Debate: Violência, Estado e Sociedade

14/05/2021

Car@s amig@s,

Na última quarta-feira, o Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe, com o apoio da Universidade Zumbi dos Palmares, realizaram Live sobre o tema Violência, Estado e Sociedade.

O ponto de partida do encontro foi o livro escrito por Bruno Paes Manso, um dos participantes da Live, A República das Milícias – Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro. Bruno é jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. No encontro, Bruno teceu um retrato das milícias no Rio de Janeiro e a relação dessas organizações paramilitares com a polícia e a política cariocas. Bruno foi ainda mais longe, identificando na ditadura militar brasileira o embrião dos grupos de extermínio que nascem no interior do Estado brasileiro.

Cecília Olliveira, jornalista do El País, com pós-graduação em Criminalidade e Segurança Pública pela UFMG, também presente no encontro, contribuiu com a análise da conjuntura que permitiu o aparecimento e manutenção das milícias, lembrando que elas existem em outros estados e cidades do Brasil, com diferentes nomes. Fez ainda um paralelo importante entre o combate às drogas, promovido pelos Estados Unidos desde o governo Nixon nos anos 70, o crime organizado e o aumento da criminalidade.

O debate teve a mediação do professor Silvio Hotimsky, membro do Instituto Equipe, orientador de monografias e professor de curso temático do Colégio Equipe, e comentários do professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

A parte musical do encontro contou com a ótima participação do músico, cantor, compositor e escritor paulistano Celso Viáfora. Cronista contemporâneo, Celso traduz em canção nossas angústias, alegrias e esperanças.

Caso vocês não tenham conseguido assistir ao evento ao vivo, na quarta-feira, o vídeo segue disponível no canal do Colégio Equipe no YouTube. Para assistir, basta acessar aqui.

Fica a sugestão para que assistam à Live, leiam o livro do Bruno e ouçam Celso Viáfora.

Bom final de semana!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania