EFII – 6° Ano – Projeto interdisciplinar

16/10/2020

Caras famílias, alunas e alunos de 6º ano,

Avaliando o trabalho do 1º semestre e pensando em como aprimorar nosso trabalho mediado por tecnologias, o grupo de educadores se propôs a repensar alguns projetos previstos para o 2º semestre, de modo que os estudantes pudessem ainda ter experiências significativas de troca e aprendizado através de propostas interdisciplinares. Assim, demos início em setembro aos grandes projetos do semestre, que estão em andamento em cada série.

No 6º ano, optamos por ampliar a participação de diferentes disciplinas no projeto da Pasta Vermelha, tradicionalmente conduzido pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia. O convite, feito aos estudantes no início de setembro em uma bonita aula inaugural, é que cada um crie seu próprio universo, seguindo duas regras básicas: a criatividade e a coerência das ideias que irão compor sua narrativa. Assim, cada pasta vermelha vazia será preenchida com diferentes elementos do mundo inventado: seu mito de criação, mapas de seus mundos, com seus continentes e aspectos naturais (relevo, fauna e floras específicas), os habitantes, diferentes povos, culturas e modos de vida presentes no seu universo.

Ao longo do semestre, teremos aulas sobre mitologia, cosmogonia, cartografia, história, música, artes visuais e mais outras surpresas, que tornarão ainda mais ricos os repertórios de nossos alunos e alunas. Ao final desse processo criativo, teremos Pastas Vermelhas que manifestam a pluralidade imaginativa da turma do 6º ano, com seus universos fantásticos, seres surpreendentes e mundos diversos.

Nosso pedido é que os alunos e alunas estabeleçam uma rotina de criação, sugerimos meia hora por dia, com hora marcada (alguns estão até colocando despertador e timer, ajuda!). Pela nossa experiência, quanto maior o envolvimento e dedicação, mais prazeroso e fluido fica o processo. Semanalmente há propostas de atividades obrigatórias de diferentes disciplinas, mas é desejável que cada um também crie livremente outros elementos para seus mundos. O trabalho na pasta é offline, com desenhos, colagens, pinturas e textos. Outra sugestão é que os estudantes criem um local de trabalho com muita folha sulfite, materiais gostosos de desenhar, pintar, canetas, réguas e lápis, e mesmo livros que podem ser inspiradores. Vale colocar uma trilha sonora de fundo, ou o que mais vier e ajudar na concentração. Meia hora por dia. Para os universos nascerem e darem belos frutos.

Estamos ansiosos para conhecer seus mundos!

Abraço a todas e todos,

Equipe pedagógica do 6º ano

EFII – 6° Ano – Projeto interdisciplinar

16/10/2020

Caras famílias, alunas e alunos de 6º ano,

Estamos ansiosos para conhecer seus mundos!

Abraço a todas e todos,

Equipe pedagógica do 6º ano