Debate Estado e Democracia

12/03/2021

Car@s amig@s,

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe realizaram na última quarta-feira o debate sobre Estado e Democracia, com o cientista político da USP André Singer e o sociólogo Marco Antonio Carvalho Teixeira, do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP). A mediação ficou a cargo da professora de História do Colégio Equipe, Eliane Yambanis.

O ponto de partida do encontro foi o lançamento do livro Estado e Democracia – Uma introdução ao estudo da política (Editora Zahar), que tem André Singer como um dos autores. Eliane saudou o lançamento da obra e lembrou que o livro sistematiza e apresenta a base teórica de temas que são tratados nas salas de aula do Colégio Equipe ao longo de todo o Ensino Médio.

Em uma semana marcada por acontecimentos políticos intensos, com a anulação das sentenças criminais do ex-presidente Lula e a suspeição do juiz Sérgio Moro, o debate sobre a conjuntura e os cenários para as eleições de 2022 também estiveram presentes nas colocações dos nossos convidados. Outro tema bastante explorado foi o dos ataques à democracia contemporânea, sobretudo no Brasil.

Como de costume, o encontro foi antecedido e fechado com uma especial participação musical, mais precisamente com a cantora e violonista carioca Luísa Lacerda. Formada em violão erudito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luísa é considerada um expoente da nova geração da MPB.

A boa notícia é que, caso você não tenha conseguido assistir ao evento ao vivo, na quarta-feira, o vídeo segue disponível no canal do Colégio Equipe no YouTube. Para assistir, basta acessar https://youtu.be/4lE293ko8H4

E fica a dica: é um ótimo programa para assistir com a família toda reunida, para posterior debate.

Bom final de semana!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania