EI – GI Manhã e Tarde – Sequência de reconto do livro “Jacaré, não”

18/09/2020

Queridas famílias,

Nesse semestre, com a ideia de que as crianças possam experimentar a posição de serem escritoras e ilustradoras, iremos elaborar juntas o reconto do livro “Jacaré, não!”, de Antonio Prata e Talita Hoffmann, da Editora Ubu.

Daremos início a essa atividade a partir do próximo e-book, com a leitura do livro. Pedimos que incentivem seus filhos e suas filhas a escutarem a história com atenção. É muito importante, para o trabalho de reconto, que as crianças se apropriem da sequência da narrativa.

Durante as videoconferências, seremos escribas do relato oral das crianças, que acompanharão suas falas sendo transformadas em texto pelas professoras. Cada uma irá contar sobre partes de sua rotina, como é feito com a protagonista do livro.

Já para as ilustrações, faremos propostas pelo e-book, que pediremos para vocês fotografarem para nós. Com o intuito de conseguirmos um bom resultado estético do livro de reconto, solicitamos que usem as folhas quadradas enviadas no Kit, separadas dentro de uma embalagem específica. Aproveitamos a oportunidade para lembrarem as crianças de que os desenhos serão usados para ilustrar o livro coletivo e que, portanto, precisam ser feitos com carinho e empenho.

Para organizar e socializar esse material gráfico, sugerimos o uso do Padlet1. O pedido para a produção da atividade de ilustração estará sinalizado nas páginas do e-book com o título: “Ei, criança ilustradora: nos envie sua ilustração”. Ao clicar no link, a página será direcionada para um mural no Padlet, permitindo que as crianças postem a foto do seu desenho e possam acompanhar as produções umas das outras.

Gostaríamos de pedir que, ao postarem no Padlet, coloquem uma legenda na produção a fim de facilitar a identificação do que foi ilustrado, bem como o seu autor.

Quem possuir esse livro em casa, será bastante interessante deixá-lo disponível para que as crianças possam folhear e brincar com ele.

Bom trabalho!

Qualquer dúvida, por favor, nos comuniquem.

Um abraço,

Bia, Pati, Alê, Julia e Joana

1 Amanhã enviaremos outro e-mail explicando o funcionamento do Padlet, que passará a estar presente em todos os e-books.

EI – GI Manhã e Tarde – Sequência de reconto do livro “Jacaré, não”

18/09/2020

Queridas famílias,

Bom trabalho!

Qualquer dúvida, por favor, nos comuniquem.

Um abraço,

Bia, Pati, Alê, Julia e Joana