EM – 1ª série – Livros de Poemas

15/12/2020

Caros Estudantes da 1ª série e Responsáveis,

Em 26 de novembro foi realizada a socialização de livros de Poemas elaborados pelos alunos e alunas da 1ª série. Os trabalhos estão disponíveis, para que sejam revistos, vistos, retomados, desfrutados.

“O objetivo geral do curso de Redação do Ensino Médio do Colégio Equipe é que os alunos, por meio de aulas práticas e expositivas, não só entendam, mas incorporem técnicas de redação necessárias a uma comunicação criativa e eficiente em linguagem escrita.

Em toda a 1ª série trabalha-se com a forma de redação poema, cuja unidade expressiva é a palavra. Pretende-se, nesse momento, que os alunos entrem em contato direto com a palavra (em suas dimensões significativa, sonora e visual) e suas possibilidades combinatórias, de modo a assimilar recursos poéticos fundamentais para a redação de textos interessantes e expressivos.

No 4º bimestre, propõe-se aos alunos a organização de um livro, síntese do trajeto percorrido desde o começo do ano. O livro deve ser pensado coletivamente, tanto em seu aspecto estético (capa, diagramação, possíveis ilustrações) e operacional (plataforma ou ferramentas digitais a serem utilizadas), quanto em seu conteúdo, o que não quer dizer que cada integrante do grupo não precise redigir um número mínimo de poemas (no caso, três).

Espera-se também, com esse trabalho final, que os alunos tenham a oportunidade (que é muito importante para quem está no processo de aprendizagem da escrita) de ampliar o seu público leitor, socializando o produto de seu trabalho com familiares, amigos e professores.”

Boas leituras!

Acesso aqui: https://drive.google.com/drive/folders/0B3ZvghF0HHIPfmNoQnEtZUVqSVdYNXRHOHB4c1FsdEVOTThWbE1PM0ZpVEhYU3BWTkdDN1E

Cecília Bergamin
Professora de Redação