EI e EFI – Plano de aulas para o início do ano

28/01/2021

Às famílias da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I,

Assuntos:

Plano geral de aulas para o início do ano

Planejamento da rotina de aulas por videoconferência para 2º a 5º ano: de 2/2 a 19/2

Primeiras informações sobre as aulas presenciais, a partir de 22/2

Plano geral de aulas para o início do ano

Fizemos uma análise cuidadosa do nosso espaço e grupos para introduzir progressivamente as atividades presenciais respeitando as condições de segurança e prevenção indicadas pelas políticas públicas e nossa assessoria epidemiológica.

Nas primeiras semanas, vamos priorizar a adaptação das crianças de GI e 1º ano e, em seguida, a partir de 22/2, passaremos a receber os demais grupos.

Nestas duas primeiras semanas, vamos retomar e detalhar todas as condições e procedimentos de segurança para as atividades no espaço escolar.

O planejamento e as escolhas de organização do trabalho educacional serão abordadas nas reuniões de pais já agendadas em nosso calendário escolar.

  • Grupo Interidades e 1º ano

Haverá atividades presenciais para crianças de Grupo Interidades e 1º ano para desde a primeira semana, que possamos investir na adaptação das crianças menores, ou seja, na recepção de crianças novas na escola, na sua integração com os colegas do grupo, no estabelecimento de vínculos com as professoras e na familiaridade com as propostas escolares. A participação será opcional.

Em breve enviaremos comunicado às famílias com a rotina de aulas prevista para quem for à escola e também para quem estiver em casa. É importante explicitar que nesse período a rotina de videoconferências será estabelecida em função da prioridade às atividades presenciais, já que as duas professoras de cada grupo estarão na escola em alguns dias da semana, se dedicando à adaptação e formação de grupo. Passado esse período, a rotina de aulas por videoconferência seguirá a mesma organização proposta para os demais grupos, a ser detalhada adiante.

  • 2º a 5º ano

Para 2º a 5º ano, nestas primeiras semanas faremos atividades mediadas por tecnologias – encontros por videoconferência, atividades enviadas por e-book ou padlet, utilização dos e-mails dos grupos e dos drives.

Como as atividades presenciais representarão apenas uma parte da carga horária das atividades escolares, essas propostas continuarão presentes, na medida em que ainda serão fundamentais para assegurar a possibilidade de participação de todas as crianças e de uma rotina escolar diária.

  • Rotina básica de aulas e atividades

Para este ano, nossa proposta é que todas as crianças, de GI a 5º ano, estejam envolvidas em atividades escolares durante o seu período de aulas. Consideramos que isso é essencial para o estabelecimento de um vínculo com um grupo que tem como objetivo comum a aprendizagem; para a experiência de construção coletiva de conhecimentos; e para o amadurecimento que se origina do investimento em desafios de aprendizagem e das demandas que surgem a partir da experiência de pertencimento a um grupo.

Nesse sentido, seria importante combinar com as crianças que nossa expectativa é de que conquistem autonomia para esta rotina de dedicação às atividades escolares no seu período de frequência às aulas, bem como que atividades extracurriculares e lúdicas, em especial do tipo que utiliza telas e com frequência seduz e agita crianças e até mesmo os adultos, devem ficar restritas ao período inverso.

 

Planejamento da rotina de aulas por videoconferência, de 2/2 a 19/2

Estabelecemos um horário um pouco menos extenso, que consideramos adequado a cada ciclo, e manteremos algumas atividades por e-book, com a proposta de que ao menos parte delas seja realizada no período letivo, sempre que possível com o acompanhamento das professoras.

O horário de aulas será organizado, basicamente, da seguinte maneira, com algumas exceções que foram necessárias para que pudéssemos encaixar os encontros com especialistas:

Rotina / período Período da manhã Período da tarde
Videoconferência 8h30 14h
Lanche ou Recreio 9h30 15h
E-book 10h 15h30
Videoconferência 11h 16h30

Considerando nosso horário regular de aulas, algumas atividades mais longas, ou divididas em subgrupos, poderão ter início às 7h45 e término às 12h25, ou início às 13h15 e término às 17h55.

Serão agendadas no período que cada criança frequenta a escola:

  • as aulas de Capoeira para GI e 1º ano;
  • as aulas de Educação Física para GI a 5º ano;
  • as aulas de Música para o 1º ano;
  • as aulas de Inglês para 1º a 5º ano;
  • e as aulas de Artes para 2º a 5º ano.

As aulas de Biblioteca, Capoeira e Música para 2º a 5º ano serão agendadas em horários do contra turno no dia do período integral. Serão 3 aulas de 40 minutos na 2ª feira à tarde para as turmas da manhã e na 4ª feira de manhã para as turmas da tarde.

O detalhamento da rotina de cada grupo será enviado a vocês no final desta semana, já com os links de acesso às salas dos encontros.

 

2. Videoconferências

  • Modalidades

Cada professora de classe vai estabelecer a modalidade (coletiva, em subgrupos ou individual) e a duração de cada encontro, e conforme conhecerem melhor as crianças e a dinâmica dos grupos, nosso objetivo é chegar a uma rotina o mais estável possível, para que as crianças possam vir a se apropriar dela. Esperamos que vocês possam investir conosco nesta adaptação, para que aos poucos as crianças possam participar com autonomia desta rotina, sem necessitar do acompanhamento de vocês, ao menos a partir do 1º ano.

  • Equipamento pessoal

Como todas as crianças terão aulas no mesmo horário, será muito importante que cada criança tenha um equipamento para uso pessoal, para poder acompanhar as atividades. Pela nossa experiência, consideramos que o ideal é que seja um computador (desktop ou notebook), com câmera e microfone disponíveis e acesso à Internet, em função da qualidade que permitem para a participação nas videoconferências e para a visualização dos e-books. O mais importante, no entanto, é que todas as crianças possam participar, da forma que for possível. Diante de dificuldades, pedimos que nos procurem para que possamos tentar criar redes de apoio entre a nossa comunidade.

  • Escolha do espaço

Da mesma maneira, será importante, sempre que possível, que as crianças possam estar em um espaço reservado, protegidas de estímulos que possam dispersá-las das propostas escolares.

  • Uso do endereço de e-mail da escola

É imprescindível, para nossa organização e segurança, que as crianças entrem nas videoconferências utilizando o e-mail disponibilizado pela escola. O setor de informática vai criar e-mails e senhas para as crianças novas e, diante de qualquer dúvida, pedimos que nos procurem.

  • Utilização do Google Meet e visualização de todo o grupo

Seguiremos utilizando o ambiente do Google Meet como ferramenta para as aulas e atividades escolares com até 100 participantes. Retomaremos, nas cartas de agendamento, o link para a instalação de uma extensão que permite que as crianças vejam todo o grupo na tela, independentemente do número de participantes, o que consideramos fundamental para que possamos ter a melhor experiência escolar possível nestas situações.

 

2. Lanche ou Recreio

Estamos chamando de Lanche um tempinho para as crianças terem um intervalo e/ou tomarem um lanche em casa para então retomarem as atividades escolares, e de Recreio uma videoconferência para poderem se encontrar e conversar. Esses encontros serão opcionais, agendados pelas professoras, e avisaremos as crianças e a vocês pelas cartas com os agendamentos da semana. Tivemos uma boa experiência com alguns desses encontros no final do ano passado e deveremos investir neles algumas vezes por semana, ao menos a partir do 1º ano. Nas propostas de Recreio, as crianças podem trazer seu lanche para comer enquanto conversam ou tomar seu lanche e depois entrar, caso queiram participar.

3. E-book

Enviaremos, em média, 1 atividade por dia para as crianças de GI, e 2 atividades por dia para as demais, até o 5º ano. Nos horários destinados à realização destas atividades, as professoras vão definir diferentes modalidades de acompanhamento, conforme cada grupo e o conhecimento que forem construindo sobre cada criança. Informaremos, então, sobre a proposta de elaboração coletiva dos e-books, em subgrupos, individual ou com autonomia, se necessário com diferentes modalidades por semana. Aos poucos, esperamos também chegar a uma rotina estável, que se repita a cada semana, para que as crianças possam se adaptar a ela. De toda maneira, talvez fique uma ou outra atividade para ser feita em outros horários, eventualmente com o auxílio ou acompanhamento das famílias quando necessário.

Detalharemos em cartas específicas as formas de envio das atividades para as professoras e os professores, conforme a faixa-etária.

 

Primeiras informações sobre as aulas presenciais, a partir de 22/02

Em função das orientações legais quanto ao distanciamento e porcentagem de alunos por dia na escola para este momento, a frequência das crianças às aulas presenciais está organizada da seguinte maneira:

  • GI e 1º ano terão aulas presenciais 2 vezes por semana.
  • 2º a 5º ano terão aulas presenciais 1 vez por semana a partir da semana do dia 22/02 e mais uma vez quinzenalmente a partir da semana do dia 8/3 (ou seja, a partir desta data passarão a ter 1 encontro em uma semana e 2 encontros na semana seguinte, alternadamente).

A introdução gradual das atividades tem por objetivo possibilitar o conhecimento e a adesão de profissionais e crianças quanto à organização coletiva de acordo com os protocolos de segurança necessários. A participação das crianças será opcional e pediremos que as famílias inscrevam quem vai participar, para que possamos nos organizar.

Nos dias de atividade presencial, que serão detalhados em uma comunicação posterior, haverá também aulas por videoconferência para as crianças que estiverem em casa, seja porque não fazem parte do subgrupo que está indo à escola naquele dia; seja porque não frequentarão as atividades presenciais nesse momento em função de algum impedimento ou opção da família; seja porque estão, ou alguém da família está, com algum sintoma gripal, o que deve constituir um impedimento para a frequência às aulas presenciais. Desta forma, será possível para todas as crianças, em todas as situações, participar de atividades voltadas para a sua experiência escolar e para o seu aprendizado, dentro dos limites impostos pela pandemia e de acordo com as escolhas de cada família.

Para que turmas de 2º a 5º ano possam fazer aulas de Artes, Educação Física e Inglês no espaço da escola, será necessário que elas frequentem a escola em dias alternados. Quando elas passarem a ir à escola mais uma vez por semana a partir da semana de 8 de março, esse segundo dia será fixo, embora com frequência quinzenal para cada subgrupo.

Quando as famílias confirmarem quem frequentará a escola, em solicitação a ser enviada em breve, formaremos subgrupos A e B para cada grupo ou série e comunicaremos como eles se alternarão a partir da primeira semana de aulas presenciais (22 a 26/2). Os critérios para a formação dos subgrupos serão educacionais e pedagógicos, e os grupos poderão se alterar na metade de abril, quando faremos nova solicitação de inscrição de participação nas atividades presenciais.

Seguem os dias previstos em nossa organização:

  • GI e 1º ano da manhã e da tarde frequentarão a escola em dias fixos, que poderão ser 5ª e 6ª feira, para os subgrupos A, ou 3ª e 4ª feira, para os subgrupos B.
  • Subgrupos A e B de 2º e 5º ano da manhã e da tarde se revezarão entre 5ª e 6ª feira, e posteriormente frequentarão a escola quinzenalmente na 2ª feira.
  • Subgrupos A e B de 3º e 4º ano da manhã se revezarão entre 3ª e 4ª feira, e posteriormente frequentarão a escola quinzenalmente na 2ª feira.
  • Subgrupos A e B de 3º e 4º ano da tarde se revezarão entre 2ª e 3ª feira, e posteriormente frequentarão a escola quinzenalmente na 4ª feira.
  • Segue ainda uma previsão dos horários de aula:
  • GI e 1º ano da manhã: 8h às 11h40
  • 2º e 3º ano da manhã: 8h15 às 12h15 (e posteriormente, quinzenalmente às segundas das 8h às 12h)
  • 4º e 5º ano da manhã: 8h15 às 12h15
  • GI e 1º ano da tarde: 13h15 às 16h55
  • 2º e 3º ano da tarde: 13h30 às 17h30
  • 4º e 5º ano da tarde: 13h30 às 17h30 (e posteriormente, quinzenalmente às segundas das 13h15 às 17h15)

Será importante compartilharmos muitas informações com vocês para a organização deste ano, e confiamos que essa é a melhor forma de começarmos a criar boas expectativas comuns para proporcionar uma boa experiência escolar para as crianças, dentro das condições e limites do momento.

Sabemos que para algumas crianças o que estamos propondo é muito e para outras, pouco. Por isso é importante reafirmar que queremos continuar ouvindo vocês por e-mail, nas reuniões de pais e entrevistas, já que isso nos ajuda muito a refletir sobre o que faz mais sentido para o coletivo, junto com a avaliação das professoras e dos professores; e que seguiremos acolhendo as particularidades de cada criança e família, adaptando as propostas às possibilidades do momento, mantendo a coerência com nosso projeto educacional. Esperamos contar com vocês para que possamos cuidar o melhor possível das necessidades das crianças nesse momento e aprimorar cada vez mais a nossa proposta.

De toda maneira, estamos sempre à disposição para dúvidas ou sugestões pelo e-mail da orientação.

Um abraço,

Adriana Mangabeira, Ana Marotto, Flávio Cidade, Joana Elkis, Leonardo Golodne, Luciana Gamero, Rita de Oliveira e Sheila Valezi

Equipe de Orientação

Educação Infantil e Ensino Fundamental I

EI e EFI – Plano de aulas para o início do ano

28/01/2021

Às famílias da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I,

Assuntos:

Plano geral de aulas para o início do ano

Planejamento da rotina de aulas por videoconferência para 2º a 5º ano: de 2/2 a 19/2

Primeiras informações sobre as aulas presenciais, a partir de 22/2

Plano geral de aulas para o início do ano

Fizemos uma análise cuidadosa do nosso espaço e grupos para introduzir progressivamente as atividades presenciais respeitando as condições de segurança e prevenção indicadas pelas políticas públicas e nossa assessoria epidemiológica.

Nas primeiras semanas, vamos priorizar a adaptação das crianças de GI e 1º ano e, em seguida, a partir de 22/2, passaremos a receber os demais grupos.

Nestas duas primeiras semanas, vamos retomar e detalhar todas as condições e procedimentos de segurança para as atividades no espaço escolar.

O planejamento e as escolhas de organização do trabalho educacional serão abordadas nas reuniões de pais já agendadas em nosso calendário escolar.

  • Grupo Interidades e 1º ano

Haverá atividades presenciais para crianças de Grupo Interidades e 1º ano para desde a primeira semana, que possamos investir na adaptação das crianças menores, ou seja, na recepção de crianças novas na escola, na sua integração com os colegas do grupo, no estabelecimento de vínculos com as professoras e na familiaridade com as propostas escolares. A participação será opcional.

Em breve enviaremos comunicado às famílias com a rotina de aulas prevista para quem for à escola e também para quem estiver em casa. É importante explicitar que nesse período a rotina de videoconferências será estabelecida em função da prioridade às atividades presenciais, já que as duas professoras de cada grupo estarão na escola em alguns dias da semana, se dedicando à adaptação e formação de grupo. Passado esse período, a rotina de aulas por videoconferência seguirá a mesma organização proposta para os demais grupos, a ser detalhada adiante.

  • 2º a 5º ano

Para 2º a 5º ano, nestas primeiras semanas faremos atividades mediadas por tecnologias – encontros por videoconferência, atividades enviadas por e-book ou padlet, utilização dos e-mails dos grupos e dos drives.

Como as atividades presenciais representarão apenas uma parte da carga horária das atividades escolares, essas propostas continuarão presentes, na medida em que ainda serão fundamentais para assegurar a possibilidade de participação de todas as crianças e de uma rotina escolar diária.

  • Rotina básica de aulas e atividades

Para este ano, nossa proposta é que todas as crianças, de GI a 5º ano, estejam envolvidas em atividades escolares durante o seu período de aulas. Consideramos que isso é essencial para o estabelecimento de um vínculo com um grupo que tem como objetivo comum a aprendizagem; para a experiência de construção coletiva de conhecimentos; e para o amadurecimento que se origina do investimento em desafios de aprendizagem e das demandas que surgem a partir da experiência de pertencimento a um grupo.

Nesse sentido, seria importante combinar com as crianças que nossa expectativa é de que conquistem autonomia para esta rotina de dedicação às atividades escolares no seu período de frequência às aulas, bem como que atividades extracurriculares e lúdicas, em especial do tipo que utiliza telas e com frequência seduz e agita crianças e até mesmo os adultos, devem ficar restritas ao período inverso.

 

Planejamento da rotina de aulas por videoconferência, de 2/2 a 19/2

Estabelecemos um horário um pouco menos extenso, que consideramos adequado a cada ciclo, e manteremos algumas atividades por e-book, com a proposta de que ao menos parte delas seja realizada no período letivo, sempre que possível com o acompanhamento das professoras.

O horário de aulas será organizado, basicamente, da seguinte maneira, com algumas exceções que foram necessárias para que pudéssemos encaixar os encontros com especialistas:

Rotina / período Período da manhã Período da tarde
Videoconferência 8h30 14h
Lanche ou Recreio 9h30 15h
E-book 10h 15h30
Videoconferência 11h 16h30

Considerando nosso horário regular de aulas, algumas atividades mais longas, ou divididas em subgrupos, poderão ter início às 7h45 e término às 12h25, ou início às 13h15 e término às 17h55.

Serão agendadas no período que cada criança frequenta a escola:

  • as aulas de Capoeira para GI e 1º ano;
  • as aulas de Educação Física para GI a 5º ano;
  • as aulas de Música para o 1º ano;
  • as aulas de Inglês para 1º a 5º ano;
  • e as aulas de Artes para 2º a 5º ano.

As aulas de Biblioteca, Capoeira e Música para 2º a 5º ano serão agendadas em horários do contra turno no dia do período integral. Serão 3 aulas de 40 minutos na 2ª feira à tarde para as turmas da manhã e na 4ª feira de manhã para as turmas da tarde.

O detalhamento da rotina de cada grupo será enviado a vocês no final desta semana, já com os links de acesso às salas dos encontros.

 

2. Videoconferências

  • Modalidades

Cada professora de classe vai estabelecer a modalidade (coletiva, em subgrupos ou individual) e a duração de cada encontro, e conforme conhecerem melhor as crianças e a dinâmica dos grupos, nosso objetivo é chegar a uma rotina o mais estável possível, para que as crianças possam vir a se apropriar dela. Esperamos que vocês possam investir conosco nesta adaptação, para que aos poucos as crianças possam participar com autonomia desta rotina, sem necessitar do acompanhamento de vocês, ao menos a partir do 1º ano.

  • Equipamento pessoal

Como todas as crianças terão aulas no mesmo horário, será muito importante que cada criança tenha um equipamento para uso pessoal, para poder acompanhar as atividades. Pela nossa experiência, consideramos que o ideal é que seja um computador (desktop ou notebook), com câmera e microfone disponíveis e acesso à Internet, em função da qualidade que permitem para a participação nas videoconferências e para a visualização dos e-books. O mais importante, no entanto, é que todas as crianças possam participar, da forma que for possível. Diante de dificuldades, pedimos que nos procurem para que possamos tentar criar redes de apoio entre a nossa comunidade.

  • Escolha do espaço

Da mesma maneira, será importante, sempre que possível, que as crianças possam estar em um espaço reservado, protegidas de estímulos que possam dispersá-las das propostas escolares.

  • Uso do endereço de e-mail da escola

É imprescindível, para nossa organização e segurança, que as crianças entrem nas videoconferências utilizando o e-mail disponibilizado pela escola. O setor de informática vai criar e-mails e senhas para as crianças novas e, diante de qualquer dúvida, pedimos que nos procurem.

  • Utilização do Google Meet e visualização de todo o grupo

Seguiremos utilizando o ambiente do Google Meet como ferramenta para as aulas e atividades escolares com até 100 participantes. Retomaremos, nas cartas de agendamento, o link para a instalação de uma extensão que permite que as crianças vejam todo o grupo na tela, independentemente do número de participantes, o que consideramos fundamental para que possamos ter a melhor experiência escolar possível nestas situações.

 

2. Lanche ou Recreio

Estamos chamando de Lanche um tempinho para as crianças terem um intervalo e/ou tomarem um lanche em casa para então retomarem as atividades escolares, e de Recreio uma videoconferência para poderem se encontrar e conversar. Esses encontros serão opcionais, agendados pelas professoras, e avisaremos as crianças e a vocês pelas cartas com os agendamentos da semana. Tivemos uma boa experiência com alguns desses encontros no final do ano passado e deveremos investir neles algumas vezes por semana, ao menos a partir do 1º ano. Nas propostas de Recreio, as crianças podem trazer seu lanche para comer enquanto conversam ou tomar seu lanche e depois entrar, caso queiram participar.

3. E-book

Enviaremos, em média, 1 atividade por dia para as crianças de GI, e 2 atividades por dia para as demais, até o 5º ano. Nos horários destinados à realização destas atividades, as professoras vão definir diferentes modalidades de acompanhamento, conforme cada grupo e o conhecimento que forem construindo sobre cada criança. Informaremos, então, sobre a proposta de elaboração coletiva dos e-books, em subgrupos, individual ou com autonomia, se necessário com diferentes modalidades por semana. Aos poucos, esperamos também chegar a uma rotina estável, que se repita a cada semana, para que as crianças possam se adaptar a ela. De toda maneira, talvez fique uma ou outra atividade para ser feita em outros horários, eventualmente com o auxílio ou acompanhamento das famílias quando necessário.

Detalharemos em cartas específicas as formas de envio das atividades para as professoras e os professores, conforme a faixa-etária.

 

Primeiras informações sobre as aulas presenciais, a partir de 22/02

Em função das orientações legais quanto ao distanciamento e porcentagem de alunos por dia na escola para este momento, a frequência das crianças às aulas presenciais está organizada da seguinte maneira:

  • GI e 1º ano terão aulas presenciais 2 vezes por semana.
  • 2º a 5º ano terão aulas presenciais 1 vez por semana a partir da semana do dia 22/02 e mais uma vez quinzenalmente a partir da semana do dia 8/3 (ou seja, a partir desta data passarão a ter 1 encontro em uma semana e 2 encontros na semana seguinte, alternadamente).

A introdução gradual das atividades tem por objetivo possibilitar o conhecimento e a adesão de profissionais e crianças quanto à organização coletiva de acordo com os protocolos de segurança necessários. A participação das crianças será opcional e pediremos que as famílias inscrevam quem vai participar, para que possamos nos organizar.

Nos dias de atividade presencial, que serão detalhados em uma comunicação posterior, haverá também aulas por videoconferência para as crianças que estiverem em casa, seja porque não fazem parte do subgrupo que está indo à escola naquele dia; seja porque não frequentarão as atividades presenciais nesse momento em função de algum impedimento ou opção da família; seja porque estão, ou alguém da família está, com algum sintoma gripal, o que deve constituir um impedimento para a frequência às aulas presenciais. Desta forma, será possível para todas as crianças, em todas as situações, participar de atividades voltadas para a sua experiência escolar e para o seu aprendizado, dentro dos limites impostos pela pandemia e de acordo com as escolhas de cada família.

Para que turmas de 2º a 5º ano possam fazer aulas de Artes, Educação Física e Inglês no espaço da escola, será necessário que elas frequentem a escola em dias alternados. Quando elas passarem a ir à escola mais uma vez por semana a partir da semana de 8 de março, esse segundo dia será fixo, embora com frequência quinzenal para cada subgrupo.

Quando as famílias confirmarem quem frequentará a escola, em solicitação a ser enviada em breve, formaremos subgrupos A e B para cada grupo ou série e comunicaremos como eles se alternarão a partir da primeira semana de aulas presenciais (22 a 26/2). Os critérios para a formação dos subgrupos serão educacionais e pedagógicos, e os grupos poderão se alterar na metade de abril, quando faremos nova solicitação de inscrição de participação nas atividades presenciais.

Seguem os dias previstos em nossa organização:

  • GI e 1º ano da manhã e da tarde frequentarão a escola em dias fixos, que poderão ser 5ª e 6ª feira, para os subgrupos A, ou 3ª e 4ª feira, para os subgrupos B.
  • Subgrupos A e B de 2º e 5º ano da manhã e da tarde se revezarão entre 5ª e 6ª feira, e posteriormente frequentarão a escola quinzenalmente na 2ª feira.
  • Subgrupos A e B de 3º e 4º ano da manhã se revezarão entre 3ª e 4ª feira, e posteriormente frequentarão a escola quinzenalmente na 2ª feira.
  • Subgrupos A e B de 3º e 4º ano da tarde se revezarão entre 2ª e 3ª feira, e posteriormente frequentarão a escola quinzenalmente na 4ª feira.
  • Segue ainda uma previsão dos horários de aula:
  • GI e 1º ano da manhã: 8h às 11h40
  • 2º e 3º ano da manhã: 8h15 às 12h15 (e posteriormente, quinzenalmente às segundas das 8h às 12h)
  • 4º e 5º ano da manhã: 8h15 às 12h15
  • GI e 1º ano da tarde: 13h15 às 16h55
  • 2º e 3º ano da tarde: 13h30 às 17h30
  • 4º e 5º ano da tarde: 13h30 às 17h30 (e posteriormente, quinzenalmente às segundas das 13h15 às 17h15)

Será importante compartilharmos muitas informações com vocês para a organização deste ano, e confiamos que essa é a melhor forma de começarmos a criar boas expectativas comuns para proporcionar uma boa experiência escolar para as crianças, dentro das condições e limites do momento.

Sabemos que para algumas crianças o que estamos propondo é muito e para outras, pouco. Por isso é importante reafirmar que queremos continuar ouvindo vocês por e-mail, nas reuniões de pais e entrevistas, já que isso nos ajuda muito a refletir sobre o que faz mais sentido para o coletivo, junto com a avaliação das professoras e dos professores; e que seguiremos acolhendo as particularidades de cada criança e família, adaptando as propostas às possibilidades do momento, mantendo a coerência com nosso projeto educacional. Esperamos contar com vocês para que possamos cuidar o melhor possível das necessidades das crianças nesse momento e aprimorar cada vez mais a nossa proposta.

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