EFII – 7° Ano – Projeto interdisciplinar

14/10/2020

Caras famílias, alunas e alunos,

Avaliando o trabalho do 1º semestre e pensando em como aprimorar nosso trabalho mediado por tecnologias, o grupo de educadores se propôs a repensar alguns projetos previstos para o 2º semestre, de modo que os estudantes pudessem ainda ter experiências significativas de troca e aprendizado através de propostas interdisciplinares. Assim, demos início em setembro aos grandes projetos do semestre, que estão em andamento em cada série.

No 7º ano, substituímos o trabalho de campo de Santos por um novo projeto, que nos pareceu de grande relevância para o atual momento, norteado pela pergunta problematizadora O que os indígenas em São Paulo me ensinam sobre a cidade?. O projeto, desenvolvido pelas disciplinas de História, Geografia, Ciências, Projetos e Artes Visuais, tem por objetivos investigar as populações indígenas presentes na cidade de São Paulo hoje, reconhecendo as particularidades dessa presença no contexto urbano, as formas de relação com o meio ambiente e de ocupação territorial, aspectos culturais de diferentes populações e suas manifestações culturais, assim como suas lutas políticas e formas de resistência.

Cada disciplina envolvida no projeto tem desenvolvido, desde o dia 17 de setembro, diferentes estratégias para abordar nossa questão problematizadora. Na semana que vem, de 19 a 23 de outubro temos previstas conversas com indígenas de diferentes etnias e regiões. Na sexta-feira, após as três conversas e reflexões na quarta e quinta, teremos uma plenária, resgatando a metodologia própria dos trabalhos de campo do Equipe, articulando depoimentos e saberes de fora da escola, com reflexões das turmas e dos educadores. Abaixo, o horário das atividades especiais – reparem que na sexta-feira o horário será estendido. Os links serão postados na sala de aula de Projetos. Na segunda e na terça, teremos horário normal de aulas virtuais.

Quarta, 21/10 14h10 -16h30 Conversa com Emerson Souza, Guarani Nhandeva. Professor da rede Estadual de Educação e mestrando em Antropologia Social PPGAS-USP.

Professores responsáveis: Mariana, Mauro e João

Quinta, 22/10 14h10 -16h30 Conversa com Jandira Mayara Vilar Martim, Para Mirim, Guarani Mbyá. Professora de Ensino Fundamental da escola de Tekoa Pyau, comunidade indígena localizada no Pico do Jaraguá, em São Paulo.

Professores responsáveis: Mariana, Ana Luiza e João

Sexta, 23/10 14h10- 15h40 Conversa com Fabiane Medina, Guarani Nhandeva do MS. Professora universitária, doutoranda em Ciências Sociais na Unicamp.

16h – 17h15 Plenária

Professores responsáveis: Mariana e João

Como sempre, à disposição pelo e-mail: anatanis@colegioequipe.g12.br.

Coordenação do Ensino Fundamental II

EFII – 7° Ano – Projeto interdisciplinar

14/10/2020

Caras famílias, alunas e alunos,

Professores responsáveis: Mariana, Mauro e João

Professores responsáveis: Mariana, Ana Luiza e João

16h – 17h15 Plenária

Professores responsáveis: Mariana e João

Como sempre, à disposição pelo e-mail: anatanis@colegioequipe.g12.br.

Coordenação do Ensino Fundamental II