EFII – Semana Especial

19/05/2020

Queridas famílias, alunas e alunos

Em função do recente decreto de feriado para os próximos dias (quarta, quinta, sexta e segunda-feira da semana que vem) nossa programação de atividades fica alterada. Vejamos.

A atividade especial, planejada para amanhã, quarta-feira, fica transferida para terça-feira da semana que vem, dia 26 de maio. Então:

Dia 26/05 – Terça-feira
14h30 – 16h

Os saltimbancos – a força da união

Os Saltimbancos (I Musicanti, no original italiano) é uma peça de teatro musical infantil, inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm.

Na peça original, as canções têm letra de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov. A versão em português ganhou canções adicionais e foi traduzida e adaptada por Chico Buarque, em 1976.

É uma peça que foi muito assistida no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985), pois sua versão brasileira tem forte conotação política. O disco com a trilha sonora foi muito ouvido ao longo de gerações de crianças desde então.

Neste encontro, nós vamos ouvir juntos as canções e conversar sobre a música, sobre esses personagens políticos e sua função social, sobre a união que faz a força, sobre utopias e ação.

Professores responsáveis: Cecília, Rosana, Felipe e Luana

Dia 27/05 – Quarta-feira

Teremos as seguintes aulas (os links estão nas Sala de Aula)

6º A – 14h30 Aula de História

6º B – 15h30 Aula de História

7º A – 16h30 Desafio de EF

7º B – 16h30 Desafio de EF

8º A – 13h15 – Aula de Matemática

8º B – 14h30 – Aula de Matemática

9os A e B – 13h15 – Aula de Geografia

Dia 28/05 e 29/05 – Quinta e sexta

DEVOLUTIVAS

Ficam adiadas para quinta e sexta-feira, dias 28/05 e 29/05. Elas acontecerão em pequenos grupos da mesma turma nas salas de aulas dos professores tutores. Na terça-feira da semana que vem, dia 26/05, divulgaremos os grupos, horários e links para acesso de cada um.

Seguem valendo nosso convite para os alunos participarem das seguintes propostas:

ARTE EM TEMPOS DE QUARENTENA

Nesse momento em que grande parte da população mundial se encontra presa em casa, a arte encontra novos materiais e novas formas de expressão. Museus por toda parte têm disponibilizado seus acervos online, e pessoas em todo canto têm utilizado sua criatividade e tempo em casa para recriar obras de arte icônicas.

Convidamos vocês para fazer o mesmo: vamos reinventar arte com o que temos perto. Sigam os passos abaixo para realizarem nosso desafio:

• Escolham um quadro, uma escultura, uma fotografia.
  • Pense nos elementos que seriam necessários para que você consiga recriá-la na sua casa. Vale se fantasiar, editar e montar imagens com fundos imaginários e/ou digitais… Vale tipo quase tudo.
  • Tire uma fotografia da sua recriação.
  • Encaminhem as suas fotomontagens, junto com a obra original.
  • Se você achar divertido invente um novo título, e um comentário de como foi a experiência de realizar essa recriação.

Lembre-se, fica mais divertido se você juntar mais gente para fazer isso com você, portanto, convide pai, mãe e irmãos para esse desafio.

Ao longo da semana que vem vamos receber as fotos das reinvenções feitas por vocês e organizar nosso próprio museu online.

Para inspirar, deixamos aqui os links de alguns acervos disponíveis online, além de algumas recriações divertidas enviadas para o Getty Museum que está organizando um desafio parecido (https://www.reddit.com/r/GettyMuseumChallenge/).

Para organizarmos nosso museu, você precisa enviar sua foto montagem até o dia 22/05 para o e-mail: valentina@colegioequipe.g12.br

Divirtam-se!

Acervos disponíveis online:

TALENTOS DO EFII

Sabemos que muitos alunos e alunas estão produzindo coisas incríveis e criativas nesta quarentena, para além das atividades escolares. Criaremos uma conta de Instagram para que possam compartilhar essas produções com a comunidade do EFII. Podem ser pequenos vídeos, fotos, trabalhos artísticos, músicas, e o que mais a criatividade alcançar.

Pedimos que enviem as produções para o e-mail: show.talentos@colegioequipe.g12.br , para que possamos ir alimentando nosso novíssimo Instagram.

Uma dica: gravar vídeos na vertical, porque fica melhor de visualizar no celular.

Observação importante: Pedimos que sua produção seja enviada pelo e-mail dos pais, junto com uma autorização deles de divulgação do conteúdo e imagem na rede social da escola.

Contamos com a compreensão de todos e reafirmamos nossa disponibilidade para eventuais questões remanescentes.

Abraço a todos e todas,

Coordenação do Ensino Fundamental II

EFII – Semana Especial

19/05/2020

Queridas famílias, alunas e alunos

Dia 26/05 – Terça-feira
14h30 – 16h

Os saltimbancos – a força da união

Professores responsáveis: Cecília, Rosana, Felipe e Luana

Dia 27/05 – Quarta-feira

Teremos as seguintes aulas (os links estão nas Sala de Aula)

6º A – 14h30 Aula de História

6º B – 15h30 Aula de História

7º A – 16h30 Desafio de EF

7º B – 16h30 Desafio de EF

8º A – 13h15 – Aula de Matemática

8º B – 14h30 – Aula de Matemática

9os A e B – 13h15 – Aula de Geografia

Dia 28/05 e 29/05 – Quinta e sexta

DEVOLUTIVAS

ARTE EM TEMPOS DE QUARENTENA

• Escolham um quadro, uma escultura, uma fotografia.
  • Tire uma fotografia da sua recriação.
  • Encaminhem as suas fotomontagens, junto com a obra original.

Divirtam-se!

Acervos disponíveis online: