Live: Democracia e a Manipulação das Redes Sociais

18/06/2021

Car@s amig@s,

O Instituto Equipe Cultura e Cidadania, o Colégio Equipe e o Grêmio Pão de Milho convidam para a próxima live de reflexões sobre temas contemporâneos. Dessa vez escolhemos o tema Democracia e a Manipulação das Redes Sociais.

Não é exagero dizer que, ao menos desde as eleições presidenciais de 2018, as chamadas “redes sociais” se transformaram em instrumento de protagonismo político. A disseminação de posts, sem o regramento legal e fora dos controles formais do processo político, invadiu o cotidiano dos eleitores e difundiu mentiras difíceis de serem controladas e negadas, até pela dificuldade em localizar a origem e a identidade do emissor.

A utilização de robôs e sofisticadas estruturas de comunicação digital seguem disseminando mentiras e calúnias, confundindo a opinião pública e construindo um mundo paralelo, onde a verdade é sempre a primeira vítima. Não por acaso, nos últimos anos foi cunhado o termo pós-verdade, para designar algo que não pode ser comprovado ou que omite fatos objetivos. A incrível velocidade com que a mentira pode ser disseminada na rede caminha na direção oposta ao tempo necessário para confirmar a verdade. É nesse tempo, entre a publicação da mentira na rede social e o seu desmentido a partir de fatos objetivos, que se propaga a desinformação e se constrói quase que uma realidade paralela. Uma realidade que atende a interesses, que é política, produzida por atores, corporações e frações da sociedade.

Debater a utilização das redes sociais e em que medida o mau uso delas pode afetar a democracia brasileira é o principal objetivo do nosso encontro.

A live vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 23 de junho, às 20h. Nossos convidados serão:

Sérgio Amadeu da Silveira, professor associado da UFABC. Doutor em Ciência Política. Pesquisador-produtividade do CNPq nível 2. Foi membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. É membro do Conselho Científico da ABCiber, Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura.

Letícia Cesarino, professora e pesquisadora no Departamento de Antropologia e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Autora, entre outros artigos sobre o tema, de Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil.

Para a mediação do encontro convidamos o professor de História do Colégio Equipe, João Gabriel Priolli. Teremos ainda a presença dos alunos Joana Buades Leite de Barros e Ariel Gurfinkel Leone, representando o Grêmio Pão de Milho.

Como de costume, a música estará presente para abrir e encerrar nossos trabalhos. Desta vez contaremos com a presença da cantora, compositora e instrumentista Verônica Ferriani. Verônica já gravou e se apresentou ao lado de importantes nomes da música brasileira como Toquinho, Ivan Lins, Beth Carvalho, Yamandu Costa, entre outros. Seu álbum mais recente, Aquário, reitera a força da compositora, trazendo à Verônica os Prêmios Catavento e Grão.

Vale lembrar que o encontro será remoto e acontecerá na página do Youtube do Colégio Equipe; portanto, será aberto ao público. Fiquem à vontade para convidar amigos, amigas, familiares, vizinhos e pessoas que vocês entendam que tenham interesse pelo tema.

Para assistir, basta acessar este link.

Esperamos vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania
Colégio Equipe

Live: Democracia e a Manipulação das Redes Sociais

18/06/2021

Car@s amig@s,

Para assistir, basta acessar este link.

Esperamos vocês!

Instituto Equipe Cultura e Cidadania