EM – 3º Série – Simulado do ENEM

03/08/2021

Aos pais e alunos da 3ª série do Ensino Médio,

Nos dias 11 e 12 de agosto, quarta e quinta-feira, simularemos o Exame Nacional do Ensino Médio com nossos alunos. Serão quatro provas objetivas, contendo cada uma 90 questões de múltipla escolha e uma redação.

No primeiro dia teremos as provas de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação com duração de 5 horas e 30 minutos.

No segundo dia teremos as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.

Faremos essa simulação presencialmente. O início da prova será pontualmente às 7h30 e terminaremos às 13h na quarta-feira e às 12h na quinta-feira. Os alunos devem chegar antes do horário, dirigir-se à sala e organizar-se para o início da prova. Recomendamos que todos estejam no colégio até as 7h15. Não serão permitidos atrasos em hipótese alguma. Ocuparemos as salas usadas pela da 3ª série neste momento, com distanciamento de aproximadamente 1,50m entre as carteiras. O tempo mínimo de permanência em sala é de três horas.

Segundo as instruções do exame:

“O PARTICIPANTE somente poderá iniciar as provas após ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta e na Folha de Redação.

Somente será permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

O PARTICIPANTE deverá desligar o aparelho celular e qualquer equipamento eletrônico ao entrar na sala de prova, sob pena de eliminação do exame.” (Manual do ENEM 2017)

O objetivo dessa atividade é que os alunos possam vivenciar situações que não são parte do cotidiano escolar e que, nesse momento, devem ser conhecidas por todos:

• a realização de uma prova montada em forma de testes de múltipla escolha;
  • a realização de uma prova com várias matérias diferentes no mesmo dia;
  • a realização de uma prova longa que exige um verdadeiro programa de trabalho para sua elaboração;
  • a realização de uma prova com conteúdos de toda uma vida escolar e até de conteúdos desconhecidos.

Assim, sugerimos que cada aluno aproveite essa proposta educacional, entendendo sua importância. Os alunos que são monitores do trabalho interdisciplinar da 1ª série não participarão desta atividade nestes dias, mas, junto com a orientação, vão fazer em outra data a ser combinada com eles.

RECOMENDAÇÕES A CADA ALUNO(A)

a) Venha descansado(a) e traga material para o trabalho: caneta esferográfica preta transparente, lápis nº 2, borracha; e de apoio para o trabalho: água, alimentos leves. Evite ingerir uma quantidade de líquido que exija idas ao banheiro. Se precisar dirigir-se ao banheiro, considere o tempo em que não estará fazendo a prova. Vista roupas confortáveis.

b) Aproveite ao máximo o tempo destinado à realização da prova. Procure ter uma ideia do tempo médio que pode ser destinado a cada questão e estipule prazos para a realização de blocos de questões.

Enfim, tudo isso exige trabalho e dedicação. Esperamos que todos aproveitem bem esse simulado, tanto na sua realização quanto na correção.

A cada um, força e bom trabalho!

Como sempre, estamos à disposição para esclarecimentos, se necessários.

Coordenação do Ensino Médio

EM – 3º Série – Simulado do ENEM

03/08/2021

Aos pais e alunos da 3ª série do Ensino Médio,

Segundo as instruções do exame:

• a realização de uma prova montada em forma de testes de múltipla escolha;
  • a realização de uma prova com várias matérias diferentes no mesmo dia;

RECOMENDAÇÕES A CADA ALUNO(A)

A cada um, força e bom trabalho!

Como sempre, estamos à disposição para esclarecimentos, se necessários.

Coordenação do Ensino Médio