EM – Projetos Eletivos

13/02/2020

COLÉGIO EQUIPE 2020
PROJETOS ELETIVOS NO ENSINO MÉDIO

Caro(a) aluno(a) e seus pais/responsáveis,

Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a indicação de opções por Projetos Eletivos pelos alunos do Ensino Médio.

Para que os estudantes do ciclo pudessem se preparar para realizar suas indicações, organizamos a Atividade para Reflexão sobre Intervenções Sociais em 14/02, além da apresentação de Treinos Esportivos, ocorrida na primeira semana de aulas.

Neste documento, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.

Vamos lá:

  • Os Projetos Eletivos constituem uma das modalidades de aprendizado no currículo do Colégio Equipe na qual, ao longo da sua trajetória no Ensino Médio, são feitas opções por projetos, considerando o momento mais adequado para sua inserção.
  • Em 2020, a participação em uma destas atividades é obrigatória para alunos que estão iniciando o Ensino Médio (1ª série) e não tem caráter obrigatório para alunos de 2ª e 3ª séries, que podem escolher participar ou não, justificando sua opção, considerando seu projeto de estudo e aprendizado para o ano.
  • Os Projetos Eletivos têm as turmas formadas por interesse. Ou seja, cada aluno busca o que desenvolverá ao longo do seu ano de aprendizado, sendo responsável com a atividade, o grupo e educadores envolvidos. Neste sentido, uma vez definida(s) a(s) atividade(s), cada um assumirá o compromisso de participar até o final do ano.
  • Estes Projetos Eletivos constituem um convite para o desenvolvimento das seguintes aprendizagens: a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em  grupo; os conhecimentos e posturas necessárias para  planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.
  • Para este ano teremos as seguintes modalidades de Projetos Eletivos: Projetos Sociais e Turmas de Treinamento Esportivo. Cada um deles foi apresentado por educadores e/ou alunos e será detalhado a seguir em seus aspectos organizacionais.
  • Os Projetos Eletivos terão a avaliação expressa em conceitos que não implicam aprovação ou reprovação. A participação será avaliada no contexto do desenvolvimento do que foi proposto ao  longo do processo de trabalho.
  • A indicação de opções de participação de cada aluno(a) deverá contar com uma conversa com os pais/responsáveis e com a ciência deles quanto aos horários dos compromissos, expressa no formulário de opções.

Ao planejar o compromisso com os Projetos Eletivos é importante que os alunos considerem o interesse em participar de duas atividades já previstas, que não se configuram como Projetos Eletivos:

  • Grupo de Estudos: A Esfinge – Decifra-me ou Devoro-te, que ocorrerá às quintas-feiras, das 13h45 às 15h15
  • Reuniões do Grêmio, que costumam ocorrer também nas tardes de quinta-feira.

Contamos que, além destas atividades sistemáticas desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o Grêmio possa propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.

Desde 2016, parte dos alunos do Ensino Médio vem também organizando um Coletivo Feminista, que tem realizado suas atividades às sextas-feiras no período da tarde. Aguardaremos como se darão as proposições para 2020.

Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos pelo Colégio ou pelo Instituto Equipe, para grupos diferenciados. Em breve serão divulgadas. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão.

1 – Cronograma do processo de apresentação e opção por Projetos Eletivos e Grupo de Estudos

O processo de apresentação, indicação de opções e início de trabalho dos Projetos Eletivos segue o seguinte cronograma:

  • 28 a 30/01 – Apresentação dos Treinos Esportivos nas aulas de Educação Física.
  • 14/02 – Reflexão sobre Intervenções Sociais por alunos e educadores – “Intervenção Social – Por quê?” palestra com o convidado Raul Figueiredo e participação em Oficinas conduzidas por veteranos participantes de Projetos Sociais.
  • 14/02 – Introdução / Apresentação do presente documento sobre Projetos Eletivos (disponibilizado no site) e entrega do Formulário para Indicação de Opções por Projetos Eletivos e Grupo de Estudos a cada aluno(a).
  • 18/02 – Retorno dos Formulários para Indicação de Opções, preenchidos pelos(as) alunos(as) e assinados pelos pais/responsáveis (recolhimento em sala de aula).
  • 21/02 – Divulgação das turmas de Projetos Eletivos.
  •  02 a 06/03 – Início das atividades dos Projetos Eletivos e do Grupo de Estudos.

Obs. – Alunos veteranos em Projetos Sociais iniciaram suas atividades previamente, preparando as Oficinas para 14/02.

 

2 – Quadro de horários das atividades

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Tarde

14h às 17h
Projeto Social: Chá de Arte

14h30 às 16h
Treino: Vôlei Feminino*
(Profs. Nelson Conegundes e Francisco Avelaneda)

14h30 às 16h
Treino: Futsal
Feminino*
(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

14h às 17h
Projeto Social: Ver o Mundo

14h30 às 16h
Treino: Futsal
Feminino*
(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

14h30 às 16h
Treino: Basquete Misto*
(Prof. Gilson Pedroso)

13h45 às 15h15
Grupo de Estudos: A Esfinge – Decifra-me ou Devoro-te
(Prof. Marlito)

16h às 17h30
Treino: Vôlei Masculino*
(Profs. Nelson Conegundes e Francisco Avelaneda)

16h às 17h30
Treino: Futsal
Masculino*
(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

16h às 17h30
Treino: Futsal
Masculino*
(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

* Os treinamentos de vôlei e basquete ocorrerão no Club Homs, situado na Av. Paulista, nº. 735 (entre Alameda Campinas e Av. Brigadeiro Luís Antônio).

*Os treinamentos de futsal às segundas-feiras ocorrerão no Playball, situado na Av. Nicolas Boer, 66 – Pompeia e, às quartas-feiras, no Club Homs.

 

3 – Breve descrição das atividades, critérios para organização e condições de participação

Turmas de Treinamento Esportivo

Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Márcio Ricardo de Lima e Gilson Nogueira Pedroso.

Critério de Organização: grupos de até 18  alunos (vôlei masculino), 24 alunas (vôlei feminino), 15 alunos (basquete) e 16 ou 20 alunos, a depender do local do treino (futsal).

Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o(a) aluno(a) pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete e vôlei, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e a participação em campeonatos.

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos:

  1. Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
  2. Ter se identificado com o esporte escolhido;
  3. Ter disponibilidade de tempo para a participação nos treinamentos e em jogos a serem agendados;
  4. Ter consciência de que a opção significa compromisso com um grupo de alunos do Equipe, com a equipe técnica e, eventualmente, com outras instituições. Esse compromisso se traduz em:
    1. Presença em todos os treinamentos (faltas somente serão aceitas em casos de doença ou monitoria/trabalho de campo do colégio);
    2. Pontualidade em treinos e jogos (atrasos reincidentes podem implicar afastamento/suspensão dos treinamentos);
    3. Uso de uniforme completo (vide abaixo) para a participação em jogos (falta de parte do uniforme implicará não participação no jogo);
    4. Presença em jogos para os quais o aluno tenha sido convocado (impedimentos de presença não comunicados previamente às convocações podem levar a que não haja nova convocação, exceto em caso de adoecimento comunicado pela família);

Obs. – A realização de jogos e a relação de alunos convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita constará do mural de Educação Física e será enviada ao e-mail dos pais/ responsáveis.

Custo Para alunos de 2ª e 3ª séries e para alunos de 1ª série que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo:

Taxa semestral de R$ 260,00 (inclui transporte de ida e volta), a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.

Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos por cada aluno(a) que optar por treino(s). Cada aluno(a) escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas.

Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião preto (as meninas não jogarão mais de bermuda de lycra preta). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião. A aquisição de uniforme no prazo é condição para participação nos treinamentos de futsal.

Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short.

Turma de basquete: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda e top pessoais de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa (usarão short preto).

O pagamento dos uniformes e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 02 e 04/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 65,00; Meião preto – R$ 20,00; Short masculino e feminino – R$ 35,00). É imprescindível que seja experimentado e confirmado o tamanho, antes da definição da encomenda.

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.

Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho

Projetos Sociais

Critério de Organização: busca por atender opções dos alunos, de forma a viabilizar as atividades, respeitando o que é adequado a cada instituição parceira na qual o trabalho será desenvolvido.

O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:

  1. Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
  2. Ter se identificado com o projeto social escolhido;
  3. Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;
  4. Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;
  5. Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;
  6. Ter consciência de que a opção significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, ausências interferem – e muito – na qualidade do trabalho;
  7. E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações, reuniões  e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).

Custo – Para alunos de 2ª e 3ª séries e para alunos de 1ª série que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo:

Taxa semestral de R$ 230,00 (inclui transporte) a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.

Atuais projetos sociais:

Chá de Arte – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor  dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que o seu estado seja menos doloroso e triste.

Local de atuação em 2020: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.

Deslocamento através de van.

Educadoras Responsáveis: Marina Corazza Padovani e Maria Rita Pires do Rio

 

Ver o Mundo – Projeto iniciado em 2017, a partir de discussões desenvolvidas desde 2016 conjuntamente por alunos, imigrantes e refugiados, tem como objetivo, usando brincadeiras e jogos, resgatar aspectos de diferentes culturas, refletir sobre representações comuns sobre quem são os imigrantes e refugiados e contribuir para a construção e ampliação de vínculos.

Local de atuação em 2020: Escola Eduardo Prado.

Deslocamento através de van.

Educadores Responsáveis: Rogério Rodrigues de Almeida e Maria Rita Pires do Rio.

GRUPO DE ESTUDOS

A Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te

Coordenação: Professor Marlito de Sousa Lima

Grupo de Estudos sobre a relação dos jovens com a internet e as redes sociais, iniciado no segundo semestre de 2017, visando a aprofundar reflexões que os alunos vinham realizando em alguns dos cursos regulares e em atividades interséries.

Embora não se constitua como Projeto Eletivo, pontualidade e presença contínua serão imprescindíveis ao desenvolvimento do trabalho.

4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde

Os Projetos Eletivos e outras atividades que possam ocorrer no período da tarde se dão quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestes horários, consideramos os seguintes procedimentos:

  • O refeitório e a cantina poderão ser utilizados para almoço e lanche dos alunos participantes de Projetos Eletivos e de outras atividades à tarde,  até 13h30. Os alunos que pretenderem adquirir as refeições disponibilizadas pelo colégio deverão comunicar com até três dias de antecedência (desconsiderando sábados e domingos), na Secretaria. Cada refeição tem o custo de R$ 25,00, a serem pagos no momento da utilização desse serviço. Informamos que essas refeições são adquiridas pelo colégio de um fornecedor externo. Os alunos/famílias que tiverem interesse pela contratação de refeições para muitas ocasiões em um mesmo mês devem comunicar-se com a Secretaria. Ver Boletim Colégio Equipe – Alimentação na Escola – sobre lanche e almoço na escola, enviado em 28/01/2020.
  • Os espaços de biblioteca e laboratório de informática podem ser utilizados pelos alunos do Ensino Médio no período da tarde com a condição de agendamento prévio junto a Alda, responsável pelo setor.
  • Os Projetos Sociais, o Grupo de Estudos (A Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te) e o Grêmio usarão a sala do Instituto Equipe Cultura e Cidadania como espaço de reunião. Os Treinos Esportivos ocorrerão no Club Homs (turmas de futsal, basquete e vôlei) e no Playball (futsal às segundas-feiras). Os banheiros a serem utilizados pelos(as) alunos(as) do Ensino Médio quando estiverem no Colégio para estas atividades são os localizados no térreo.
  • Os pátios interno e externo, os corredores, espaços de circulação e as quadras deverão ser preservados prioritariamente  como espaço dos alunos do Ensino Fundamental  e Educação Infantil.
  • Para  entrada,  saída e situações de espera, os alunos deverão utilizar o corredor / entrada lateral.

 

Coordenação do Ensino Médio

EM – Projetos Eletivos

13/02/2020

COLÉGIO EQUIPE 2020
PROJETOS ELETIVOS NO ENSINO MÉDIO

Caro(a) aluno(a) e seus pais/responsáveis,

Após o começo das aulas, estamos nos organizando para a indicação de opções por Projetos Eletivos pelos alunos do Ensino Médio.

Para que os estudantes do ciclo pudessem se preparar para realizar suas indicações, organizamos a Atividade para Reflexão sobre Intervenções Sociais em 14/02, além da apresentação de Treinos Esportivos, ocorrida na primeira semana de aulas.

Neste documento, queremos retomar as finalidades educacionais e os compromissos que fazem parte destas atividades do currículo da nossa escola.

Vamos lá:

  • Os Projetos Eletivos constituem uma das modalidades de aprendizado no currículo do Colégio Equipe na qual, ao longo da sua trajetória no Ensino Médio, são feitas opções por projetos, considerando o momento mais adequado para sua inserção.
  • Em 2020, a participação em uma destas atividades é obrigatória para alunos que estão iniciando o Ensino Médio (1ª série) e não tem caráter obrigatório para alunos de 2ª e 3ª séries, que podem escolher participar ou não, justificando sua opção, considerando seu projeto de estudo e aprendizado para o ano.
  • Os Projetos Eletivos têm as turmas formadas por interesse. Ou seja, cada aluno busca o que desenvolverá ao longo do seu ano de aprendizado, sendo responsável com a atividade, o grupo e educadores envolvidos. Neste sentido, uma vez definida(s) a(s) atividade(s), cada um assumirá o compromisso de participar até o final do ano.
  • Estes Projetos Eletivos constituem um convite para o desenvolvimento das seguintes aprendizagens: a vivência e reflexão sobre a importância do vínculo e da organização para os projetos que só podem ser realizados em  grupo; os conhecimentos e posturas necessárias para  planejar, organizar, realizar e avaliar um projeto que supõe a interação e intervenção junto a outros segmentos sociais e/ou grupos; o exercício coletivo de uma atividade de intervenção.
  • Para este ano teremos as seguintes modalidades de Projetos Eletivos: Projetos Sociais e Turmas de Treinamento Esportivo. Cada um deles foi apresentado por educadores e/ou alunos e será detalhado a seguir em seus aspectos organizacionais.
  • Os Projetos Eletivos terão a avaliação expressa em conceitos que não implicam aprovação ou reprovação. A participação será avaliada no contexto do desenvolvimento do que foi proposto ao  longo do processo de trabalho.
  • A indicação de opções de participação de cada aluno(a) deverá contar com uma conversa com os pais/responsáveis e com a ciência deles quanto aos horários dos compromissos, expressa no formulário de opções.

Ao planejar o compromisso com os Projetos Eletivos é importante que os alunos considerem o interesse em participar de duas atividades já previstas, que não se configuram como Projetos Eletivos:

  • Grupo de Estudos: A Esfinge – Decifra-me ou Devoro-te, que ocorrerá às quintas-feiras, das 13h45 às 15h15
  • Reuniões do Grêmio, que costumam ocorrer também nas tardes de quinta-feira.

Contamos que, além destas atividades sistemáticas desencadeadas pela escola e estruturadas para o ano, o Grêmio possa propor e organizar outros eventos de interesse do grupo de alunos.

Desde 2016, parte dos alunos do Ensino Médio vem também organizando um Coletivo Feminista, que tem realizado suas atividades às sextas-feiras no período da tarde. Aguardaremos como se darão as proposições para 2020.

Outras atividades/cursos acontecem no Colégio Equipe, sendo oferecidos pelo Colégio ou pelo Instituto Equipe, para grupos diferenciados. Em breve serão divulgadas. Convidamos todos a conhecê-las e a avaliarem seu interesse de adesão.

1 – Cronograma do processo de apresentação e opção por Projetos Eletivos e Grupo de Estudos

O processo de apresentação, indicação de opções e início de trabalho dos Projetos Eletivos segue o seguinte cronograma:

  • 28 a 30/01 – Apresentação dos Treinos Esportivos nas aulas de Educação Física.
  • 14/02 – Reflexão sobre Intervenções Sociais por alunos e educadores – “Intervenção Social – Por quê?” palestra com o convidado Raul Figueiredo e participação em Oficinas conduzidas por veteranos participantes de Projetos Sociais.
  • 14/02 – Introdução / Apresentação do presente documento sobre Projetos Eletivos (disponibilizado no site) e entrega do Formulário para Indicação de Opções por Projetos Eletivos e Grupo de Estudos a cada aluno(a).
  • 18/02 – Retorno dos Formulários para Indicação de Opções, preenchidos pelos(as) alunos(as) e assinados pelos pais/responsáveis (recolhimento em sala de aula).
  • 21/02 – Divulgação das turmas de Projetos Eletivos.
  •  02 a 06/03 – Início das atividades dos Projetos Eletivos e do Grupo de Estudos.

Obs. – Alunos veteranos em Projetos Sociais iniciaram suas atividades previamente, preparando as Oficinas para 14/02.

 

2 – Quadro de horários das atividades

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Tarde

14h às 17h
Projeto Social: Chá de Arte

14h30 às 16h
Treino: Vôlei Feminino*
(Profs. Nelson Conegundes e Francisco Avelaneda)

14h30 às 16h
Treino: Futsal
Feminino*
(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

14h às 17h
Projeto Social: Ver o Mundo

14h30 às 16h
Treino: Futsal
Feminino*
(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

14h30 às 16h
Treino: Basquete Misto*
(Prof. Gilson Pedroso)

13h45 às 15h15
Grupo de Estudos: A Esfinge – Decifra-me ou Devoro-te
(Prof. Marlito)

16h às 17h30
Treino: Vôlei Masculino*
(Profs. Nelson Conegundes e Francisco Avelaneda)

16h às 17h30
Treino: Futsal
Masculino*
(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

16h às 17h30
Treino: Futsal
Masculino*
(Profs. Francisco Tognonato e Márcio Lima)

* Os treinamentos de vôlei e basquete ocorrerão no Club Homs, situado na Av. Paulista, nº. 735 (entre Alameda Campinas e Av. Brigadeiro Luís Antônio).

*Os treinamentos de futsal às segundas-feiras ocorrerão no Playball, situado na Av. Nicolas Boer, 66 – Pompeia e, às quartas-feiras, no Club Homs.

 

3 – Breve descrição das atividades, critérios para organização e condições de participação

Turmas de Treinamento Esportivo

Responsáveis: Professores Francisco Tognonato Neto, Nelson L. Conegundes de Souza, Márcio Ricardo de Lima e Gilson Nogueira Pedroso.

Critério de Organização: grupos de até 18  alunos (vôlei masculino), 24 alunas (vôlei feminino), 15 alunos (basquete) e 16 ou 20 alunos, a depender do local do treino (futsal).

Em nossa proposta curricular, a Educação Física tem como um dos seus principais objetivos formar o hábito da atividade física com método e autonomia, colaborando para o equilíbrio (saúde) do indivíduo. Para tanto, trabalha com uma formação diversificada na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e com a especialização no Ensino Médio. Assim, o(a) aluno(a) pode conhecer e desenvolver diversas modalidades e escolher, no Ensino Médio – entre capoeira, dança, jogos, ginástica, atletismo, futebol, vôlei e basquete – em qual delas quer se aprofundar. Paralelamente, criam-se situações para complementação do trabalho na área, atendendo ao elevado grau de interesse dos alunos. Neste ano ofereceremos turmas de treinamento nas modalidades de futsal, basquete e vôlei, tendo como objetivos o aprimoramento das habilidades motoras específicas, do trabalho em equipe e a participação em campeonatos.

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos treinos esportivos:

  1. Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
  2. Ter se identificado com o esporte escolhido;
  3. Ter disponibilidade de tempo para a participação nos treinamentos e em jogos a serem agendados;
  4. Ter consciência de que a opção significa compromisso com um grupo de alunos do Equipe, com a equipe técnica e, eventualmente, com outras instituições. Esse compromisso se traduz em:
    1. Presença em todos os treinamentos (faltas somente serão aceitas em casos de doença ou monitoria/trabalho de campo do colégio);
    2. Pontualidade em treinos e jogos (atrasos reincidentes podem implicar afastamento/suspensão dos treinamentos);
    3. Uso de uniforme completo (vide abaixo) para a participação em jogos (falta de parte do uniforme implicará não participação no jogo);
    4. Presença em jogos para os quais o aluno tenha sido convocado (impedimentos de presença não comunicados previamente às convocações podem levar a que não haja nova convocação, exceto em caso de adoecimento comunicado pela família);

Obs. – A realização de jogos e a relação de alunos convocados serão comunicadas nos treinos. A convocação escrita constará do mural de Educação Física e será enviada ao e-mail dos pais/ responsáveis.

Custo Para alunos de 2ª e 3ª séries e para alunos de 1ª série que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo:

Taxa semestral de R$ 260,00 (inclui transporte de ida e volta), a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.

Os uniformes para jogos deverão ser adquiridos por cada aluno(a) que optar por treino(s). Cada aluno(a) escolherá o tamanho da camisa/short, número e nome nas costas.

Turmas de futsal: As meninas precisam adquirir camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião preto (as meninas não jogarão mais de bermuda de lycra preta). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa vermelha/branca e a rosa, short preto e meião. A aquisição de uniforme no prazo é condição para participação nos treinamentos de futsal.

Turmas de vôlei: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda pessoal de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa e short.

Turma de basquete: As meninas precisam adquirir camisa (usarão bermuda e top pessoais de lycra preta para jogar). Para os meninos é obrigatória a aquisição de camisa (usarão short preto).

O pagamento dos uniformes e indicação dos tamanhos serão feitos entre os dias 02 e 04/03, das 9h55 às 10h15 ou das 13h às 13h30, na Tesouraria (Valores: Camisa de jogo – R$ 65,00; Meião preto – R$ 20,00; Short masculino e feminino – R$ 35,00). É imprescindível que seja experimentado e confirmado o tamanho, antes da definição da encomenda.

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nas áreas da educação, cultura e cidadania. Fundado em 12 de junho de 2006, por pessoas vinculadas ao Colégio Equipe (alunos, ex-alunos, funcionários, pais, educadores), desenvolve projetos voltados a crianças, jovens e adultos. Um de seus principais objetivos é priorizar a participação da juventude na elaboração e gestão de projetos nas áreas de educação, cultura e cidadania.

Coordenação Geral: Professor Antônio Carlos de Carvalho

Projetos Sociais

Critério de Organização: busca por atender opções dos alunos, de forma a viabilizar as atividades, respeitando o que é adequado a cada instituição parceira na qual o trabalho será desenvolvido.

O Colégio Equipe realiza desde 1997 projetos sociais junto a alunos e a educadores do Ensino Médio, sob as perspectivas educacional, curricular e não assistencialista, por acreditar que esses contribuem para a formação de pessoas solidárias, críticas, responsáveis, participativas, criativas, éticas e comprometidas com a construção de uma sociedade mais democrática, justa e plural.

Pré-requisitos indispensáveis à participação nos projetos sociais:

  1. Sentir-se motivado para trabalhar em grupo com jovens de sua faixa etária;
  2. Ter se identificado com o projeto social escolhido;
  3. Ter vontade de realizar uma ação que atende a uma demanda social;
  4. Estar aberto para se relacionar com pessoas com condições sociais, econômicas, culturais, políticas, religiosas, diferentes das suas;
  5. Aceitar a alegria, o encantamento, a reflexão, a quebra de paradigmas, bem como o erro, a frustração, a dúvida, como partes fundamentais do processo de trabalho;
  6. Ter consciência de que a opção significa compromisso com um grupo de alunos e com crianças ou jovens do local de atuação do projeto, e que, portanto, ausências interferem – e muito – na qualidade do trabalho;
  7. E, como não poderia faltar, ter disponibilidade de tempo para realizar o projeto e para participar das formações, reuniões  e supervisões (no próprio dia do projeto, sendo parte já considerada no horário de trabalho).

Custo – Para alunos de 2ª e 3ª séries e para alunos de 1ª série que optarem pela realização de mais de um Projeto Eletivo:

Taxa semestral de R$ 230,00 (inclui transporte) a ser paga em duas parcelas, em boletos bancários com vencimentos em 25/03, 25/04, 25/09 e 25/10.

Atuais projetos sociais:

Chá de Arte – Fusão dos antigos projetos Chá de Cadeira e Arte e Saúde. O Chá de Cadeira originou-se em 1999, a partir de parceria com Wellington Nogueira, diretor  dos Doutores da Alegria, com o objetivo levar, através de esquetes, alegria e informação para salas de espera de ambulatórios de hospitais e centros de saúde. O Arte e Saúde foi iniciado em 2000, tendo por objetivo contribuir para a humanização de hospitais pediátricos por meio da ação de jovens com crianças em estado pré e pós-operatório, utilizando-se da arte como expressão plástica ou da arte de se relacionar. O Chá de Arte apropriou-se dos recursos de ambos e trabalha com aspectos saudáveis da criança, contribuindo para que o seu estado seja menos doloroso e triste.

Local de atuação em 2020: Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.

Deslocamento através de van.

Educadoras Responsáveis: Marina Corazza Padovani e Maria Rita Pires do Rio

 

Ver o Mundo – Projeto iniciado em 2017, a partir de discussões desenvolvidas desde 2016 conjuntamente por alunos, imigrantes e refugiados, tem como objetivo, usando brincadeiras e jogos, resgatar aspectos de diferentes culturas, refletir sobre representações comuns sobre quem são os imigrantes e refugiados e contribuir para a construção e ampliação de vínculos.

Local de atuação em 2020: Escola Eduardo Prado.

Deslocamento através de van.

Educadores Responsáveis: Rogério Rodrigues de Almeida e Maria Rita Pires do Rio.

GRUPO DE ESTUDOS

A Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te

Coordenação: Professor Marlito de Sousa Lima

Grupo de Estudos sobre a relação dos jovens com a internet e as redes sociais, iniciado no segundo semestre de 2017, visando a aprofundar reflexões que os alunos vinham realizando em alguns dos cursos regulares e em atividades interséries.

Embora não se constitua como Projeto Eletivo, pontualidade e presença contínua serão imprescindíveis ao desenvolvimento do trabalho.

4 – Normas e procedimentos para utilização do espaço escolar nas atividades no período da tarde

Os Projetos Eletivos e outras atividades que possam ocorrer no período da tarde se dão quando o espaço educacional de estudo e aprendizado está voltado prioritariamente aos alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Para que possamos nos organizar de forma a assegurar o melhor uso possível do espaço nestes horários, consideramos os seguintes procedimentos:

  • O refeitório e a cantina poderão ser utilizados para almoço e lanche dos alunos participantes de Projetos Eletivos e de outras atividades à tarde,  até 13h30. Os alunos que pretenderem adquirir as refeições disponibilizadas pelo colégio deverão comunicar com até três dias de antecedência (desconsiderando sábados e domingos), na Secretaria. Cada refeição tem o custo de R$ 25,00, a serem pagos no momento da utilização desse serviço. Informamos que essas refeições são adquiridas pelo colégio de um fornecedor externo. Os alunos/famílias que tiverem interesse pela contratação de refeições para muitas ocasiões em um mesmo mês devem comunicar-se com a Secretaria. Ver Boletim Colégio Equipe – Alimentação na Escola – sobre lanche e almoço na escola, enviado em 28/01/2020.
  • Os espaços de biblioteca e laboratório de informática podem ser utilizados pelos alunos do Ensino Médio no período da tarde com a condição de agendamento prévio junto a Alda, responsável pelo setor.
  • Os Projetos Sociais, o Grupo de Estudos (A Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te) e o Grêmio usarão a sala do Instituto Equipe Cultura e Cidadania como espaço de reunião. Os Treinos Esportivos ocorrerão no Club Homs (turmas de futsal, basquete e vôlei) e no Playball (futsal às segundas-feiras). Os banheiros a serem utilizados pelos(as) alunos(as) do Ensino Médio quando estiverem no Colégio para estas atividades são os localizados no térreo.
  • Os pátios interno e externo, os corredores, espaços de circulação e as quadras deverão ser preservados prioritariamente  como espaço dos alunos do Ensino Fundamental  e Educação Infantil.
  • Para  entrada,  saída e situações de espera, os alunos deverão utilizar o corredor / entrada lateral.

 

Coordenação do Ensino Médio

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024

Rua São Vicente de Paulo, 374
Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 3662 - 6500

(11) 3579 - 9150

(11) 91372 - 3058 (Recepção)

(11) 97374 - 8388 (Tesouraria)

equipe@colegioequipe.g12.br

© Colégio Equipe - 2024