Reagendamento Live

26/03/2021

Car@s amig@s,

A live que faríamos para celebrar a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica do Colégio Equipe com a Universidade Zumbi dos Palmares acabou não acontecendo nesta semana, devido a problemas com a agenda do reitor da Universidade, e foi reagendada para a próxima.

A Universidade Zumbi dos Palmares, fundada no início dos anos 2000, tem como missão a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da ética, da dignidade da pessoa humana e da diversidade étnico-racial. Trata-se da primeira faculdade idealizada por negros, tendo como foco a cultura, a história e os valores da negritude (90% dos alunos são negros autodeclarados). É a primeira instituição de Ensino Superior voltada para a inclusão do negro na América Latina.

O Termo que iremos celebrar é fruto do diálogo com o reitor da Universidade, Dr. José Vicente, iniciado graças à articulação promovida pela Comissão Antirracista dos/das Responsáveis por Alunos e Alunas do Colégio Equipe. Nesse diálogo, percebemos que as instituições partilham de uma visão de que a educação deve ter uma dimensão intencionalmente antirracista, comprometida com equidade racial nas dimensões do currículo, da gestão, da formação e das relações raciais que se desenvolvem no âmbito das práticas educacionais.

Conforme preconizado pelo documento, o objeto do Termo de Cooperação Técnica é o estabelecimento de parceria para o desenvolvimento de projetos que tenham como finalidade promover ações educacionais e culturais pautadas na diversidade étnico-racial e na perspectiva da construção e afirmação de uma prática formativa antirracista.

Na live serão apresentados mais elementos dessa parceria e, ainda, refletiremos sobre os desafios da educação antirracista. A nova data para o encontro é quarta-feira, dia 31/03, às 19h. A live terá a participação do diretor-geral do Colégio Equipe, Luis Marcio, do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente, e de Evie Santiago, representante da Comissão Antirracista do Colégio Equipe. A mediação do encontro será feita pelo professor de Educação Física do Colégio Equipe, Nelson Conegundes.

Para acompanhar o encontro, acessem: https://youtu.be/ItD-CWm6rU4

Esperamos vocês!