EFII – 8° Ano – Chamada Geral

21/12/2020

Queridas famílias, alunas e alunos do 8º ano,

Reunimos algumas produções deste ano nesta circular para que vocês possam apreciar um pouco mais do trabalho realizado pelos nossos estudantes neste ano tão atípico e, no entanto, tão cheio de aprendizados. O que vocês verão aqui é resultado do esforço da turma e do grupo de professores para superar o isolamento e as dificuldades impostas por uma modalidade de trabalho a que não estávamos acostumados. Aprendemos todos que o coletivo, motivado, sempre acha formas de superação – os estudantes adquiriram muitos recursos, não obstante as adversidades, aprenderam, produziram lindos trabalhos.

É um grande prazer contar com vocês como público especial das produções deste período. Terminamos o ano com a certeza de que a parceria de vocês foi fundamental para que pudéssemos manter a escola viva e renovar os vínculos de afeto, compromisso e aprendizagem.

Pedimos apenas que os links e arquivos não sejam divulgados, de forma a nos ajudarem a preservar as produções e as imagens que veiculam.

Esperamos que gostem!

Mural do Projeto Música Brasileira

Professora Rosana Araújo professor Felipe Botelho

Esse projeto tem como objetivo compreender como, a partir da formação do povo brasileiro em sua diversidade, a música torna-se um caminho de expressão da nossa identidade e se desdobra em diferentes manifestações, agrupadas em tão diferentes formações e representantes.

Busca, também, refletir sobre o conteúdo narrativo, crítico, romântico, brincalhão, contestatório e transformador das distintas identidades e formas de expressão que se constituem ao redor da nossa música.

Objetos do isolamento do Fundamental II

Professora: Ana Luiza Guarnieri

As alunas e alunos do EFII, no início da quarentena do ano de 2020, fotografaram alguns dos objetos que se tornaram importantes ou mesmo essenciais, durante este período. Esta coletânea de imagens são, de alguma forma, breves metáforas que constroem narrativas simbólicas do nosso tempo.

Projeto: Scratchboard

Professora: Ana Luiza Guarnieri

Em Artes, o 8º ano iniciou um extenso processo criativo explorando os principais suportes artísticos tradicionais: o desenho e a gravura. No último trimestre aproveitamos o projeto interdisciplinar Herança e Memória para criarmos ilustrações inspiradas pela escrita das narrativas. Imagens dotadas de luz e sombra, produzidas por uma técnica subtrativa, o scratchboard, cujo processo se assemelha ao entalhe de uma gravura

Projeto Herança e Memória

Padlet – perfis dos personagens

Além das narrativas, os alunos e alunas também produziram fichas resumindo os perfis dos personagens criados. Embora esse material seja parte do livro virtual que publicamos, pela sua variedade de técnicas usadas, bem como a originalidade das descrições e contextualizações, tivemos a ideia de construir um grande mural, onde também se pudessem ver o tais fios tecidos na linha da tempo. Dessa forma compôs-se um grande e belo painel que deve aguçar a curiosidade pelas histórias que foram contadas.

Herança e Memória – tecendo fios na linha do tempo.

O e-book do projeto

Professores: Antonio Carlos, Maurício, Lucas, Cecília, Cristina, Paulo, Rosana, Felipe e Ricardo

O livro que vai anexo a este boletim contém a produção da turma do 8º ano de 2020 para o projeto interdisciplinar que veio para substituir o estudo de campo de Paraty-Picinguaba. O livro apresenta inicialmente as referências dos personagens criados em páginas dedicadas aos perfis desses personagens e ao final encontram-se os textos em sua integralidade. Cada perfil está ligado por um hiperlink a outro perfil que o complementa na história criada ou ao texto original escrito. Por já termos feito este percurso, garantimos que passear por esses links e deter-se nas histórias criadas espanta às vezes, às vezes comove, ou intriga, mas, sobretudo entusiasma e alegra.

Observações:

• Está “no prelo” também o livro de crônicas escritas pela turma para o estudo do gênero que desenvolveram no início do ano. Esperamos entregar o volume físico a todos e todas no início do próximo ano.

Abraço afetuoso a todos e todas, boas férias!

Equipe pedagógica do 8º ano

EFII – 8° Ano – Chamada Geral

21/12/2020

Queridas famílias, alunas e alunos do 8º ano,

Esperamos que gostem!

Mural do Projeto Música Brasileira

Professora Rosana Araújo professor Felipe Botelho

Objetos do isolamento do Fundamental II

Projeto: Scratchboard

Projeto Herança e Memória

Padlet – perfis dos personagens

Herança e Memória – tecendo fios na linha do tempo.

O e-book do projeto

Observações:

Abraço afetuoso a todos e todas, boas férias!

Equipe pedagógica do 8º ano