EM – 1ª a 3ª Série – Retorno às aulas

Ensino Médio – Retorno às aulas

Caros alunos, alunas e famílias,

O texto abaixo é reprodução do tópico Retorno às Aulas,

que compôs o Boletim enviado em 29 de junho.

Esperamos que as férias tenham sido bem desfrutadas e aproveitamos

para sugerir o ajuste no “fuso horário” a quem necessite,

previamente à retomada das aulas.

As aulas serão retomadas no dia 28 de julho, terça-feira. Todas as turmas terão as aulas iniciando às 9h.

Preparamos um horário de aulas considerando a experiência do primeiro semestre e as avaliações realizadas por alunos, famílias e educadores. Este horário deverá ser mantido enquanto só houver trabalho a distância. O horário preparado visa a manter sistemática de trabalho de todos os componentes curriculares e, portanto, contempla uma aula semanal de cada disciplina em cada série, projetos eletivos (projetos sociais e treinos) com atividades semanais, além de grupo de orientação de estudos com textos para alunos convocados (1ª série) e atividades de participação facultativa por alunos de todas as séries, como o grupo de estudos A Esfinge – Decifra-me ou Devoro-te (que estuda a relação com internet e redes sociais) e a atividade iniciada em junho #CADÊOSUOR?  (visando a que alunos e alunas possam realizar atividades físicas em mais um dia na semana).

A partir do 2º semestre, todas as aulas de Educação Física e todos os Treinos terão trabalho físico.

O horário de aulas da manhã incorporou uma atividade denominada Praticando e Esclarecendo Dúvidas, para as disciplinas de Matemática e Física, junto às turmas de 1ª e 2ª séries. O objetivo é que haja a possibilidade de um encontro a mais com os professores dessas disciplinas, para quem queira buscar ajuda, esclarecer dúvidas, ou ainda, solicitar mais desafios.

Obs. – A Orientação de Estudos com Texto (para alunos convocados da 1ª série) passará a ser iniciada às 15h30, para contemplar alunos participantes também do Projeto Social Ver o Mundo.

Condições para o trabalho escolar mediado por tecnologias, para todos os alunos e alunas do Ensino Médio do Colégio Equipe, a partir do 2º semestre

Considerando que o trabalho mediado por tecnologias deve se estender no segundo semestre e os aprendizados que tivemos na avaliação dessa prática ao longo do primeiro semestre, solicitamos que alunos, pais, mães, responsáveis busquem cuidar dessas condições, que se mostraram as mais adequadas para as aulas a distância.

1. Uso de equipamento com câmera e microfone para todas as aulas.
  2. As câmeras deverão permanecer abertas durante toda a aula.
  3. Uso de cadernos das respectivas disciplinas durante as aulas.
  4. Portanto, o material deve ser previamente separado, assim como quaisquer outros materiais necessários ao trabalho de cada disciplina, como ocorre nas aulas presenciais. As aulas devem ser anotadas, com registro de data de cada uma.
  5. Alunas e alunos devem assistir aulas sentados à mesa, em cadeiras.
  6. Todos precisam ser pontuais, o que implica que equipamentos sejam ligados e salas virtuais acessadas com antecedência.
  7. Alunos e alunas devem permanecer acompanhando todas as aulas integralmente, até que sejam encerradas.
  8. As aulas de Educação Física e os Treinos devem ser acompanhados com uso de celular. Alunas e alunos devem buscar local mais amplo que for possível no espaço doméstico e devem trajar roupas adequadas às atividades físicas.
  9. É recomendável que todos participem da atividade #CADÊOSUOR?, de forma a garantir atividade física no mínimo 2 a 3 vezes na semana.

Esta atividade foi iniciada em junho, após pais terem informado que muitos jovens não estavam realizando atividades físicas.

Desejamos ótimo semestre aos alunos, alunas e a todas as famílias.

Nossos abraços.

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio

EM – 1ª a 3ª Série – Retorno às aulas

24/07/2020

Ensino Médio – Retorno às aulas

Caros alunos, alunas e famílias,

O texto abaixo é reprodução do tópico Retorno às Aulas,

que compôs o Boletim enviado em 29 de junho.

Esperamos que as férias tenham sido bem desfrutadas e aproveitamos

para sugerir o ajuste no “fuso horário” a quem necessite,

previamente à retomada das aulas.

1. Uso de equipamento com câmera e microfone para todas as aulas.
  2. As câmeras deverão permanecer abertas durante toda a aula.
  3. Uso de cadernos das respectivas disciplinas durante as aulas.
  5. Alunas e alunos devem assistir aulas sentados à mesa, em cadeiras.

Desejamos ótimo semestre aos alunos, alunas e a todas as famílias.

Nossos abraços.

Atenciosamente.