitar a nossa organização com os medicamentos que são específicos para cada aluno. Segue a lista dos medicamentos que levaremos da escola: Ibuprofeno (Alivium); Dipirona (Novalgina); Paracetamol (Tylenol); Andantol e Polaramini (pomadas antialérgicas); e pomadas à base de medicamento natural – de Arnica, para batidas e contusões, e de Calêndula, cicatrizante.

Nenhum medicamento será ministrado para os alunos sem o prévio conhecimento dos pais. Qualquer medicamento que os pais queiram deixar previamente autorizado, para que não seja necessário telefonar de lá, precisa estar anotado na Ficha de Medicamentos. A medicação de uso eventual será administrada mediante telefonema às famílias. Caso algum aluno adoeça e não possamos ou não seja suficiente medicá-lo no acampamento, os responsáveis serão comunicados sobre a necessidade de buscar seu filho.

 

Entrega da medicação no dia da viagem

Pedimos a atenção e a ajuda de vocês para a entrega dos medicamentos de forma organizada no dia da viagem, o que nos permitirá a agilidade necessária para administrá-los ao longo da manhã e da tarde até a chegada ao local do Acampamento. Lá, os remédios serão entregues diretamente para uma enfermeira, que ficará responsável pela organização necessária para que sejam administrados com facilidade e segurança durante a nossa temporada.

Seguem os procedimentos para a entrega da medicação:

  • Os medicamentos precisam ser entregues na embalagem original e identificados com nome e série do aluno.
  • Psicotrópicos, antibióticos e outros de uso controlado precisam ser entregues com a receita para que a enfermeira possa administrá-los.
  • A medicação deve ser entregue em mãos aos educadores que estarão no pátio da escola em local específico para isso, para que possamos levá-la de forma organizada.
  • Os medicamentos deverão ser entregues separados em duas categorias:
tipo 1 Remédios que o aluno deverá tomar até a hora do almoço, enquanto a enfermeira do Acampamento se organiza para assumir a medicação dos alunos.
tipo 2 Remédios que o aluno deverá tomar apenas a partir do horário do lanche da tarde e remédios de uso eventual, que o aluno só precisará tomar se vier a apresentar algum sintoma específico conhecido da família.

 

  • No caso dos remédios do tipo 1, precisaremos preencher etiquetas com nome do aluno, nome do remédio e dosagem para colar nos horários de refeição da 4ª feira em um caderninho específico para isso, e toda ajuda nesse sentido será bem-vinda. Haverá etiquetas disponíveis para os pais que puderem preenchê-las para nos entregar junto com a medicação.
  • Os medicamentos do tipo 2 devem ser colocados em um saco maior, etiquetado com o nome e a série do aluno. Teremos sacos plásticos e etiquetas na escola para garantir essa organização.
  • No momento da entrega da medicação, a ficha de medicamentos preenchida no site do Acampamento estará impressa conosco, e é necessário verificar se o que está escrito corresponde à orientação que devemos seguir e aos medicamentos que estão sendo entregues. Eventuais alterações deverão ser anotadas nesta ficha a mão, para que a enfermeira identifique facilmente as alterações feitas depois de finalizado o procedimento de inscrição on-line.

 

Bagagem

A lista com a sugestão de bagagem contém os itens necessários e suficientes para nossa estadia no Acampamento.

Sugerimos que convidem seus filhos a participar da arrumação de suas malas. Na sala de aula, as professoras vão destacar a importância de eles realizarem essa atividade junto com os pais, lendo as orientações para a arrumação, marcando as roupas com seu nome e selecionando roupas adequadas para serem usadas no acampamento. Esse envolvimento auxilia cada aluno a encontrar e reconhecer os seus pertences e ter mais tranquilidade quanto às suas opções para se vestir e participar das atividades.

As malas, mochilas e lancheiras devem estar etiquetadas com o nome e classe do aluno. Além disso, todos os volumes que compõem a bagagem devem estar identificados com uma fita colorida – comunicaremos e enviaremos na véspera, pela agenda dos alunos, pedacinhos de lã da cor que deverá ser usada por cada grupo, e teremos uma sobra para marcar as malas no dia da saída, para quem necessitar. Isso permitirá que as malas sejam levadas ao chalé onde os alunos vão ficar.

Todas as roupas e objetos pessoais dos alunos devem estar marcados com o nome e inicial do sobrenome, com caneta para tecido.

Os alunos devem levar apenas roupas simples e usadas, e não devem levar roupas ou objetos de alto valor econômico ou pessoal.

Para as atividades no barro, é importante que levem uma muda completa separada e etiquetada para essa finalidade, incluindo tênis de amarrar, que possa ser abandonada lá. Não temos conseguido identificar e separar esses pertences, depois de sujos de barro, para trazer de volta.

Sacos plásticos separados para roupas molhadas e sujas são indispensáveis, bem como uma orientação para as crianças caso queiram usá-los ou para que peçam e esperem a ajuda de um adulto.

 

Lanche

Os alunos deverão trazer dois lanches; um para o recreio do período da manhã, que será no horário habitual, e outro para a viagem de ida ao acampamento1. Na volta, traremos um lanche coletivo.

Teremos 5 refeições por dia e poderemos solicitar algo extra se necessário, de forma que não há necessidade e os alunos não devem levar alimentos para consumir no Acampamento.

 

Dinheiro

No Repúbllica Lago, os alunos podem adquirir lembranças em uma pequena loja de souvenires. No caso das famílias que permitirem as compras, recomendamos que os alunos levem entre R$ 2,00 e R$ 50,00, valor suficiente para a aquisição de uma ou duas lembranças2. Se preferirem, os pais podem entregar o dinheiro em um envelope com o nome do aluno para a Orientação. Infelizmente não temos como garantir que poderemos solucionar questões relativas ao esquecimento ou ao empréstimo de dinheiro entre os alunos.

 

Máquinas fotográficas

É cada vez maior o número de alunos que quer levar sua própria máquina. Se, por um lado, isso lhes permite fazer suas próprias fotos, de outro  é uma responsabilidade que, às vezes, acarreta bastante trabalho e preocupação, já que cada um tem que cuidar de sua própria máquina – buscar e levar no chalé e tomar cuidado para não perder, deixar cair ou molhar.

Não proibimos que levem, mas não recomendamos, porque não temos como cuidar dos equipamentos de todos. Dessa forma, quem fizer questão de levar deve aceitar correr o risco envolvido nessa escolha.

O Acampamento divulga fotos em seu site durante nossa estadia e nós divulgaremos as fotos que fizermos pelo Facebook da escola alguns dias após o retorno.

 

Celulares, tablets, aparelhos de som, jogos eletrônicos e outros

Pedimos que os alunos não levem esses ou outros objetos de valor, pois não haverá horário apropriado para o seu uso e não temos como nos responsabilizar pelo cuidado com esses pertences, de forma que há risco deles se perderem ou estragarem.

No local do Acampamento não há sinal de telefonia celular; por isso, a comunicação com as famílias se dará pela escola ou por um contato nosso, se necessário.

Comunicação com os pais

Durante o acampamento, nossos esforços se concentram no atendimento e acompanhamento das atividades juntamente com os alunos. Solicitamos aos pais, portanto, que não tentem falar com seus filhos, com os professores ou com a Orientação. Aqueles que desejarem, poderão ligar para a escola para obter notícias, já que manteremos contato.

Para visualizar as fotos da temporada que o Acampamento disponibiliza enquanto estivermos lá, é só entrar no site do Repúbllica Lago (www.replago.com.br), digitar o login “equipe” e a senha “repequipe”, sem dar espaços e apenas com letras minúsculas.

Na página de fotos do site do Acampamento, há uma opção “Fale com o Acampante”, mas não temos o costume de entregar mensagens aos alunos, já que nossa temporada é curta.

Diante de qualquer dúvida ou necessidade, a Orientação ligará diretamente de Leme para as famílias ou solicitará que um profissional da escola entre em contato. Os telefonemas de Leme costumam ser feitos a cobrar, mas quando não conseguimos localizar os pais dessa forma, fazemos uma ligação normal.

Agradecemos, desde já, o apoio das famílias e nos colocamos à disposição para todos os esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

Flávio Cidade, Ana Cristina Marotto e Sheila Valezi
Coordenação de 3º, 4º e 5º ano

 

 

1 Os alunos que têm kit lanche ou que preferirem trazer dinheiro para o lanche da manhã, podem trazer somente o lanche para a viagem.

2 Boton – R$ 2,00; Cartela de adesivos – R$ 2,00; Pulseira – R$ 5,00; Caneta metálica – R$ 8,00; Chaveiro – R$ 10,00; Estojo – R$ 10,00; Caneca – R$ 15,00; Boné – R$ 25,00; Camisetas – R$ 30,00 a R$ 40,00; Copo Menos Um Lixo – R$ 40,00.

EFI – 3º a 5º Ano – Acampamento República Lago

09/03/2020

Aos Pais dos alunos de 3º, 4º e 5º ano,

Seguem as informações necessárias para que possamos compartilhar uma boa preparação para a nossa ida ao Acampamento Repúbllica Lago.

Gostaríamos de reforçar nosso pedido para que nos liguem caso haja a possibilidade de seus filhos, por alguma razão, não irem conosco. Essa é uma atividade curricular, o que pressupõe que será partilhada por todos, de forma que gostaríamos de acompanhar, junto com vocês, a necessidade de decisões que impliquem na ausência de algum aluno nessa proposta.

Pedimos ainda especial atenção para:

  • o novo procedimento de inscrição on-line no Acampamento Repúbllica Lago;
  • a necessidade de todos os alunos levarem um documento original e uma autorização com firma reconhecida para viajar conosco;
  • os procedimentos de entrega de remédios, para que possamos cuidar da saúde e medicação de todos com segurança.

 

Saída, retorno e acompanhamento

Saída Retorno
Dia: 4ª feira, 25/03/2020
Local: Colégio Equipe
Encontro: 7h45 (a orientação estará recebendo os medicamentos a partir das 7h30)
Partida: 14h
Dia: 6ª feira, 27/03/2020
Local: Colégio Equipe
Chegada: 19h30 (por favor, retirem os medicamentos com a orientação)

Os alunos serão acompanhados, na viagem de ida, pelas professoras de classe Lucia, Camilla, Rosangela, Daniela de Amorim, Valéria e Daniela Lacerda; pelos professores auxiliares Filomena, Tiemy, Bruna, Camila, Eduardo e Gabriela; pelos orientadores Flávio e Ana Marotto; e pela assistente de orientação Sheila. Alguns professores especialistas os acompanharão nos ônibus e outros irão no dia seguinte, com as turmas de 1º e 2º ano, seus professores de classe e orientadores. Voltaremos todos juntos. No Acampamento, os alunos serão também acompanhados pelos monitores de lá em todas as atividades e durante a noite.

 

Autorização com firma reconhecida e documento original

Conforme comunicado em boletim enviado no dia 09/03, em razão de alteração na legislação vigente, menores de 16 anos que viajem acompanhadas por terceiros (não familiares) para outros municípios deverão portar uma autorização do responsável, cuja assinatura (firma), deverá obrigatoriamente ser reconhecida em cartório, além de um documento original (certidão de nascimento ou documento de identidade).

Pedimos que providenciem a documentação necessária, já que sua ausência, por disposição legal, impedirá a realização da viagem.

O modelo de autorização para esta viagem pode ser acessado no link do boletim sobre o assunto ou abaixo.

Autorização para Repúbllica Lago 1º e 2º ano

Autorização para Repúbllica Lago 3º a 5º ano

As autorizações e documentos originais podem ser entregues na Secretaria até um dia antes da viagem ou no dia do embarque. Devem ser retiradas, no retorno, junto com a medicação ou, caso fiquem conosco, pela agenda dos alunos.

 

Vacina para febre amarela

Persiste a recomendação, pelo Ministério e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, de vacinação para as pessoas que saírem da zona urbana e se dirigirem a qualquer região de todo o Estado de São Paulo.

Quem já tomou a vacina no ano passado, ou antes, não precisa tomar novamente. A dose fracionada provê imunidade ao menos por 8 anos e a dose padrão só precisa ser tomada uma única vez.

Todas as famílias que optarem neste momento pela vacinação devem considerar que a vacina precisa ser tomada pelo menos 10 dias antes da atividade, tempo previsto para a aquisição de imunidade.

A orientação fornecida pela Secretaria de Saúde é de que quem não está vacinado deve fazer uso de repelente com icaridina sobre o protetor solar ou diretamente sobre a pele, em lugar do uso de protetor com repelente ou outros tipos de repelente, e a restrição ao uso de salicilatos, como AAS e Aspirina, em caso de febre.

Solicitamos, no entanto, que as famílias conversem a respeito e nos transmitam, pela ficha de saúde a ser preenchida no site do Acampamento, a orientação de pediatras e médicos de confiança.

 

Ficha de inscrição e de informações sobre saúde on-line

Para realizar a inscrição de seu filho para a ida ao Acampamento Repúbllica Lago com o Colégio Equipe, é necessário preencher os dados do aluno no site do Acampamento até o dia 18/03:

  •  acesse o link: www.replago.com.br/inscricoes;
  •  insira o código para dar início à inscrição: hr.8860;
  •  crie um novo cadastro (e-mail e nome do responsável);
  •  a partir de um e-mail enviado pelo Acampamento, crie uma senha pessoal;
  •  acesse com e-mail e senha para preencher as 4 etapas da inscrição;

Adicione outra inscrição se tiver mais de um filho que participará desta mesma temporada; se um de seus filhos vai participar da temporada do 1º e 2º ano (26 e 27/03), o código de inscrição é diferente e consta da circular dirigida a estas séries.

Ao terminar a inscrição, você já terá preenchido a ficha de medicamentos e terá acessado a sugestão de bagagem.

Alterações na ficha de saúde poderão ser feitas até o domingo, dia 22 de março; depois dessa data, qualquer alteração deverá ser informada diretamente para os responsáveis pela recepção de remédios no dia do embarque, para que seja anotada na ficha impressa e alterada na triagem feita pelo acampamento.

Em caso de dúvidas sobre a inscrição, solicitamos que entrem em contato com o RepLago pelo telefone (11) 3818-6602 – Ramal 262 (reservas).

 

Recomendações relativas à saúde

É importante que todos estejam com saúde no momento do embarque.

Pedimos que avaliem com o ortodontista de quem usa aparelho móvel a possibilidade de o aluno ficar sem usá-lo durante os dias do acampamento, dado o risco de extravio. Com muitos alunos e demandas de ordens diversas, constatamos nossa dificuldade de garantir que os aparelhos estejam sempre em uso ou guardados em lugar seguro.

No Acampamento, podemos nos responsabilizar por administrar remédios apenas nos horários das refeições (café, almoço, lanche, jantar e lanche noturno) e manter horários fixos exclusivamente em caso de antibióticos ou anti-inflamatórios.

Pedimos encarecidamente que não enviem nenhum remédio na bagagem dos alunos, já que isso dificulta muito a nossa organização, não permite que possamos acompanhar o uso adequado da medicação e pode implicar em risco para outros alunos.

Levaremos alguns medicamentos que são frequentemente enviados pelos pais em caso de febre, dor de barriga e picada de inseto. Essa iniciativa tem como objetivo diminuir a quantidade de medicamentos que os pais trazem de casa e com isso facilitar a nossa organização com os medicamentos que são específicos para cada aluno. Segue a lista dos medicamentos que levaremos da escola: Ibuprofeno (Alivium); Dipirona (Novalgina); Paracetamol (Tylenol); Andantol e Polaramini (pomadas antialérgicas); e pomadas à base de medicamento natural – de Arnica, para batidas e contusões, e de Calêndula, cicatrizante.

Nenhum medicamento será ministrado para os alunos sem o prévio conhecimento dos pais. Qualquer medicamento que os pais queiram deixar previamente autorizado, para que não seja necessário telefonar de lá, precisa estar anotado na Ficha de Medicamentos. A medicação de uso eventual será administrada mediante telefonema às famílias. Caso algum aluno adoeça e não possamos ou não seja suficiente medicá-lo no acampamento, os responsáveis serão comunicados sobre a necessidade de buscar seu filho.

 

Entrega da medicação no dia da viagem

Pedimos a atenção e a ajuda de vocês para a entrega dos medicamentos de forma organizada no dia da viagem, o que nos permitirá a agilidade necessária para administrá-los ao longo da manhã e da tarde até a chegada ao local do Acampamento. Lá, os remédios serão entregues diretamente para uma enfermeira, que ficará responsável pela organização necessária para que sejam administrados com facilidade e segurança durante a nossa temporada.

Seguem os procedimentos para a entrega da medicação:

  • Os medicamentos precisam ser entregues na embalagem original e identificados com nome e série do aluno.
  • Psicotrópicos, antibióticos e outros de uso controlado precisam ser entregues com a receita para que a enfermeira possa administrá-los.
  • A medicação deve ser entregue em mãos aos educadores que estarão no pátio da escola em local específico para isso, para que possamos levá-la de forma organizada.
  • Os medicamentos deverão ser entregues separados em duas categorias:
tipo 1 Remédios que o aluno deverá tomar até a hora do almoço, enquanto a enfermeira do Acampamento se organiza para assumir a medicação dos alunos.
tipo 2 Remédios que o aluno deverá tomar apenas a partir do horário do lanche da tarde e remédios de uso eventual, que o aluno só precisará tomar se vier a apresentar algum sintoma específico conhecido da família.

 

  • No caso dos remédios do tipo 1, precisaremos preencher etiquetas com nome do aluno, nome do remédio e dosagem para colar nos horários de refeição da 4ª feira em um caderninho específico para isso, e toda ajuda nesse sentido será bem-vinda. Haverá etiquetas disponíveis para os pais que puderem preenchê-las para nos entregar junto com a medicação.
  • Os medicamentos do tipo 2 devem ser colocados em um saco maior, etiquetado com o nome e a série do aluno. Teremos sacos plásticos e etiquetas na escola para garantir essa organização.
  • No momento da entrega da medicação, a ficha de medicamentos preenchida no site do Acampamento estará impressa conosco, e é necessário verificar se o que está escrito corresponde à orientação que devemos seguir e aos medicamentos que estão sendo entregues. Eventuais alterações deverão ser anotadas nesta ficha a mão, para que a enfermeira identifique facilmente as alterações feitas depois de finalizado o procedimento de inscrição on-line.

 

Bagagem

A lista com a sugestão de bagagem contém os itens necessários e suficientes para nossa estadia no Acampamento.

Sugerimos que convidem seus filhos a participar da arrumação de suas malas. Na sala de aula, as professoras vão destacar a importância de eles realizarem essa atividade junto com os pais, lendo as orientações para a arrumação, marcando as roupas com seu nome e selecionando roupas adequadas para serem usadas no acampamento. Esse envolvimento auxilia cada aluno a encontrar e reconhecer os seus pertences e ter mais tranquilidade quanto às suas opções para se vestir e participar das atividades.

As malas, mochilas e lancheiras devem estar etiquetadas com o nome e classe do aluno. Além disso, todos os volumes que compõem a bagagem devem estar identificados com uma fita colorida – comunicaremos e enviaremos na véspera, pela agenda dos alunos, pedacinhos de lã da cor que deverá ser usada por cada grupo, e teremos uma sobra para marcar as malas no dia da saída, para quem necessitar. Isso permitirá que as malas sejam levadas ao chalé onde os alunos vão ficar.

Todas as roupas e objetos pessoais dos alunos devem estar marcados com o nome e inicial do sobrenome, com caneta para tecido.

Os alunos devem levar apenas roupas simples e usadas, e não devem levar roupas ou objetos de alto valor econômico ou pessoal.

Para as atividades no barro, é importante que levem uma muda completa separada e etiquetada para essa finalidade, incluindo tênis de amarrar, que possa ser abandonada lá. Não temos conseguido identificar e separar esses pertences, depois de sujos de barro, para trazer de volta.

Sacos plásticos separados para roupas molhadas e sujas são indispensáveis, bem como uma orientação para as crianças caso queiram usá-los ou para que peçam e esperem a ajuda de um adulto.

 

Lanche

Os alunos deverão trazer dois lanches; um para o recreio do período da manhã, que será no horário habitual, e outro para a viagem de ida ao acampamento1. Na volta, traremos um lanche coletivo.

Teremos 5 refeições por dia e poderemos solicitar algo extra se necessário, de forma que não há necessidade e os alunos não devem levar alimentos para consumir no Acampamento.

 

Dinheiro

No Repúbllica Lago, os alunos podem adquirir lembranças em uma pequena loja de souvenires. No caso das famílias que permitirem as compras, recomendamos que os alunos levem entre R$ 2,00 e R$ 50,00, valor suficiente para a aquisição de uma ou duas lembranças2. Se preferirem, os pais podem entregar o dinheiro em um envelope com o nome do aluno para a Orientação. Infelizmente não temos como garantir que poderemos solucionar questões relativas ao esquecimento ou ao empréstimo de dinheiro entre os alunos.

 

Máquinas fotográficas

É cada vez maior o número de alunos que quer levar sua própria máquina. Se, por um lado, isso lhes permite fazer suas próprias fotos, de outro  é uma responsabilidade que, às vezes, acarreta bastante trabalho e preocupação, já que cada um tem que cuidar de sua própria máquina – buscar e levar no chalé e tomar cuidado para não perder, deixar cair ou molhar.

Não proibimos que levem, mas não recomendamos, porque não temos como cuidar dos equipamentos de todos. Dessa forma, quem fizer questão de levar deve aceitar correr o risco envolvido nessa escolha.

O Acampamento divulga fotos em seu site durante nossa estadia e nós divulgaremos as fotos que fizermos pelo Facebook da escola alguns dias após o retorno.

 

Celulares, tablets, aparelhos de som, jogos eletrônicos e outros

Pedimos que os alunos não levem esses ou outros objetos de valor, pois não haverá horário apropriado para o seu uso e não temos como nos responsabilizar pelo cuidado com esses pertences, de forma que há risco deles se perderem ou estragarem.

No local do Acampamento não há sinal de telefonia celular; por isso, a comunicação com as famílias se dará pela escola ou por um contato nosso, se necessário.

Comunicação com os pais

Durante o acampamento, nossos esforços se concentram no atendimento e acompanhamento das atividades juntamente com os alunos. Solicitamos aos pais, portanto, que não tentem falar com seus filhos, com os professores ou com a Orientação. Aqueles que desejarem, poderão ligar para a escola para obter notícias, já que manteremos contato.

Para visualizar as fotos da temporada que o Acampamento disponibiliza enquanto estivermos lá, é só entrar no site do Repúbllica Lago (www.replago.com.br), digitar o login “equipe” e a senha “repequipe”, sem dar espaços e apenas com letras minúsculas.

Na página de fotos do site do Acampamento, há uma opção “Fale com o Acampante”, mas não temos o costume de entregar mensagens aos alunos, já que nossa temporada é curta.

Diante de qualquer dúvida ou necessidade, a Orientação ligará diretamente de Leme para as famílias ou solicitará que um profissional da escola entre em contato. Os telefonemas de Leme costumam ser feitos a cobrar, mas quando não conseguimos localizar os pais dessa forma, fazemos uma ligação normal.

Agradecemos, desde já, o apoio das famílias e nos colocamos à disposição para todos os esclarecimentos necessários.

Atenciosamente,

Flávio Cidade, Ana Cristina Marotto e Sheila Valezi
Coordenação de 3º, 4º e 5º ano

 

 

1 Os alunos que têm kit lanche ou que preferirem trazer dinheiro para o lanche da manhã, podem trazer somente o lanche para a viagem.

2 Boton – R$ 2,00; Cartela de adesivos – R$ 2,00; Pulseira – R$ 5,00; Caneta metálica – R$ 8,00; Chaveiro – R$ 10,00; Estojo – R$ 10,00; Caneca – R$ 15,00; Boné – R$ 25,00; Camisetas – R$ 30,00 a R$ 40,00; Copo Menos Um Lixo – R$ 40,00.

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024