EM – 1ª a 3ª série – E-Book – Isolamento e Pandemia – Horizontes Possíveis

COLÉGIO EQUIPE

PROJETO INTERDISCIPLINAR INTERSÉRIES

ENSINO MÉDIO – JUNHO 2020

ISOLAMENTO E PANDEMIA – HORIZONTES POSSÍVEIS:

O QUE SE TRANSFORMOU? O QUE DEVE PERMANECER?

E-Book

O projeto interdisciplinar interséries Isolamento e Pandemia – Horizontes possíveis: O que se transformou? O que deve permanecer? foi elaborado por educadores do Ensino Médio propondo que o estudo se apoiasse em conceitos e conteúdos das disciplinas, extrapolando-as e relacionando-as entre si e com a realidade de isolamento e pandemia vivida.

A proposta definiu a formação de grupos interséries para o desenvolvimento dos estudos, de modo que alunos e alunas interagissem com colegas com os quais não têm tanto contato. Cada grupo teve a orientação de um(a) professor(a), conforme o tema escolhido.

Ao final, todos apresentaram o que pesquisaram e conclusões às quais chegaram. A forma de apresentação foi definida por cada um dos grupos.

Os objetivos foram sistematizados como seguem.

Criar condições para que os alunos:

• Estudem os efeitos da pandemia em diversas áreas da sociedade;
  • Se aprofundem no estudo de temáticas com as quais se identifiquem;
  • Reflitam sobre o que se transformou e o que deveria permanecer como ganho social;
  • Interajam com colegas de diferentes séries;
  • Compartilhem o que aprenderam de forma criativa.

SOCIALIZAÇÃO

As discussões dos trabalhos, incluindo processo de estudo e conclusões/levantamento de questões por alunos e educadores constituiu o que no Colégio Equipe denominamos “Socialização”, não tendo ocorrido apenas apresentações.

A socialização de um projeto é momento educacional singular; privilegiado, por permitir a cada estudante conferir sua apropriação de conhecimentos e a transmissão deles. Para alunos e alunas da 1ª série, que tiveram esta experiência inaugural no Ensino Médio em ambiente virtual, o ritual foi ainda mais significativo. “Eu falei para mais de 150 pessoas!” foi constatação de alguns.

Não há como reproduzir essa situação. Mas os trabalhos que foram base para o momento da socialização seguem aqui, organizados em formato de E-book.

Esperamos que as famílias possam desfrutar e imaginar um pouco das discussões coletivas, a partir do que encontrarão.

Parabéns a todos os educadores e estudantes!

Coordenação do Ensino Médio

EM – 1ª a 3ª série – E-Book – Isolamento e Pandemia – Horizontes Possíveis

29/06/2020

COLÉGIO EQUIPE

PROJETO INTERDISCIPLINAR INTERSÉRIES

ENSINO MÉDIO – JUNHO 2020

ISOLAMENTO E PANDEMIA – HORIZONTES POSSÍVEIS:

O QUE SE TRANSFORMOU? O QUE DEVE PERMANECER?

E-Book

Os objetivos foram sistematizados como seguem.

Criar condições para que os alunos:

• Estudem os efeitos da pandemia em diversas áreas da sociedade;
  • Se aprofundem no estudo de temáticas com as quais se identifiquem;
  • Interajam com colegas de diferentes séries;
  • Compartilhem o que aprenderam de forma criativa.

SOCIALIZAÇÃO

Parabéns a todos os educadores e estudantes!

Coordenação do Ensino Médio