EM – Retomada das atividades presenciais – Maio e Junho

18/05/2021

Caras famílias e estudantes do Ensino Médio,

Conforme colocado em comunicados prévios, durante a fase vermelha do Plano São Paulo, a participação dos estudantes em atividades presenciais na escola é opcional. Diante do cenário ainda crítico da pandemia, consideramos que estudantes que estejam conseguindo manter bom vínculo com o aprendizado e com os professores devem continuar participando apenas das atividades remotas. Contudo, sensíveis às necessidades que nos vêm sendo reportadas por alguns estudantes e famílias, e diante de alguma melhora nos dados sobre nossa cidade, organizamos a possibilidade de momentos de trabalho presencial, para oferecer acolhimento, favorecer a orientação de estudos e possibilidades de socialização. Destacamos a necessidade de que, frequentando a escola presencialmente, este seja o único espaço de convívio do(a) aluno(a) com outros estudantes e grupos, para que possamos excluir outras chances de contágio e realizar um rastreamento mais preciso, caso ocorra algum adoecimento.

Para organizar momentos presenciais, estamos contando com orientadores educacionais e professores de Educação Física que, avaliando os riscos e benefícios dessa escolha, aderiram à participação. Os protocolos inicialmente previstos foram revistos com nossa assessoria técnica, para detalhar o que é adequado ao atual contexto.

Nossa proposta é que os estudantes assistam às aulas remotas (7h15 às 12h30) desde o espaço escolar, às quartas-feiras, com outros estudantes da classe e com o acompanhamento da coordenação do colégio. Os professores permanecerão dando as aulas desde seus domicílios. Após o horário de aulas, haverá uma atividade de Educação Física na quadra da escola (12h40 às 13h10).

Para isso, solicitamos que as famílias nos informem se acham importante que seus(suas) filho(as) participem dessas atividades.

As aulas que serão assistidas na escola respeitarão a grade horária regular da classe. O intervalo será mantido das 10h05 às 10h35, com lanche em sala e o restante do tempo livre em um dos espaços da escola (pátio da cantina e caminho de entrada, quadrinha ou quadra, parque e pátio coberto) com a supervisão de nossos inspetores.

As inscrições dos estudantes devem ser feitas através deste formulário, até 20/05/2021. Caso o número de inscritos de alguma das turmas ultrapasse o possível para a manutenção do distanciamento necessário, retomaremos a proposta de divisão em dois grupos utilizada em fevereiro/março e as quartas-feiras presenciais serão quinzenais. Se isso não ocorrer, serão quatro quartas-feiras com possibilidade de ida ao colégio, antes do encerramento do 1º semestre: 26/05, 02-09-16/06. Enviaremos comunicado até 24/05 aos inscritos, sobre o comparecimento ser semanal ou quinzenal. Se quinzenal, a organização dos grupos seguirá o que foi indicado pelos(as) alunos(as) no começo do ano.

Para que estudantes e famílias possam nos ajudar a cuidar de todos os aspectos necessários a um retorno seguro, comprometendo-se com os protocolos, segue aqui o documento atualizado. Pedimos que leiam com atenção, dada a importância que as orientações sejam cumpridas e possam ser vividas como formas necessárias de cuidado, não apenas como restrições.

Protocolos e cuidados necessários para o retorno às atividades presenciais com segurança

Atenciosamente.

Coordenação do Ensino Médio