EFII – Retomada das atividade presenciais

18/05/2021

Queridas famílias do Ensino Fundamental II,

Conforme escrevemos para alguns grupos, estamos planejando a retomada das atividades presenciais para os estudantes do nosso ciclo na próxima semana, com início em 24 de maio.

Neste momento, sensíveis às necessidades de alguns estudantes e famílias, retomaremos os encontros presenciais na escola para oferecer acolhimento, orientação de estudos e integração. Para isso, contamos com a participação de orientadores educacionais e de professores de Educação Física que, avaliando os riscos e benefícios dessa escolha, aderiram a essa proposta.

Retomando o que colocamos nesses primeiros comunicados, durante a fase vermelha do plano São Paulo, a participação dos estudantes em atividades presenciais na escola é opcional. Diante do cenário crítico da pandemia, recomendamos que os estudantes que estejam com bom vínculo com o aprendizado e com os professores, continuem participando apenas das atividades remotas. Sublinhamos ainda a necessidade de que, uma vez que a escolha seja por frequentar a escola presencialmente, este seja o único espaço de convívio com outros estudantes e grupos, para que possamos excluir outras chances de contágio, realizar um rastreamento mais preciso em caso de adoecimento e, se for necessário, implementar medidas de interrupção da circulação viral da forma mais assertiva possível.

Nossa proposta é para que os estudantes assistam às aulas remotas do espaço escolar uma vez por semana, com outros estudantes da classe e com o acompanhamento da Coordenação da escola. Apenas nas aulas de Educação Física, os estudantes farão aula com os professores dessa disciplina na quadra da escola, enquanto outro professor coordenará o trabalho remoto.

Para isso, solicitamos que as famílias nos informem se acham importante que seus filhos e filhas participem dessas atividades.

Formaremos grupos de até 15 alunos por série nos seguintes dias e horários:

• 6º ano: segunda-feira, 14h às 18h10
  • 7º ano: quarta-feira, 14h às 18h10
  • 8º ano: terça-feira, 14h às 18h10
  • 9º ano: quinta-feira, 14h às 18h10

As aulas que serão assistidas na escola respeitarão a grade horária regular da série para o dia da semana correspondente. O intervalo ocorrerá entre 15h50 e 16h20 e o lanche trazido de casa será consumido em sala. Depois disso, os estudantes terão o restante do tempo livre em um dos espaços da escola (pátio da cantina, quadrinha, quadra ou parque) com a supervisão dos nossos inspetores.

As inscrições dos estudantes devem ser feitas pelo formulário Atividades na escola para o EFII, a ser enviado às famílias por e-mail, até 20/05/2021, e terão validade para as aulas entre 24/05 e 02/06. Após essa data haverá nova consulta, para que possamos acolher eventuais novos estudantes, abrindo novas inscrições para as próximas duas semanas (quinzena entre 07/06 e 17/06). Pedimos que os responsáveis respondam novamente ao segundo formulário, ainda que já tenham realizado a primeira inscrição, para conseguirmos mensurar e fazer ajustes na formação dos grupos que receberemos na escola nesse período.

Para que vocês possam nos ajudar a cuidar de todos os aspectos necessários a um retorno seguro, seguem novamente o documento com os protocolos com algumas revisões, os quais pedimos que leiam com atenção, e o link para o e-book que preparamos para que oriente as crianças também em casa sobre os protocolos para o encontro na escola, a fim de que compreendam sua importância e para que eles possam ser aplicados como formas necessárias de cuidado, não apenas como restrições.

Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança

Como eu me cuido e cuido do outro

Um abraço,

Equipe de Coordenação