EM – 1ª a 3ª Série – Debate: O Racismo que a gente não vê

23/06/2020

Debate: O Racismo que a gente não vê

Caros alunos, alunas e famílias do Ensino Médio,

Na próxima quinta-feira, dia 25 de junho, último dia letivo do primeiro semestre, das 9h às 10h30, teremos como atividade para todos os alunos e alunas do Ensino Médio um debate sobre a sociedade brasileira e as diferentes expressões do racismo no cotidiano, particularmente, aquele que envolve afrodescendentes, a partir da compreensão das consequências históricas do escravismo na atualidade.

O tema compõe o currículo de 1ª a 3ª série. Entendemos que discussões realizadas em diversos cursos do Ensino Médio serão enriquecidas com um debate no qual alunos das três séries estarão presentes, com o objetivo de compreender, poder desvelar e desnaturalizar formas de discriminação identificadas na sociedade, como também, refletir sobre meios para superação desse comportamento social.

O debate tem como convidados:

Flávia Albergaria

Psicanalista, doutora pelo I.P.USP. Atende um consultório particular. Graduada e mestre em História pela USP, possui longa experiência em docência no ensino superior. Realiza pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem na UNICAMP. Publicou artigos na área de psicanálise, história e teoria literária.

Eugênio Lima

DJ, Ator-Mc, pesquisador da cultura diaspórica. Membro fundador do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e da Frente 3 de Fevereiro. Diretor do Coletivo Legítima Defesa. Ganhador dos prêmios: Coca Cola/FENSA 2004 (melhor música), pela peça “Acordei que Sonhava”; Shell de teatro 2006 (melhor música), por “Frátria Amada Brasil – Pequeno Compêndio de Lendas Urbanas”; Governador do Estado 2014 com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, por “Antígona Recortada – Contos Que Cantam Sobre Pousos Pássaros”; Shell de teatro 2020 (melhor música), por “Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Utopias Futuras”. Tem ampla atuação como curador em diversas áreas.

A mediação será da professora de História do Brasil, Eliane Yambanis.

O link para acesso está disponibilizado aos alunos e alunas em todas as salas do Ensino Médio no Google Sala de Aula.

O fechamento do semestre contará também com atividades coordenadas pelo Grêmio Pão de Milho, das 11h às 13h, acompanhadas pelos professores do ciclo que puderem estar presentes e que, a pedido do Grêmio, terão espaço para manifestações nos momentos finais. O link a ser utilizado será o mesmo do debate.

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio

EM – 1ª a 3ª Série – Debate: O Racismo que a gente não vê

23/06/2020

Debate: O Racismo que a gente não vê

Caros alunos, alunas e famílias do Ensino Médio,

O debate tem como convidados:

Flávia Albergaria

Eugênio Lima

A mediação será da professora de História do Brasil, Eliane Yambanis.

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio