Live: A questão indígena – massacre e resistência

09/08/2021

Car@s amig@s,

Na próxima quarta-feira, dia 11 de agosto, acontecerá mais uma live promovida pelo Instituto Equipe Cultura e Cidadania e o Colégio Equipe. No último encontro, ocorrido nesta semana, abordamos o tema da sustentabilidade com um olhar especial sobre a Amazônia. Caso não tenham assistido, o vídeo está disponível na página do Colégio Equipe no YouTube.

Para esse novo encontro, vamos debater outro tema de extrema relevância para a sociedade brasileira: a questão indígena. Desde que os portugueses vieram para o Brasil em 1500, a história do povo originário no Brasil é marcada pela escravização, exploração e sucessivos massacres. Ainda nos tempos atuais, o que se percebe não é uma ação de reparação por parte do Estado brasileiro, mas sim, de constante ameaça e de ausência de uma política baseada em direitos humanos. Pior, durante a pandemia, o que se viu foi o aumento da violência e da ocupação em terras indígenas.

Para debatermos o tema A questão indígena: massacre e resistência, vamos receber dois convidados muito especiais. São eles:

Ailton Krenak, ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas, organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Autor de Ideias para adiar o fim do mundo.

Luiz Bolognesi, escreveu com Davi Kopenawa Yanomami e dirigiu o filme A Última Floresta, 2021, que recebeu o prêmio do público de melhor filme no Festival de Berlim (Panorama) e de melhor filme do júri no Festival de Seul, Coreia (SEFF). Seu outro filme, o documentário Ex-pajé, no qual assina o roteiro e a direção, recebeu o prêmio especial do júri nos festivais de Berlim e Chicago, entre outros.

A mediação será feita pela orientadora educacional e pedagógica do Colégio Equipe, Mariana Doneux. A participação musical, sempre presente nas nossas lives, será do compositor, violonista e cantor Zé Renato. O músico começou sua carreira artística participando de festivais. Em 1979, formou, com Claudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos. O mais recente, lançado em fevereiro de 2021, Zé Renato em Orlando mavioso – Sobre as interpretações de Orlando Silva.

A live ocorrerá na quarta-feira, dia 11 de agosto. Desta vez, devido a questões técnicas envolvendo o sinal de internet de um dos nossos convidados, será às 14h30. Todavia, para aqueles que não conseguirem assistir ao vivo, o encontro estará disponível no canal do YouTube do Colégio Equipe a partir das 20h do mesmo dia. Para assistir, ao vivo ou posteriormente, acesse aqui.

Esperamos vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania