EM – 1ª a 3ª Série – Atividades à distância 3 – Ensino Mediado por Tecnologias

24/04/2020

 

ATIVIDADES À DISTÂNCIA III

ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS

Atualização quanto aos encaminhamentos realizados

desde o início do período de afastamento

 

Caras famílias, caros alunos e alunas do Ensino Médio,

Após um mês desde que iniciamos o trabalho através das Salas de Aula do Google, e completando hoje 25 dias letivos de afastamento presencial, consideramos que seria importante partilhar com todos o que pudemos abordar com alguns, por escrito, em telefonemas ou em aulas virtuais.

Como sabem, as atividades mediadas pela tecnologia se configuraram um desafio para todos: educadores e estudantes. A familiarização com a ferramenta, o dimensionamento de tempo de preparo e execução de atividades, os formatos para entrega de trabalhos e para dar retornos foram alguns dos aspectos enfrentados. No transcorrer desse processo pudemos ter certeza de que essas atividades têm favorecido a manutenção de vínculos, de que a ferramenta utilizada tem nos servido para garantir aproximação e não distanciamento, à medida que nossos alunos e alunas, em sua grande maioria, têm aderido às propostas e deixado claro o interesse em manter contato com seus educadores e em dar continuidade aos processos de trabalho.

O percurso até aqui contou com a contribuição de estudantes e pais que nos deram retornos e, claro, de todos os professores, interessados em aprimorar essa modalidade de trabalho.

Seguem alguns passos desse processo de construção.

a) Quando iniciamos as Salas de Aula, nem todos os professores usavam o calendário, o que fazia com que nem tudo entrasse na agenda do Google que vocês e nós acessamos; então, devem ter nos escapado algumas solicitações, o que passou a ser mais cuidado desde a semana de 06 de abril, o que deve favorecer que haja melhor distribuição de tarefas.

b) Verificamos, nas perguntas e comentários dirigidos aos professores, que havia dificuldades técnicas para alguns alunos, além das adaptações do cotidiano familiar; então:

  • todos os professores aceitaram, até o momento, atividades fora do prazo e, quando foi solicitado, ampliaram prazo de entrega para toda a turma;
  • vários professores, desde a semana de 06 de abril, passaram a solicitar Atividades mais curtas;
  • alguns professores buscaram agendar aula virtual para discutirem trabalhos em andamento, esclarecendo dúvidas antes da entrega;
  • os professores têm solicitado que atividades sejam refeitas, quando percebem incompreensões – tanto para que haja aprendizados, quanto para que conceitos baixos não impactem a avaliação nessa condição de trabalho.

c) Ao final de março, alunos das três séries remeteram à coordenação, de diferentes formas, preocupação quanto ao volume de solicitações feitas pelas disciplinas. Avaliamos a questão junto aos professores e, então, buscamos adequações, como:

  • ampliação do prazo para entrega de atividades;
  • não agendamento de entregas para fim de semana e feriados;
  • montagem de grade horária distribuindo os dias de publicação de atividades das disciplinas / temáticos / treinos / projetos sociais para evitar acúmulo na chegada de postagens.

Alunos das três séries nos colocam, desde a última semana, terem percebido que o maior acúmulo de solicitações a eles ocorreu quando foram iniciadas as Atividades à Distância e que a agenda tem estado mais equacionada.

Alunos também observaram que o volume e o tipo de atividades solicitadas no princípio do isolamento tiveram influência do calendário escolar, por ser próximo ao final do primeiro bimestre.

d) Viabilizadas questões técnicas, ampliamos aulas virtuais, para que as saudades fossem aplacadas e para que conteúdos e habilidades a serem trabalhados pudessem ser mediados pelo “encontro” com professores. Para algumas disciplinas, a introdução de novos conteúdos tinha como condição a realização dessas aulas. A princípio, as aulas iniciavam às 8h30. Buscando contar com maior adesão, considerando dinâmicas familiares com horários alterados, a partir da semana de 06 de abril, passamos a agendá-las com início às 9h.

e) O conjunto de educadores considerou particularidades da 1ª série, recém chegada ao Ensino Médio, estabelecendo ainda vínculos entre colegas e com os educadores; compreendendo ainda o que seria esse novo curso, com estudos mais aprofundados, em ritmo mais intenso, com exigência de maior autonomia. No afastamento, buscamos para esta série:

  • aulas virtuais mais frequentes (iniciadas com 1ªA e 1ªB separadamente e depois unidas para favorecer vínculos na turma);
  • trabalhos realizados em duplas/trios;
  • finalização de trabalhos que foram iniciados em grupos;
  • trabalhos articulando produções individuais.

Em recente Encontro Virtual da turma com a Orientação foi discutida a carga de aulas/dia, a colocação de intervalos entre aulas quando possível, mudança na organização de postagens com concentração em um único dia – ou em dois, não haver solicitação de tarefas para segundas-feiras; mas não houve consenso entre os alunos e alunas sobre estes aspectos. Há quem gostaria de aulas desde 9h e por toda a manhã (e menos solicitações outras) e quem peça que não haja mais que duas aulas/dia. Há quem prefira quando há um horário entre aulas e quem desejaria que ocorressem em sequência (aspecto que depende de outras variáveis, dado que os professores dão aulas para as outras séries também). Há quem receberia tudo o que deverá ser feito para um período próximo em um único dia e quem entenda que isso não atenderia à dinâmica de muitos cursos ou poderia gerar sobrecarga.

f) Alunos e alunas de 1ª a 3ª série apontaram que a quantidade de aulas virtuais/dia se tornou cansativa, pelas características de aula diante de tela. Contudo, têm trazido também sentirem falta do encontro com professores, e de professores com quem ainda não tiveram aulas virtuais. Vamos então buscar:

  • que cada turma não tenha mais que duas aulas pela manhã, exceto se tiver Inglês ou alguma demanda específica de professor e/ou turma, a partir desta semana (22 de abril);
  • que professores que ainda não encontraram os alunos tenham essa possibilidade, se entenderem que é pertinente e tiverem condições para isso;
  • continuar mantendo a regularidade de aulas de algumas disciplinas.

É necessário que haja clareza quanto aos limites, considerando a quantidade de disciplinas e a disponibilidade de horários.

g) A 3ª série, que tem por ênfase nas diretrizes o Aprofundamento Teórico Conceitual e a Síntese Pedagógica, manteve, desde o princípio, encontros semanais com os professores orientadores de Monografia. Os cursos temáticos semestrais da série, que objetivam aprofundamento teórico e conceitual, têm mantido também atividades regulares.

h) Professores, alunos e coordenação sentem falta das trocas entre grupos, entre séries, dos papos informais, dos “pitacos” nas conversas, dos comentários e indicações culturais, de ouvir as opiniões de tantos sobre algo – ao vivo! Como não temos os corredores, o pátio, a cantina, a quadra, a sala dos professores, da coordenação, estamos, até o momento:

  • procurando “bater um papinho” antes do começo das aulas virtuais, com quem vai chegando (temos feito isso, com horário prévio marcado, mesmo em reunião de professores, de coordenação…);
  • mantendo regularidade em aulas/atividades de cursos temáticos interséries;
  • mantendo o Mural do Site como local de registro das comunicações deste período, mas também de postagem de sugestões nossas para alunos e famílias (famílias continuam encaminhando sugestões e divulgações que são postadas nas redes sociais do Colégio);
  • mantendo atividades do Instituto Equipe, que no momento está organizando lives para discussão do tema Pandemia e Desigualdade, montando e divulgando playlists e… vem aí em breve algo mais…;
  • organizando uma semana (28 a 30 de abril) de aulas especiais, ministradas por dois a quatro professores em conjunto, como tanto gostamos de fazer.

O período que já temos trabalhando afastados nos coloca de acordo sobre haver mais dificuldade em realizar tudo à distância: organização de tempo / espaço / demandas familiares / convivência ininterrupta com as mesmas pessoas, no mesmo espaço.

Temos, no Ensino Médio, até 17 componentes curriculares para dar andamento, com o desafio de manter desenvolvimento de habilidades e aprendizados de conteúdos, de possibilitar alguma troca entre alunos e com educadores e, nos Projetos Eletivos, o desafio de manter o preparo pessoal ou os vínculos, para que haja condições de retomada quando isso for possível (participar de treino e/ou projeto social significa compromisso com um grupo e com instituições).

Estamos preocupados com estudos, compreensão de conteúdos, mas também – e principalmente – com o envolvimento de nossos alunos e alunas com a escola de uma forma mais ampla. Temos dito em nossas comunicações e encontros com eles que precisamos de retornos e da parceria deles. Queremos registrar aqui nosso agradecimento pelo que temos recebido.

Entendemos ser muito importante que nossos alunos e alunas se mantenham ligados à escola, aos professores e entre eles. Contamos com os pais no que puderem favorecer esses vínculos à distância.

Temos nos referido ao trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos alunos como Atividades à Distância/Ensino Mediado por Tecnologias, e não como Educação à Distância, por nossa concepção de Educação pressupor o encontro entre educadores e estudantes no processo ensino-aprendizagem. Ressaltamos que nosso objetivo no atual contexto é superar a distância e nos manter gerando convites e encontros educacionais que permitam a continuidade de aprendizados, mesmo sabendo-os afetados pelo contexto. As atividades propostas têm se constituído como parte do processo ensino-aprendizagem, mantendo suas intencionalidades.

Como colocado em Boletins anteriores, a Orientação está disponível para conversas, se necessário. Quem quiser, por favor, avise através de e-mail para secretaria@colegioequipe.g12.br, que entraremos em contato.

Esperamos que todas as famílias estejam bem e assim permaneçam.

Saudações e saudades.

 

Coordenação do Ensino Médio

EM – 1ª a 3ª Série – Atividades à distância 3 – Ensino Mediado por Tecnologias

24/04/2020

 

ATIVIDADES À DISTÂNCIA III

ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS

Atualização quanto aos encaminhamentos realizados

desde o início do período de afastamento

 

Caras famílias, caros alunos e alunas do Ensino Médio,

Após um mês desde que iniciamos o trabalho através das Salas de Aula do Google, e completando hoje 25 dias letivos de afastamento presencial, consideramos que seria importante partilhar com todos o que pudemos abordar com alguns, por escrito, em telefonemas ou em aulas virtuais.

Como sabem, as atividades mediadas pela tecnologia se configuraram um desafio para todos: educadores e estudantes. A familiarização com a ferramenta, o dimensionamento de tempo de preparo e execução de atividades, os formatos para entrega de trabalhos e para dar retornos foram alguns dos aspectos enfrentados. No transcorrer desse processo pudemos ter certeza de que essas atividades têm favorecido a manutenção de vínculos, de que a ferramenta utilizada tem nos servido para garantir aproximação e não distanciamento, à medida que nossos alunos e alunas, em sua grande maioria, têm aderido às propostas e deixado claro o interesse em manter contato com seus educadores e em dar continuidade aos processos de trabalho.

O percurso até aqui contou com a contribuição de estudantes e pais que nos deram retornos e, claro, de todos os professores, interessados em aprimorar essa modalidade de trabalho.

Seguem alguns passos desse processo de construção.

a) Quando iniciamos as Salas de Aula, nem todos os professores usavam o calendário, o que fazia com que nem tudo entrasse na agenda do Google que vocês e nós acessamos; então, devem ter nos escapado algumas solicitações, o que passou a ser mais cuidado desde a semana de 06 de abril, o que deve favorecer que haja melhor distribuição de tarefas.

b) Verificamos, nas perguntas e comentários dirigidos aos professores, que havia dificuldades técnicas para alguns alunos, além das adaptações do cotidiano familiar; então:

  • todos os professores aceitaram, até o momento, atividades fora do prazo e, quando foi solicitado, ampliaram prazo de entrega para toda a turma;
  • vários professores, desde a semana de 06 de abril, passaram a solicitar Atividades mais curtas;
  • alguns professores buscaram agendar aula virtual para discutirem trabalhos em andamento, esclarecendo dúvidas antes da entrega;
  • os professores têm solicitado que atividades sejam refeitas, quando percebem incompreensões – tanto para que haja aprendizados, quanto para que conceitos baixos não impactem a avaliação nessa condição de trabalho.

c) Ao final de março, alunos das três séries remeteram à coordenação, de diferentes formas, preocupação quanto ao volume de solicitações feitas pelas disciplinas. Avaliamos a questão junto aos professores e, então, buscamos adequações, como:

  • ampliação do prazo para entrega de atividades;
  • não agendamento de entregas para fim de semana e feriados;
  • montagem de grade horária distribuindo os dias de publicação de atividades das disciplinas / temáticos / treinos / projetos sociais para evitar acúmulo na chegada de postagens.

Alunos das três séries nos colocam, desde a última semana, terem percebido que o maior acúmulo de solicitações a eles ocorreu quando foram iniciadas as Atividades à Distância e que a agenda tem estado mais equacionada.

Alunos também observaram que o volume e o tipo de atividades solicitadas no princípio do isolamento tiveram influência do calendário escolar, por ser próximo ao final do primeiro bimestre.

d) Viabilizadas questões técnicas, ampliamos aulas virtuais, para que as saudades fossem aplacadas e para que conteúdos e habilidades a serem trabalhados pudessem ser mediados pelo “encontro” com professores. Para algumas disciplinas, a introdução de novos conteúdos tinha como condição a realização dessas aulas. A princípio, as aulas iniciavam às 8h30. Buscando contar com maior adesão, considerando dinâmicas familiares com horários alterados, a partir da semana de 06 de abril, passamos a agendá-las com início às 9h.

e) O conjunto de educadores considerou particularidades da 1ª série, recém chegada ao Ensino Médio, estabelecendo ainda vínculos entre colegas e com os educadores; compreendendo ainda o que seria esse novo curso, com estudos mais aprofundados, em ritmo mais intenso, com exigência de maior autonomia. No afastamento, buscamos para esta série:

  • aulas virtuais mais frequentes (iniciadas com 1ªA e 1ªB separadamente e depois unidas para favorecer vínculos na turma);
  • trabalhos realizados em duplas/trios;
  • finalização de trabalhos que foram iniciados em grupos;
  • trabalhos articulando produções individuais.

Em recente Encontro Virtual da turma com a Orientação foi discutida a carga de aulas/dia, a colocação de intervalos entre aulas quando possível, mudança na organização de postagens com concentração em um único dia – ou em dois, não haver solicitação de tarefas para segundas-feiras; mas não houve consenso entre os alunos e alunas sobre estes aspectos. Há quem gostaria de aulas desde 9h e por toda a manhã (e menos solicitações outras) e quem peça que não haja mais que duas aulas/dia. Há quem prefira quando há um horário entre aulas e quem desejaria que ocorressem em sequência (aspecto que depende de outras variáveis, dado que os professores dão aulas para as outras séries também). Há quem receberia tudo o que deverá ser feito para um período próximo em um único dia e quem entenda que isso não atenderia à dinâmica de muitos cursos ou poderia gerar sobrecarga.

f) Alunos e alunas de 1ª a 3ª série apontaram que a quantidade de aulas virtuais/dia se tornou cansativa, pelas características de aula diante de tela. Contudo, têm trazido também sentirem falta do encontro com professores, e de professores com quem ainda não tiveram aulas virtuais. Vamos então buscar:

  • que cada turma não tenha mais que duas aulas pela manhã, exceto se tiver Inglês ou alguma demanda específica de professor e/ou turma, a partir desta semana (22 de abril);
  • que professores que ainda não encontraram os alunos tenham essa possibilidade, se entenderem que é pertinente e tiverem condições para isso;
  • continuar mantendo a regularidade de aulas de algumas disciplinas.

É necessário que haja clareza quanto aos limites, considerando a quantidade de disciplinas e a disponibilidade de horários.

g) A 3ª série, que tem por ênfase nas diretrizes o Aprofundamento Teórico Conceitual e a Síntese Pedagógica, manteve, desde o princípio, encontros semanais com os professores orientadores de Monografia. Os cursos temáticos semestrais da série, que objetivam aprofundamento teórico e conceitual, têm mantido também atividades regulares.

h) Professores, alunos e coordenação sentem falta das trocas entre grupos, entre séries, dos papos informais, dos “pitacos” nas conversas, dos comentários e indicações culturais, de ouvir as opiniões de tantos sobre algo – ao vivo! Como não temos os corredores, o pátio, a cantina, a quadra, a sala dos professores, da coordenação, estamos, até o momento:

  • procurando “bater um papinho” antes do começo das aulas virtuais, com quem vai chegando (temos feito isso, com horário prévio marcado, mesmo em reunião de professores, de coordenação…);
  • mantendo regularidade em aulas/atividades de cursos temáticos interséries;
  • mantendo o Mural do Site como local de registro das comunicações deste período, mas também de postagem de sugestões nossas para alunos e famílias (famílias continuam encaminhando sugestões e divulgações que são postadas nas redes sociais do Colégio);
  • mantendo atividades do Instituto Equipe, que no momento está organizando lives para discussão do tema Pandemia e Desigualdade, montando e divulgando playlists e… vem aí em breve algo mais…;
  • organizando uma semana (28 a 30 de abril) de aulas especiais, ministradas por dois a quatro professores em conjunto, como tanto gostamos de fazer.

O período que já temos trabalhando afastados nos coloca de acordo sobre haver mais dificuldade em realizar tudo à distância: organização de tempo / espaço / demandas familiares / convivência ininterrupta com as mesmas pessoas, no mesmo espaço.

Temos, no Ensino Médio, até 17 componentes curriculares para dar andamento, com o desafio de manter desenvolvimento de habilidades e aprendizados de conteúdos, de possibilitar alguma troca entre alunos e com educadores e, nos Projetos Eletivos, o desafio de manter o preparo pessoal ou os vínculos, para que haja condições de retomada quando isso for possível (participar de treino e/ou projeto social significa compromisso com um grupo e com instituições).

Estamos preocupados com estudos, compreensão de conteúdos, mas também – e principalmente – com o envolvimento de nossos alunos e alunas com a escola de uma forma mais ampla. Temos dito em nossas comunicações e encontros com eles que precisamos de retornos e da parceria deles. Queremos registrar aqui nosso agradecimento pelo que temos recebido.

Entendemos ser muito importante que nossos alunos e alunas se mantenham ligados à escola, aos professores e entre eles. Contamos com os pais no que puderem favorecer esses vínculos à distância.

Temos nos referido ao trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos alunos como Atividades à Distância/Ensino Mediado por Tecnologias, e não como Educação à Distância, por nossa concepção de Educação pressupor o encontro entre educadores e estudantes no processo ensino-aprendizagem. Ressaltamos que nosso objetivo no atual contexto é superar a distância e nos manter gerando convites e encontros educacionais que permitam a continuidade de aprendizados, mesmo sabendo-os afetados pelo contexto. As atividades propostas têm se constituído como parte do processo ensino-aprendizagem, mantendo suas intencionalidades.

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