EM – 1ª Série – Socialização

10/09/2020

“Para além da geladeira – quais os custos do que se produz e se come?”

Atividade síntese do projeto – 1ª série

Data: 11/09/2020, sexta-feira  Horário: 19h30 às 21h30

Participantes: Pais, alunos, monitores e educadores

O estudo buscou apresentar aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais da questão agrária brasileira. Os convidados que participaram de atividades do projeto trouxeram dados sobre processos de produção – agronegócio, agricultura orgânica e familiar; sobre condições do trabalho rural; sobre uso de defensivos, agroquímicos, agrotóxicos e as condições de saúde e segurança alimentar; sobre conservação, produção e o papel do Estado.

Acompanhados por monitores (alunos da 2ª série), os alunos retomaram e aprofundaram, em grupos e coletivamente, conceitos e conteúdos trabalhados até o momento nas disciplinas e tratados por nossos convidados. Posteriormente, cada grupo se deteve sobre um item produzido.

O encerramento desse projeto, com a socialização de conhecimentos adquiridos pelos alunos, espera discutir: Quais os custos do que se produz e se come?

Com isto, estaremos contemplando um dos objetivos de aprendizagem nesta série, que é a problematização das relações entre ciência, tecnologia e decisão política.

Monitores: Catarina Viégas Ohl de Souza, Greta Staniczek Andrade, Helena Duarte Bellio, Helena Tavares Bosco Montanar Franco, Laura Barrufi Simoni, Maya Pecora Cohen, Pedro Carvalho, Tomé Silva Dias Cabalzar.

Professores responsáveis: Antônio Carlos de Carvalho (Geografia), Eliane Yambanis (História do Brasil), Helika Amemiya Chikuchi (Biologia), João Gabriel Priolli (História Geral), Marlito de Sousa Lima (Filosofia),  Renata Nascimento Nogueira (Física), Roosevelt Kiyohisa Fujikawa (Química), Graça Maria Marino Totaro (Orientação Pedagógica e Educacional).

EM – 1ª Série – Socialização

10/09/2020

“Para além da geladeira – quais os custos do que se produz e se come?”

Atividade síntese do projeto – 1ª série

Data: 11/09/2020, sexta-feira  Horário: 19h30 às 21h30