EFII – 6º a 9º Ano – Atividades à distância

22/03/2020

Queridas famílias do Ensino Fundamental II,

Nesta semana juntamos esforços de todos os departamentos da escola para pensar na melhor forma de garantir que os aprendizados continuem acontecendo nesse cenário tão novo para todos nós.

Conversamos com a equipe de professores de cada ciclo, avaliamos os suportes e ferramentas de ensino à distância já usados por eles, e definimos qual seria a forma mais adequada para cada segmento. O desafio foi pensar em algumas diretrizes comuns aos professores, para facilitar o acesso dos alunos, e ao mesmo tempo respeitar a diversidade do grupo de professores e suas preferências.

A solução a que chegamos foi usar duas principais ferramentas para nos comunicarmos com os alunos:

1. Mural coletivo de tarefas por ciclo – hospedado no site do Colégio

Semelhante ao calendário de sala, o mural coletivo será o principal suporte para a organização dos alunos e também de acompanhamento das famílias.

Todas as atividades propostas pelos professores em seus espaços virtuais serão também registradas no Mural, com indicação do nome da atividade, a disciplina, prazo e local de entrega.

2. Salas de aula Google de cada disciplina

Cada professor terá também um espaço virtual onde poderá dar orientações aos alunos (por escrito e através de vídeos) sobre os trabalhos que terão de realizar; postar atividades e referências; propor encontros virtuais com a turma; responder dúvidas; receber trabalhos de alunos e dar devolutivas.

O uso do Google Sala de Aula é bem simples e intuitivo. O último item desta comunicação traz o passo a passo de como usar, bem como as senhas para entrar nas salas de aula de cada disciplina e série

Além desses suportes, o curso de Projetos do 9º ano continuará fazendo uso do Moodle, já conhecido pelos alunos.

Sobre a entrega de trabalhos e atividades

Dependendo da atividade proposta, ela poderá ser realizada digitalmente gerando um arquivo (Word, Excel, PPT, Google Docs etc.) que será postado pelo aluno nas salas de aula virtuais, de modo que o professor tenha acesso e possa dar devolutivas.

Em outros casos, a atividade poderá ser impressa para que os alunos as façam a mão, na ficha, no caderno ou em outro local indicado pelos professores. Nestes casos, os alunos terão que postar nas salas de aula fotografias ou digitalizações de suas produções, em baixa resolução.

Além de tarefas que preveem entregas pontuais, alguns professores irão propor atividades mais contínuas e manuais, que poderão ser incorporadas à rotina dos alunos. Por exemplo, leitura de livros, escrita de diários, trabalhos artísticos, exercícios de Educação Física, confecção de cadernos, experimentações na cozinha, e por aí vai.

Contato com a Orientação

Estaremos acompanhando de perto o andamento das atividades, e entraremos em contato com as famílias sempre que necessário.

Sabemos da dificuldade de alguns para terem acesso à internet ou à impressora em casa, e nos disponibilizamos para pensar conjuntamente soluções para essas e outras questões que porventura surjam no cumprimento das orientações da escola.

Quando precisarem, entrem em contato com o orientador de cada série por e-mail, e retornaremos assim que possível por e-mail ou contato telefônico:

anatanis@colegioequipe.g12.br ou ricardo@colegioequipe.g12.br

Apoio Técnico

Questões técnicas quanto a acesso ao Google Sala de Aula, senhas, envio de materiais devem ser remetidas ao e-mail suporte@colegioequipe.g12.br e serão respondidas pelo Setor de Informática.

Abraço a todas e todos, e que possamos emergir desse afastamento necessário com aprendizagens importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e sobretudo para a convivência social.

Instruções para entrar e usar o Google Sala de Aula

Orientação Educacional e Pedagógica do Ensino Fundamental II